AtaNews Publicidade 728x90
20/02/2022 às 17h50min - Atualizada em 20/02/2022 às 17h50min

Cientistas estudarão efeitos de variantes da covid-19 na gravidez

Também serão analisados efeitos de vacina

Agência Brasil
Foto: Divulgação
Cientistas da Universidade de Oxford informaram que vão avaliar os efeitos das novas variantes do novo coronavírus em mulheres grávidas e recém-nascidos, bem como da vacinação contra a covid-19 em complicações durante a gravidez e após o parto.

O estudo será feito menos de um ano depois que a universidade concluiu que mulheres grávidas com covid-19 e seus filhos recém-nascidos enfrentavam maiores riscos de complicações, como parto prematuro e risco de falência de órgãos, do que se sabia anteriormente.

Os pesquisadores disseram que o estudo visa preencher lacunas, incluindo os efeitos de novas variantes do vírus, como a Ômicron, em um grupo de alto risco que registrou taxas baixas "alarmantes" de vacinação.

“Os efeitos da covid-19 na gravidez foram subestimados e insuficientemente estudados”, disse o professor da Universidade de Oxford José Villar, um dos autores do estudo.

"As mulheres grávidas nem foram incluídas nos testes de vacinas, o que permitiu que 'informações' não científicas e assustadoras fossem amplamente divulgadas."

Muitas autoridades de saúde globais disseram que as vacinas durante a gravidez são seguras. Estudo divulgado nos Estados Unidos no mês passado mostrou que elas não estavam associadas a parto prematuro ou recém-nascidos com baixo peso.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »