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29/03/2022 às 15h09min - Atualizada em 29/03/2022 às 15h09min

5 motivos para investir no mundo da estética

Não é segredo para ninguém a importância que o mercado de estética e cirurgias plásticas possui no Brasil e no mundo.

Assessoria de imprensa, Michelly Sicchieri
Nos últimos cinco anos houve um crescimento agressivo do número de intervenções estéticas e cirurgias plásticas e esta tendência não mostra sinais de arrefecimento, muito pelo contrário, a previsão é de que esse número só irá crescer.

História

Por isso, o investimento no mundo da estética se torna uma das principais opções para quem quer diversificar sua carteira de investimentos e garantir uma base constante de ganhos. Seguem os principais motivos para investir nessa área.

Surgimento

Os tratamentos estéticos e similares, mais do que uma questão estética, surgiram na antiguidade também por uma necessidade de trazer normalidade a vida de pessoas que sofriam com deformidades naturais ou decorrentes de ferimentos.

Os textos antigos demonstram que já na Índia havia um histórico de procedimentos estéticos sendo realizados, mas foi a partir do Renascimento em que essa modalidade cresceu em popularidade e estudos.

Eram muito comuns também a venda de tônicos, cremes e outras fórmulas mirabolantes.
Uma das atividades consideradas mais comuns eram os banhos com leite e mel para clareamento e amaciamento da pele ou aplicação de venenos na pupila para dilatação, considerado um padrão de beleza na época.

Muitas dessas atividades não possuíam efeito ou até apresentavam riscos à saúde dos usuários, ao contrário das práticas e produtos hoje que são muito mais seguros, como uma criolipolise no culote.

No exterior

Até a Primeira Guerra Mundial a cirurgia era vista como última alternativa e não um meio de tratamento, mas o grande número de soldados feridos que voltaram para sua casa, fez esse procedimento evoluir até a chamada cirurgia plástica moderna.

O Sir. Harold Gilles é considerado um pioneiro, pois a ele se deve a descoberta da utilização de tecidos de outras partes do corpo para fechamento de feridas e aparência mais saudável e normal.

Técnica essa, que é aplicada até hoje para tratamentos de queimadura e reconstruções.

No Brasil

No Brasil, encontram-se referências na literatura do século 19 com a chegada da família real portuguesa e o estabelecimento de escolas de medicina no Rio de Janeiro e na Bahia.

Já em 1915 houve a apresentação de uma tese a comunidade acadêmica denominada cirurgia estética na qual o médico José Rebello Neto apresentava uma série de princípios básicos.

Não é possível desconsiderar também os cremes e loções como tratamentos desenvolvidos com base nas plantas medicinais presentes no território nacional.

Afinal, com a imensa flora disponível, os tratamentos caseiros evoluíram das residências para os mercados nacionais e internacionais.

A intervenção estética cirúrgica

Ultrapassando países como Estados Unidos, México, Rússia e Índia, somente na área de intervenções estéticas cirurgias, o Brasil é considerado o país número um em quantidade de intervenções estéticas ao ano.

Isto sem considerar métodos como a harmonização facial feminina. São 1 milhão e meio de operações realizadas, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética e com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 Entre as cirurgias plásticas mais realizadas No Brasil temos:
  • Lipoaspiração (remoção de gordura localizada por meio de aparelho de sucção);
  • Implante de silicone;
  • Abdominoplastia (aspiração ou inserção de gordura na região do abdômen);
  • Blefaroplastia (redução de pele sobressalente ou enrugada na região dos olhos);
  • Gluteoplastia (aspiração ou inserção de gordura na região dos glúteos).
 Entre as intervenções não cirúrgicas mais realizadas no Brasil temos:
  • Aplicação de toxina botulínica;
  • Aplicação de ácido hialurônico;
  • Peeling químico;
  • Técnicas de rejuvenescimento;
  • Aplicação de hidroxiapatita de cálcio.
Nesta listagem não estão consideradas outros procedimentos mais simples na área de estética que são realizados também em salões e clínicas e que ligadas a melhora da imagem atual e não somente no futuro como prótese de cabelo.

É curioso notar que a preferência nacional é por intervenções cirúrgicas mais na região corporal, sendo quatro em cada cinco cirurgias.

Por isso, temos um número elevado de cirurgiões plásticos, sendo mais de 6 mil, perdendo apenas para os Estados Unidos que possuem um total de quase 7 mil.

Para as outras atividades estéticas, o campeão é a região do rosto, pele e cabelos, como design de sobrancelha masculina.

Além das diferenças culturais, por exemplo, a preferência de intervenções não cirúrgicas na região do rosto.
Situação diferente de outros países como o Japão, cujo rosto é inversamente proporcional, temos também a preferência de acordo com os gêneros.

Para as mulheres as operações mais realizadas são implante de prótese mamária e lipoaspiração, já para os homens temos a ginecomastia (redução das mamas) que a blefaroplastia (retirada de pele na região das pálpebras).

A estética

Além das intervenções cirúrgicas que crescem no Brasil outra área é a de tratamentos estéticos em sua maioria não invasivos e atividades relacionadas como clinica nutrição terapeutica e especialidades.

A necessidade de uma aparência agradável e adequada à noção cultural de beleza física sempre existiu, mas nos últimos anos houve um crescimento agressivo na área de tratamentos que pode ser contabilizado ao crescimento e uso contínuo de redes sociais.

Motivo 1: A popularidade

A popularidade de tratamentos estéticos ultrapassa e muito a de outros setores e serviços. A internet impulsionou essa fama em várias frentes, com a criação de blogs, sites, perfis e vídeos.

Antes somente as marcas famosas chegavam ao público em geral, mas as redes sociais possibilitaram a propagação e expansão de novas marcas que antes somente chegavam a algumas regiões ou a comunidades segmentadas.

Empresas que focam em produções pequenas e de qualidade ou utilizam somente produtos nacionais disputam passo a passo espaço com marcas famosas e importadas. Não importa o nicho, há um produto para ele.

Motivo 2: Retorno de investimentos

Uma das razões que fazem que o investimento na área estética seja muito atrativo é a certeza de retorno do capital aplicado.

Conforme explicado anteriormente, devido a popularidade, todos os segmentos movimentam bilhões todos os meses, sendo clínicas grandes ou pequenas, centro de estética, salões e outros.

A busca por tratamentos irá acontecer em grandes centros urbanos como em cidades pequenas, por isso, o lucro é garantido.

Outro ponto que maximiza os resultados é o aparecimento de novas tecnologias, seguida do barateamento de produtos e insumos e crescimento de máquinas especializadas.

Motivo 3: Não é afetado por sazonalidades

Não há que se falar em melhores épocas do ano para o mercado de estética e diferentemente de outros tipos de produtos ou serviços, não existe sazonalidade e sim constância na utilização e portanto, na procura.

Apesar de haver preferências para realizar certos procedimentos, não há proibição ou interferência.

Cuidados com cabelo, unhas, pele, massagens e exercícios físicos que também são parte no mundo da estética.

A facilidade de aquisição de remédios e cremes pode ser verificada na gôndola de uma farmácia ou supermercado em todos os lugares.

Além de maquiagem, é possível verificar uma série de opções para suplementos alimentares, cremes faciais e corporais, óleos ácidos que todos os tipos possíveis dê opções para rosto e corpo como o colágeno hidrolisado em pó.

Motivo 4: Diversidade

Mais do que limitada a uma opção, o mercado de estética é formado por diversos segmentos como beleza, bem-estar e saúde, tanto física quanto mental.

Todas as vertentes possuem separação e indicação dos tratamentos e atividades de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Estes três segmentos estão ligados intrinsecamente à autoimagem, por isso, temos o aparecimento de mais profissões ligadas a essa área, como coach feminino.

Um dos ramos que mais cresce é o de tratamentos voltados para população idosa. Com o envelhecimento da população adulta devido a melhora na qualidade de vida em poucos anos teremos uma imensa população acima de 65 anos.

Haverá uma necessidade constante de clínicas voltadas especificamente para as particularidades desse grupo.

Atividades essas, pouco invasivas ou que ajudem a aliviar o desconforto de doenças ou situações diretamente ligadas ao envelhecimento corporal serão extremamente importantes, como aula de pilates para coluna.

Motivo 5: Engajamento

Sendo uma área democrática e ilustre, a possibilidade de associação a assuntos diversos é excelente.

É comum vermos postagens relacionadas a todos os tipo de assunto relacionado a área da estética nas mais diversas fases, desde de insumo, mão de obra, especialistas e pós atendimento.

Dos assuntos mais atuais temos:
  • Marcas ambientalmente responsáveis;
  • Incentivo à indústria nacional;
  • Incentivo a mão de obra de comunidades que produzem os insumos;
  • Investimento nas comunidades onde as empresas estão inseridas;
  • Descobertas de novas plantas e princípios ativos;
  • Utilização de tratamentos estéticos para reconstrução da autoestima.
Todos os temas citados são exemplos do engajamento que é possível gerar, deixando claro que a lista não é exaustiva, ou seja, o potencial é ilimitado.

Considerações finais

Sendo assim, tendo em vista tudo que aqui foi abordado, pode se dizer que a partir de todos os motivos para investir na área de estética, fica claro as possibilidades infinitas de lucro e diversificação de segmentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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