AtaNews Publicidade 728x90
02/03/2022 às 08h19min - Atualizada em 02/03/2022 às 08h19min

Dicas para se organizar financeiramente

Organizar-se financeiramente é muito importante para alcançar objetivos e metas, como comprar um imóvel, trocar de carro, viajar, se casar, aumentar a família, e assim por diante. Mas, você já avaliou como é a sua relação com o dinheiro?

Assessoria de imprensa, Michelly Nakazone

É crucial responder a essa pergunta para fazer uma averiguação sincera das finanças e das perspectivas para o futuro. A partir disso, é possível começar a entender a importância de saber se planejar financeiramente e o impacto que isso pode gerar.

Uma vida financeira saudável tem como base dois hábitos essenciais, que são o planejamento e a organização das finanças. São práticas simples, mas que trazem uma visão aprimorada sobre a maneira como uma pessoa gasta seu próprio dinheiro.

A organização financeira também ajuda a identificar atitudes que prejudicam as finanças e que podem tirar dos trilhos as contas da casa. Assumir o controle do próprio dinheiro é fundamental para dominá-lo e fazer com que ele trabalhe para você.

A maioria das pessoas trabalha para o dinheiro porque não sabem lidar com ele, e se você quer reverter essa situação, leia este artigo.

Vamos explicar a importância de se organizar financeiramente e dar algumas dicas para fazer isso. Confira!

A importância de se organizar financeiramente

Antes de explicar a importância de ser uma pessoa financeiramente disposta, é necessário compreender o conceito de planejamento e organização financeira.

O planejamento diz respeito a ações que ajudam as pessoas a projetarem melhor sua situação futura, bem como estabelecer maneiras de alcançar seus objetivos e honrar seus compromissos.

Quando se tratam das finanças, o planejamento estimula o volume de receitas, reduz as despesas e classifica tudo dentro de categorias de gastos.

Ele abrange tudo o que uma pessoa ganha e gasta, como o salário, pagamento de cursos online, dentre outros. Em outras palavras, é uma maneira de compreender de que maneira o indivíduo utiliza seu próprio dinheiro.

Ao obter informações com essa ferramenta, fica mais fácil organizar tudo o que faz parte do orçamento, saber quais foram os excessos de consumo, tipos de comportamento que podem comprometer as finanças e a natureza dos gastos.

A pessoa cria consciência acerca de seu relacionamento com o dinheiro, identificando falhas e estabelecendo maneiras para corrigi-las. Consequentemente, torna-se mais simples direcionar as finanças e estabelecer metas e objetivos alcançáveis.

Com base nessa definição, fica mais fácil entender que a combinação entre planejamento e organização financeira é essencial para acompanhar de maneira clara como as receitas e despesas são movimentadas.

Você descobre para onde o seu dinheiro está indo e consegue analisar se o seu comportamento em relação a ele está correto.

Todos devem se perguntar se o estilo de vida que leva é condizente com sua realidade financeira e com os objetivos de vida.

Seja honesto ao responder essa pergunta porque ela pode te ajudar a melhorar muito a sua relação com o dinheiro. Com isso, você sempre terá o valor que precisa para pagar as despesas fixas, como:

  • Aluguel;

  • Água;

  • Luz;

  • Internet;

  • Alimentação.

Algumas pessoas têm mais dificuldades, por isso procuram uma boa consultoria financeira, o que é uma excelente alternativa. 

De qualquer forma, a organização é importante para garantir o pagamento das despesas fixas, sem abrir mão do lazer e podendo guardar uma quantia todo mês.

Só que muitos brasileiros lidam com o dinheiro de maneira limitada, pensando apenas no curto prazo. Na verdade, a renda precisa ser suficiente para pagar as contas do mês e evitar atrasos.

Contudo, os imprevistos podem acontecer mesmo com quem costuma pagar as contas em dia, são situações inesperadas que provocam endividamento, principalmente porque a maioria costuma recorrer ao cartão de crédito nesses casos.

A reserva de emergência é a salvação, mas quem não costuma se precaver desse modo, sempre tem uma conta atrasada para pagar.

Isso gera insegurança financeira e muitos problemas começam a surgir por conta disso, afetando o sono, a capacidade de se concentrar, além de provocar ansiedade e até mesmo atrapalhar o relacionamento em família.

Quem trabalha em uma empresa de consultoria contábil sabe da importância de poupar, e este hábito deve ser ensinado desde a infância. As pessoas não devem pensar apenas no agora, mas também no futuro, principalmente na aposentadoria.

Saber se organizar é uma maneira de entender como estão suas finanças, melhorar a gestão dos recursos e tomar decisões compatíveis com seus objetivos de vida. Nesse cenário, é preciso saber de que forma fazer isso.

Fazendo a organização financeira

Não ter controle sobre as finanças é o principal caminho para acumular dívidas, por isso, não espere mais nenhum minuto para tomar as rédeas da situação. As principais dicas para fazer isso são:

1 - Registrar receitas e despesas

A primeira coisa a ser feita é registrar todas as despesas e receitas do seu orçamento, anotando absolutamente tudo o que você gasta no mês, na semana e no dia a dia.

As companhias fazem esse tipo de anotação desde o momento da abertura de empresas, pois sabem da importância desse recurso para se manterem ativas no mercado.

Para uma pessoa, é a melhor forma de saber o quanto recebe e o quanto gasta e analisar o que pode cortar no seu orçamento.

É necessário incluir as despesas futuras, como no caso de compras parceladas e aquelas que aparecem ao longo do ano, como IPVA, IPTU, material escolar e despesas médicas.

Quem tem alguma dificuldade com essa tarefa pode usar aplicativos para organizar as finanças, e existe uma grande variedade de ferramentas desse tipo, desde as mais simples até as mais complexas.

2 - Definir objetivos e prioridades

É necessário ter um objetivo em mente para saber o que é necessário ser feito daqui para frente. Por exemplo, fazer uma viagem internacional depende de alguns fatores, como tempo para viajar e dinheiro.

Depois que você definir seu objetivo, que também pode ser comprar um carro, um imóvel ou então um projeto de reforma residencial, defina as metas que precisa alcançar para chegar até ele.

Ter um objetivo é essencial porque ele cria senso de prioridade e você passa a evitar gastos que possam comprometê-lo.

Estabelecer metas também é crucial, depois elas traçam todo o caminho que será percorrido até o objetivo. Não se esqueça do prazo, posto que sem ele, a tendência é postergar o alcance do seu sonho.

3 - Ter autocontrole ao sair

Para tirar os planos do papel, é necessário ter disciplina e controle sobre si mesmo. Siga à risca as ações, metas e tudo o que você precisa fazer para alcançar seus objetivos.

Quando estiver passeando no shopping, evite ações impulsivas, como comprar aquele sapato que está em liquidação. Para não cair em tentação, saia de casa apenas com uma quantidade exata de dinheiro e esqueça o cartão de crédito.

Assim, se uma pessoa pretende fazer pigmentação capilar na melhor clínica de sua cidade, vai conseguir guardar toda a quantia necessária para pagar à vista.

4 - Não comprar por impulso

As compras por impulso são as maiores inimigas da organização financeira, mesmo aqueles itens que você compra à vista. Gastos que não passam por uma avaliação criteriosa podem prejudicar a gestão financeira, e, consequentemente, seus objetivos.

Antes de comprar, pare e pense se realmente é necessário, e não confunda as emergências com as compras impulsivas. Por exemplo, adquirir um medicamento é uma necessidade e não um luxo.

Depois que você começa a calcular o quanto vem gastando com itens supérfluos, com certeza vai se surpreender com a economia que teria feito.

Esse exercício ajuda a mudar comportamentos em relação ao dinheiro, que evitam o endividamento e ajudam a usar o crédito de maneira responsável.

5 - Pagar contas pendentes

Não importa se o seu objetivo é investir em tratamentos para impotência, pintar a casa ou fazer uma linda festa de casamento. Antes de comprar qualquer coisa ou de começar a poupar, é fundamental pagar as dívidas.

Sua vida precisa estar em ordem para que seu salário pare de ser engolido pelos juros. Faça uma lista com todas as dívidas acumuladas e identifique a mais cara. Priorize-a e tente pagar à vista, pois assim os juros serão menores.

Caso não seja possível, procure os credores para parcelar o débito e apresente uma proposta compatível com suas possibilidades. Enquanto estiver pagando as contas atrasadas, não faça mais nenhum tipo de dívida.

6 - Guardar dinheiro

Por fim, mas não menos importante, comece a guardar dinheiro. Se você ganhar, por exemplo, 2 mil reais por mês, tente guardar pelo menos 200 reais.

Quanto mais você poupar, mais dinheiro terá para fazer aquela viagem e se hospedar nas melhores estadias em campos do jordão, entre outros objetivos.

Conclusão

Lidar bem com o dinheiro é a melhor maneira de alcançar seus objetivos e melhorar a sua vida. Ele é a base para a realização de seus planos e projetos, por isso deve ser seu aliado, e não seu inimigo.

Neste artigo, você aprendeu algumas dicas importantes para organizar suas finanças e assim poderá aproveitar todos os benefícios que essa organização oferece.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »