AtaNews Publicidade 728x90
15/03/2022 às 12h36min - Atualizada em 15/03/2022 às 12h36min

Mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti da Secretaria de Saúde visita mais três bairros

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti realizado pela Secretaria Municipal de Saúde Birigui segue visitando os 13 bairros que registraram aumento nos casos de dengue este ano.

Nesta terça-feira (15), os agentes comunitários de saúde e de combate as endemias realizam busca ativa no São Brás e Residencial Aurora. Até o fim desta semana as visitas vão evoluir para os bairros Cohab 3 e Monte Líbano 2.

A ação teve início na semana passada com o objetivo de retirar dos imóveis possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, além de reforçar a orientação aos moradores sobre as medidas diárias para evitar a proliferação do inseto.

A equipe já esteve nos bairros Cidade Jardim, Ivone Alves Palma, Jandaia 3 e Thereza Maria Barbieri. Durante o trabalho não são recolhidos móveis velhos, sucatas e entulhos. As visitas estão sendo feitas por mais de 30 agentes, além de cinco supervisores.

Os agentes estão devidamente uniformizados e identificados com crachás e bolsas, seguindo todos os protocolos sanitários contra a covid-19. É muito importante que os munícipes usem máscara para receber os agentes e colaborem com a ação, permitindo a entrada dos profissionais para as vistorias.

PREVENÇÃO

A secretária de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino, afirmou que o mutirão visa controlar e até diminuir os casos suspeitos e positivos de dengue nas regiões visitadas. “Estamos intensificando as ações casa a casa realizadas diariamente pelos agentes para evitar uma epidemia da doença”, completou.

Para a chefe de Divisão de Vigilância e Controle de Vetores, Aline Lobato, a população tem papel fundamental no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Solicitamos a colaboração de toda a população para evitar água parada em ralos, materiais inservíveis, e ainda lavar com bucha e sabão os bebedouros dos animais e preencher os vasos de plantas com areia grossa”, orientou.

CASOS

Conforme a Secretaria de Saúde, a cidade registra neste ano 385 casos positivos de dengue, sem óbitos. Outros 257 casos estão em investigação. Não foram confirmados casos de zika vírus, chikungunya e febre amarela. Em 2021, o município teve 631 casos de dengue e uma morte provocada pela doença.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »