AtaNews Publicidade 728x90
11/05/2018 às 14h59min - Atualizada em 11/05/2018 às 14h59min

Jornalista e biógrafo de Elis Regina comanda bate-papo no Sesc Birigui na quarta, dia 16

Julio Maria, que é também repórter de cultura do Estadão, falará sobre assuntos que envolvem a elaboração de biografias

Assessoria de Imprensa
Autor de "Nada Será Como Antes", livro que conta a trajetória da cantora Elis Regina, lançado em 2015, o biógrafo e jornalista Julio Maria estará no Sesc Birigui na quarta, dia 16, para conversar com o público sobre o processo de elaboração de biografias. Ele comandará o bate-papo Biografia, Escrita e Memória, às 20h, no Teatro da instituição. A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrição antecipadamente; basta retirar o ingresso na Bilheteria Sesc, a partir das 19h.

Repórter e crítico de música do Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo, apresentador da coluna "Mais Música" na Rádio Estadão e autor também de "Palavra Cruzada" (livro de entrevistas com 50 personalidades da cultura brasileira) e de "Santificado Est" (sobre Frei Galvão, de 2007, em coautoria com Daniela Tófoli), Julio trabalha atualmente na biografia do cantor Ney Matogrosso.

No encontro, o jornalista partirá de exemplos de suas pesquisas atuais sobre o ex-integrante do grupo Secos & Molhados e dos processos que envolveram a biografia de Elis, para responder dúvidas sobre o passo-a-passo do trabalho de um biógrafo, desde as pesquisas iniciais, passando pelas entrevistas, apuração das informações coletadas, entre outras questões. 

A biografia "Nada será como antes" foi escrita a partir de cerca de 130 entrevistas feitas pessoalmente por Julio com artistas, empresários e produtores do meio musical, familiares, amigos, entre outras pessoas que tiveram alguma relação com a cantora. Foram quatro anos de processo (que incluíram ainda pesquisas em documentos), e o material rendeu 424 páginas. O livro venceu, em 2015, o prêmio de melhor biografia da APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte.


A programação completa do Sesc Birigui pode ser obtida no Portal Sesc (sescsp.org.br/birigui).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »