AtaNews Publicidade 728x90
02/05/2022 às 12h18min - Atualizada em 02/05/2022 às 12h18min

PEIXE-LEÃO: ESPÉCIE INVASORA VENENOSA APARECE NO LITORAL DO BRASIL E CAUSA PREOCUPAÇÃO

Um pescador foi hospitalizado após ter sido ferido pelos espinhos do animal

History
A presença de exemplares de peixe-leão no litoral brasileiro tem causado preocupação. Trata-se de uma espécie invasora e venenosa que pode causar riscos para a população. Recentemente, um pescador foi hospitalizado por sofrer convulsões após entrar em contato com um desses animais na na Praia de Bitupitá, no Ceará.

Espinhos venenosos 
Ao todo, já foram registrados cerca de 30 avistamentos de peixes-leão no Ceará, Piauí e Fernando de Noronha. Esses animais, que podem alcançar até 47cm de comprimento, possuem espinhos venenosos. Em humanos, o veneno pode causar dor extrema, náusea, vômito, febre, dificuldades respiratórias, convulsões, tontura, vermelhidão na área afetada, dor de cabeça, dormência, diarreia e sudorese. Em casos raros, o contato com os espinhos pode causar paralisia temporária dos membros, insuficiência cardíaca e até morte.  

Originários da região oceânica do Indo-Pacífico, acredita-se que os peixes-leão que chegaram ao Brasil tenham vindo do Caribe. Esses animais podem ter sido introduzidos no litoral atlântico das Américas após um furacão destruir um aquário na Flórida nos anos 1990. A chegada da espécie ao Brasil preocupa especialistas, pois pode afetar a biodiversidade local, a pesca artesanal, o turismo, além de oferecer riscos para a saúde pública. 

Os peixes-leão já haviam aparecido no litoral brasileiro anteriormente. Entre 2014 e 2015 foram registrados avistamentos no litoral do Rio de Janeiro após o vazamento de um aquário local. Em 2020, a espécie foi encontrada em altas profundidades por pescadores no Pará. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »