AtaNews Publicidade 728x90
23/02/2022 às 11h52min - Atualizada em 23/02/2022 às 11h52min

Prouni 2022 inicia inscrições com mudança de regra e número maior de vagas

Poderão ser usadas notas de edições anteriores do Enem; confira requisitos para participar

Agência Educa Mais Brasil
Foto: Imagem Ilustrativa
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) inicia nesta terça-feira, 22, as inscrições para matrículas referentes ao primeiro semestre de 2022. Além de ser o processo seletivo com maior número de vagas (273.001), as diretrizes do programa foram alteradas e participantes de edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se candidatar. As inscrições estarão disponíveis até a próxima sexta-feira, 25, no site https://prounialuno.mec.gov.br/.

Desde 2004, o Prouni possibilita, dependendo da renda dos candidatos, a entrada no ensino superior em faculdades particulares por meio de bolsas de estudo integrais, que cobrem 100% o valor das mensalidades, e parciais – que pagam até 50%. A classificação dos estudantes é feita com base no desempenho no Enem.

Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto modificando as diretrizes do programa. Pela primeira vez, a pré-seleção dos inscritos vai considerar as duas últimas edições do Enem – 2020 e 2021 – para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica. Até então, a regra em vigor era de que apenas a nota da última edição do exame, aquela imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni, poderia ser utilizada pelos candidatos para entrar no programa.

Neste ano, o processo seletivo tem recorde de oportunidades. Serão 273.001 vagas para os candidatos, sendo 181.036 para bolsas integrais e 91.965 parciais. Ao todo estão sendo matrículas em 19.584 cursos de graduação, oferecidos 1.085 instituições participantes. 

Quem pode participar do Prouni?
Para concorrer às bolsas integrais do Prouni o candidato precisa comprovar ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.  Além do critério de renda, para participar é preciso ter feito o Enem mais e obtido média igual ou superior a 450 pontos nas objetivas e não ter zerado a redação. 

O estudante também deve ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, desde que na condição de bolsista integral da respectiva instituição. Em dezembro de 2021 foi liberada a candidatura para alunos que cursaram o ensino médio em colégios particulares, mesmo sem bolsa de estudos, desde que se encaixem nos critérios de renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. No entanto, tal mudança só será válida a partir da seleção do Prouni 2022.2. 

Cronograma 
- Inscrições: 22 a 25 de fevereiro. 
- Resultado dos pré-selecionados: 1ª chamada - 2 de março; 2ª chamada – 21 de março. 
- Comprovação das informações da inscrição: 1ª chamada – 3 a 14 de março; 2ª chamada – 21 a 29 de março. 
- Lista de espera: 4 e 5 de abril (manifestar interesse em participar); 7 de abril (divulgação dos pré-selecionados em lista de espera); 8 a 13 de abril (comprovação das informações dos pré-selecionados em lista de espera). 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »