AtaNews Publicidade 728x90
27/03/2022 às 15h11min - Atualizada em 27/03/2022 às 15h11min

3 coisas que podem acontecer com a sua pele ao esfregar o rosto na hora de limpar: confira os problemas que o atrito pode causar

Beleza extraordinária
Foto: Divulgação
Na hora de remover a maquiagem, você esfrega o lenço demaquilante ou o algodão sobre o rosto? E na hora de secar? Você fricciona a toalha sobre a pele? Se você costuma ter esse hábito, saiba que ele pode trazer vários problemas de sensibilidade, marcas e também de envelhecimento precoce para a pele. Para quem quer ter a pele sempre bonita e com uma aparência saudável, o recomendado é sempre ser gentil com o rosto. Confira 3 coisas que podem acontecer ao esfregar a pele com frequência. 

1. Vermelhidão e inflamações como acne
Se a sua pele é oleosa ou mista e você tem tendência à acne, esfregar o rosto pode piorar a situação de uma espinha já existente ou ainda causar outras novas. Isso acontece porque um cravo, ao ser friccionado, pode virar uma inflamação maior, ou seja, a acne. Além disso, as espinhas que já estiverem no rosto podem ficar ainda mais vermelhas e inflamadas, além de demorarem mais tempo para cicatrizarem.  

2. Pode causar mais sensibilidade e irritação
A pele do rosto já é naturalmente sensível, e ao esfregar, ela pode ficar ainda mais. O lenço demaquilante ou a toalha de rosto podem até serem finos e suaves, mas devem ser aplicados com leveza. Isso porque com a fricção, a barreira protetora da pele pode ficar comprometida, expondo a derme a alergias e a outras substâncias que você usa, como produtos de beleza e maquiagem. Além disso, uma pele sensibilizada, quando exposta ao sol, pode causar manchas e oleosidade excessiva. Por isso, nada de fazer movimentos de "vai e vem": o certo é usar o item com movimentos circulares e suaves sobre a pele. 

3. Pode causar linhas de expressão
Esfregar o rosto também pode causar linhas de expressão, que podem se transformar em rugas mais intensas ao longo do tempo. Elas se formam através da repetição de movimentos faciais e por causa da baixa elasticidade da pele, que pode diminuir ainda mais devido à fricção. As linhas de expressão costumam aparecer ao redor dos olhos, que são os chamados "pés-de-galinha", na testa, entre as sobrancelhas e ainda ao redor da boca, formando o "bigode chinês".

Confira as dicas para evitar esses problemas na pele
A gente sabe que com a vida corrida, fica muito mais difícil cuidar da pele com calma, mas o hábito de esfregar o rosto pode ser amenizado de formas simples. Por exemplo, quando for remover a maquiagem, passe o algodão ou o lenço demaquilante em apenas uma direção ou em movimentos circulares, ao invés de "vai e vem". Uma outra dica é não pressionar o acessório sobre o rosto, mas sim posicioná-lo por alguns segundos e deixar que a maquiagem "derreta", facilitando a remoção. Já na hora de limpar o rosto, tente passar o sabonete com a ponta dos dedos e na hora que for secar, dê batidinhas com a toalha para tirar a umidade.  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »