AtaNews Publicidade 728x90
30/03/2022 às 13h25min - Atualizada em 30/03/2022 às 13h25min

Mudar ou não de emprego? 6 coisas a considerar!

Descubra aqui quando compensa mudar ou não de emprego

Andreia Silveira, editora no site PlanoDeSaude.net.
Foto: Divulgação

Se você está empregado, mas apareceu uma proposta de trabalho boa em outra empresa, com certeza deve estar em dúvida sobre aceitá-la ou não. Descubra aqui quando compensa mudar ou não de emprego!

Quando o trabalhador está desempregado, receber um convite para determinada vaga de trabalho é uma excelente notícia. Mas, e quando ele já está bem empregado e a vaga também é boa? O que fazer, mudar ou não de emprego?

Sair de uma empresa em que você já está há um tempo, possui um salário e benefícios consideráveis, e exerce uma função que gosta, não é fácil. Na maioria dos casos, o profissional fica bastante confuso, mesmo considerando todos os prós e contras.

Afinal, não se trata apenas do salário e/ou benefícios, mas também na adaptação e recomeço, já que terá que começar do zero. Ou seja, mostrar a sua capacidade e também saber se vai ou não gostar do novo ambiente de trabalho.

Além disso, a preocupação em não passar na experiência e ficar na fila do desemprego se torna algo assustador. Então, o que fazer? Vale a pena correr o risco? Como ter certeza?

O que considerar antes de mudar de emprego?

Por mais que possa parecer algo raro, não é incomum um profissional, empregado, receber novas propostas de trabalho sem ter ido atrás. Ou seja, sem ao menos ter se candidato a determinada vaga em uma empresa.

Seja por meio de indicações ou mesmo antigas chefias que já conhecem o potencial do trabalhador, essa é uma realidade que pode tirar o sono. Isso porque não é fácil para um profissional, já estabelecido no mercado, ter que optar em dar esse passo
.
Afinal, o país sempre apresenta altos índices de desemprego. Mas, por outro lado, as movimentações no mercado sempre se mantêm ativas. Assim, os funcionários acabam recebendo novas propostas de trabalho e é aí que começa a indecisão.

Então, o que torna essa decisão mais fácil? Confira!

1. Compare o salário e benefícios

Embora o salário e benefícios sejam os que os trabalhadores mais consideram na hora de fazer parte do time de uma empresa, não são os únicos pontos. Porém, é importante analisar com cautela, pois têm grande peso na hora da decisão final.

Se a empresa está recrutando um profissional que não a procurou, então o mais comum é que ela ofereça um salário maior. Assim também mais benefícios, como PLR, plano de saúde empresarial e odontológico, 14º salário e outros. Conforme for, oferecer auxílios: moradia, estudos, transporte e alimentação.

2. Compare o perfil da empresa x perfil do funcionário

Considere o seu perfil e o da empresa em questão para saber se essa mudança vai se encaixar no seu estilo como profissional. Ou seja, se a empresa é dinâmica e foca na comunicação fluida, se você possui um perfil mais conservador pode não ser feliz no ambiente de trabalho.

3. Faça uma análise da empresa

Fazer uma rápida análise da nova empresa é essencial. Portanto, observe se ela está bem posicionada no segmento que atua, se oferece o crescimento que você busca, entre outros. Considere também a gestão e o ambiente físico, bem como se ela está em um bom momento no mercado.

4. Foque nas suas motivações

Considere uma rápida análise entre a empresa que você está e a que poderá estar. Analise a sua posição atual e quais são os seus objetivos, comparando com o que cada uma delas oferece. Não deixe de considerar o que te deixa motivado no atual ambiente e o que te atrai no outro. Veja as opções de crescimento em ambas as empresas.

5. Entenda se o que deseja é pedir demissão da empresa ou do seu líder

É bastante comum que as pessoas manifestem o desejo de mudar de empresa por conta da falta de compatibilidade com a gestão/chefes e não pela empresa em si.

Isso pode se tornar um arrependimento, já que a equipe de liderança da outra pode ser igual ou até pior aos seus olhos. Portanto, avalie o que vai encontrar na nova organização.

6. Atente-se ao cenário econômico e estabilidade organizacional

Essa dica vale tanto para a nova empresa quanto a atual. Veja como o segmento em que está, ou deseja estar, oscila, fazendo uma análise do cenário econômico.

Faça uma pesquisa sobre a estabilidade financeira de ambas organizações. Foque na oportunidade de desenvolvimento profissional também.

Esses são alguns pontos que vão te ajudar na decisão de mudar ou não de emprego. Após essas análises, você vai sentir o que deve fazer e tomará uma decisão mais acertada.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »