AtaNews Publicidade 728x90
28/02/2022 às 17h45min - Atualizada em 28/02/2022 às 17h45min

Um bolo de laranja e pomelo que é mais do que um espetáculo visual

A Receitaria
Gosta de uma doce tentação com frutas? Nesta receita, o sabor doce da laranja e o aroma amargo do pomelo (grapefruit) criam uma combinação realmente deliciosa.

Porções: 4-6
Tempo total: 85 min
Grau de dificuldade: alto

Ingredientes:

Para a laranja e pomelo cristalizados:


1 laranja;
1 pomelo (grapefruit);
160 ml de água;
110 g de açúcar;
Corante alimentar (opcional).

Para a massa:

6 claras;
240 g de açúcar;
120 ml de leite;
110 ml de óleo;
200 g de farinha de trigo;
1 colher de chá de essência de baunilha.

Para o creme:

2 gemas;
50 g de açúcar;
90 ml de leite;
170 ml de suco de laranja;
10 g de amido de milho;
15 g de manteiga sem sal;
290 g de cream cheese em temperatura ambiente;
5 g de gelatina em pó;
25 ml de água.

Para a gelatina de pomelo:

1 pomelo cortado e cubos;
50 ml de suco de pomelo;
15 g de açúcar;
4 g de gelatina em pó;
15 ml de água

Mais:

Cobertura espelhada rosa;
100 g de crema de leite bate chantilly branco e 100 g de crema de leite bate chantilly laranja;
Colorante laranja;
Tabuleiro: 34 x 25 cm;
Tapete de silicone para forno;
Forma redonda; Diâmetro: 13 cm;
Forma redonda; Diâmetro: 18 cm.

Passo a passo:

1. Corte a laranja e o pomelo em fatias de 3 mm de espessura. Ferva a água com o açúcar e depois divida entre duas panelas. Coloque as fatias de laranja em uma e as de pomelo na outra. Deixe-as em infusão por cerca de 3 horas. Tinja o líquido com corante a gosto.

2. Corte as fatias de pomelo cristalizadas ao meio e disponha-as, juntamente com as fatias de laranja inteiras, em três fileiras na parte superior do tabuleiro forrado com um tapete de silicone. 

3. Em seguida, prepare a massa. Bata o açúcar com as claras e adicione o restante dos ingredientes para obter uma textura cremosa. Despeje a mistura em um saco de confeitar e esprema a massa entre as frutas. Asse por 25 minutos a 170 °C e depois deixe esfriar.

4. Desenforme a massa sobre uma tábua e retire o tapete de silicone.

5. Corte a área da massa com as frutas em duas tiras com cerca de 6-7 cm de largura cada. Corte dois semicírculos de 6 cm de raio na parte inferior da massa, onde não há fruta. Tenha em mente que os semicírculos unidos devem caber no fundo do molde.

6. Em seguida, unte levemente a forma e forre a parede interna com as tiras de bolo, com as frutas viradas para fora. Insira os dois semicírculos cortados como base e junte-os para formar um círculo.

7. Prepare o creme de laranja para o recheio. Misture as duas gemas e 30 g de açúcar em uma panela e adicione o leite, 110 ml de suco de laranja e amido de milho. Leve tudo ao fogo médio. Assim que a mistura engrossar, adicione a manteiga mexendo sempre. Quando tudo esfriar um pouco, misture o cream cheese com o restante do açúcar e o suco de laranja. Enquanto isso, dissolva a gelatina na água e aqueça-a no micro-ondas. Por fim, adicione a gelatina ao creme de laranja, passe para um saco de confeitar e distribua metade na forma.

8. Para fazer a gelatina de pomelo, dissolva-a em água e aqueça-a no micro-ondas. Misture com o suco de pomelo e o açúcar e aqueça lentamente. Por último, adicione os pedaços da fruta e despeje a gelatina ainda líquida em uma pequena forma desmontável. Em seguida, resfrie a mistura por pelo menos três horas.

9. Quando a gelatina esfriar, retire-a com cuidado da forma e coloque o pedaço inteiro sobre o creme de laranja.

10. Recheie o bolo com o creme restante e deixe esfriar por mais 4 horas.

11. Quando o bolo esfriar o suficiente, despeje uma fina camada da cobertura espelhada e leve o bolo novamente à geladeira.

12. Por fim, alterne gotas grandes de creme branco e laranja como decoração. Está pronto o suculento bolo de laranja e pomelo.


Este bolo de frutas vai deixar você muito feliz, tanto pelo sabor quanto pelo visual. Experimente agora mesmo!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »