AtaNews Publicidade 728x90
28/03/2022 às 15h44min - Atualizada em 28/03/2022 às 15h44min

Cidadãos já podem consultar contratos de empréstimo, emitir certificado da pessoa com deficiência e acessar cursos virtuais pelo Meu INSS

Novidades estão disponíveis no aplicativo para celular e em meu.inss.gov.br

Governo do Brasil
Para consultar, basta acessar o Meu INSS, pelo aplicativo para celular ou em meu.inss.gov.br - Foto: INSS
A Central de Serviços Meu INSS tem três novidades para os cidadãos: consulta de contratos de empréstimo, emissão de certificado da pessoa com deficiência e botão que direciona para ambiente virtual de cursos a distância.

Os beneficiários que possuem contratos de empréstimo ativos ou suspensos com os bancos C6, BMG, PAN e Agibank iniciados a partir de 1° de outubro de 2021, podem consultar a cópia do contrato pelo Meu INSS até o momento. Também é possível ver os dados de identificação coletados no momento da contratação do empréstimo.

Em breve, a opção estará disponível para outros bancos e instituições financeiras e também para os contratos inativos.

Para consultar, basta acessar o Meu INSS, pelo aplicativo para celular ou no site, clicar em extrato de empréstimo e selecionar o empréstimo que deseja consultar.

Certificado da pessoa com deficiência
O certificado está disponível na Central de Serviços, inicialmente, para cidadãos que recebem o benefício assistencial à pessoa com deficiência e a aposentadoria da pessoa com deficiência (Lei Complementar nº 142/2013).

O novo documento faz parte das diversas ações do Governo Federal para facilitar a vida das pessoas com deficiência e tem como objetivo certificar a condição de deficiência dos titulares desses benefícios.

É possível acessar o certificado pela internet, no Menu Serviços, em Extratos/Certidões/Declarações - Certificado da Pessoa com Deficiência e clicar em “Baixar PDF”, ou pelo aplicativo Meu INSS, no menu lateral, e seguir o mesmo caminho.

Escola Virtual do Programa de Educação Previdenciária
Mais uma novidade é o link para a Escola Virtual do Programa de Educação Previdenciária, ambiente virtual de cursos a distância.

Na escola, o cidadão pode acessar cursos sobre os benefícios e serviços da Previdência, vídeos, podcasts, glossário previdenciário, assistir palestras on-line, saber quais são as entidades parceiras e ver o cronograma das ações locais do Programa de Educação Previdenciária.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »