AtaNews Publicidade 728x90
17/04/2022 às 14h45min - Atualizada em 17/04/2022 às 14h45min

Qual é a diferença entre tonalizar e matizar os cabelos?

Beleza Extraordinária
Foto: Imagem Ilustrativa
Quem tem o cabelo loiro sabe que é necessário criar uma rotina de cuidados para garantir a saúde dos fios e a manutenção da cor. Com o passar do tempo, a tonalidade dos fios tende a ficar mais amarelada e alaranjada, o que faz com que o cabelo perca o tom e o brilho.

Além disso, uma dúvida pode passar pela cabeça das loiras, em qual momento eu devo matizar e em qual momento eu devo tonalizar os meus fios? Para saber disso, o blog Beleza Extraordinária separou algumas dicas que vão te ajudar nesse processo. Confira!

O que é tonalizar os fios?

O processo de tonalização dos fios é caracterizado pela mudança de cor do cabelo. A tonalização pode ser feita de duas maneiras, a permanente e a semi-permanente. A primeira é caracterizada pela abertura das cutículas dos fios, para fazer com que o pigmento da cor chegue até a fibra capilar. Este processo garante maior durabilidade para coloração, mas também é mais agressivo para os fios, o que faz com que precise montar uma rotina rígida de cuidados na pré e pós coloração para garantir que os fios não fiquem quebradiços ou com pontas duplas.

Já a coloração semi-permanente age na área externa da cutícula capilar, o que faz com que ela seja menos danosa para os fios, mas em contrapartida tende a durar menos. Para escolher a melhor forma de tonalizar os seus fios é preciso analisar a saúde do seu cabelo e sempre fazer o teste de mecha, além disso, a coloração permanente é indicada para grandes mudanças, enquanto a semi-permanente pode ser utilizada para dar um realce nas cores. Mas independente do processo, sempre crie um cronograma capilar para manter o seu cabelo nutrido e hidratado.

O que é matizar o cabelo?
O matizador pode ser entendido como um neutralizador de cor, esse produto é utilizado por pessoas que têm fios loiros para que sejam retiradas as imperfeições das cores que surgem com o passar do tempo. Ao pintar o cabelo de loiro é normal que com o passar do tempo a cor comece a desbotar e ficar com um aspecto amarelado e alaranjado.

Essa característica faz com que o cabelo perca o seu aspecto natural da cor, para esse momento é que entra o uso do matizador. O matizador age neutralizando a cor dos fios e fazendo com que ele volte para a cor de quando estava colorido. Mas entenda, o matizador não serve como clareador da coloração, ele apenas retira o aspecto alaranjado e amarelado que são neutralizados, e esse processo faz com que o cabelo fique com o aspecto natural de cor e brilho.


Qual as diferenças entre tonalizar e matizar os fios?
A diferença entre tonalizar e matizar os fios está nos resultados que cada técnica proporciona. A tonalização pode ser feita por todos os tipos de fio e diz respeito à mudança de cor que pode ser escolhida de acordo com o seu gosto, com a tonalização você clarear ou escurecer os seus fios da maneira que você preferir.

Agora a matização é o processo de neutralização da cor, feito geralmente em cabelos loiros, que faz com que os aspectos amarelados e alaranjados sejam retirados dos fios, fazendo com que a cor volte para o tom original de quanto tonalizado.

Para entender qual é o melhor para os seus fios é preciso saber quais resultados você pretende alcançar, se você tem um cabelo loiro escuro que está com aspecto alaranjado e quer fazer com que o tom original volte o correto é atizar, mas agora se você deseja mudar o tom do seu loiro a melhor opção é tonalização.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »