AtaNews Publicidade 728x90
15/05/2018 às 14h21min - Atualizada em 15/05/2018 às 14h21min

Academia Rio-pretense de Letras e Cultura promove lançamento de obra póstuma do professor Alfredo Coelho

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Academia Rio-pretense de Letras e Cultura (ARLEC), a Vitrine Literária Editora e o Riopreto Shopping Center promovem no próximo dia 19 de maio, sábado, o lançamento da segunda edição, revista e ampliada, do livro O Simbolismo Animal na Obra do Padre Manuel Bernardes, do professor Alfredo Leme Coelho de Carvalho. De 10 horas ao meio dia, no Espaço Cultural do Riopreto Shopping Center. O custo do livro é de R$ 40,00 (quarenta reais).

O professor Coelho, como o autor era mais conhecido, faleceu há um ano, quando os originais desta nova edição já estavam revisados. Esta publicação póstuma é uma homenagem, prestada por sua companheira Vera Lúcia Cafalli, aos 86 anos que o professor Coelho completaria em 19 de maio.

O Padre Manuel Bernardes foi contemporâneo do Padre Vieira. Apesar de ser menos conhecido pelo grande público, Bernardes é considerado também um excelente escritor, autor de 15 obras, onde se incluem sermões e tratados. Escritas há mais de 300 anos, estas obras exerceram uma atração irresistível sobre o espírito pesquisador do professor Alfredo Leme Coelho de Carvalho. Ele analisou em detalhes a forma como Bernardes usou diferentes animais para expor e reforçar suas ideias. Em seguida, o professor ampliou sua busca, transcrevendo de outros autores palavras que complementavam suas exposições. Esta pesquisa rendeu, em 1995, a primeira edição de "O Simbolismo Animal na Obra do Padre Manuel Bernardes", com o estudo de dez deles. Vinte e dois anos, surge esta nova edição, revista e ampliada, com o estudo de 31 animais.

Sobre o autor
 
O professor e escritor Alfredo Leme Coelho de Carvalho nasceu em São José do Rio Preto no dia 19 de maio de 1932, e faleceu na mesma cidade, em 6 maio de 2017. Formou-se em Letras anglo-germânicas na faculdade Nacional de filosofia da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, em 1955 e em Direito, na Fadir, atual UNIRP, de São José do Rio Preto, em 1981. Cursou pós-graduação na Universidade de Iowa, Estados Unidos, concluindo o mestrado em 1968 e o doutorado em Letras, no Brasil, pela UNESP, em 1986. Portador do Certificade of Proficiency in English pela University of Michigan, Estados Unidos, proferiu palestras em diversas universidades nos Estados Unidos e Brasil. Além de dedicar a sua carreira de docência à UNESP, foi diretor do IBILCE/UNESP, de 1983 a 1986, e presidente da associação Brasileira de Professores Universitários de Literatura americana, Língua e Literatura Inglesa de 1971 a 1973. Colaborou ainda, como professor, na Universidade federal da Paraíba, de 1986 a 1989, e na Universidade federal de Alagoas, de 1990 a 1991. Foi membro da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura desde fevereiro de 2009, ocupando a cadeira de número 2. Autor de importantes ensaios e artigos publicados em revistas acadêmicas, publicou também livros nas áreas de Língua Portuguesa, Inglesa, Teoria e de Literatura, que são apontados como referências pela especializada e constam em acervos de bibliotecas de mais de 20 países. Entre eles, destacam-se o Dicionário de Regência Nominal Portuguesa (2007), O Narrador Infiel e Outros Estudos de teoria e Crítica Literária (2006), Interpretação da Poética de Aristóteles (1998), Foco Narrativo e Fluxo de Consciência - questões de teoria literária (1981), e o Dicionário de Regência Nominal Inglesa (1978).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »