AtaNews Publicidade 728x90
30/01/2022 às 12h03min - Atualizada em 30/01/2022 às 12h03min

Por que a Ômicron tende a causar quadros mais leves da covid?

Ômicron tem maior dificuldade em desativar as defesas do sistema imunológico

CanalTech
Foto: Reprodução/Frender/Envato
Pesquisadores da Alemanha investigaram o porquê de a maioria dos quadros da covid-19, desencadeados pela variante Ômicron (B.1.1.529) do coronavírus SARS-CoV-2, ser mais leve do que os casos da Delta (B.1.671.2). A principal justificativa é que a nova cepa parece ser menos capaz de desativar os mecanismos de defesa do organismo, mais especificamente a resposta ao interferon.

Além disso, a equipe de cientistas avaliou a eficácia dos remédios já existentes contra a covid-19 para o combate da Ômicron in vitro, como o remdesivir e o molnupiravir. Publicado na revista científica Cell Research, o estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Kent e da Universidade Goethe de Frankfurt.

Casos mais leves da covid
A nova variante causa formas menos graves da covid-19 do que a Delta. Para os pesquisadores, isso ocorre porque a "Ômicron parece ser menos eficaz em antagonizar a sinalização celular do interferon do que a Delta".

Vale explicar que os interferons são um tipo de proteína do sistema imune. Eles induzem tanto a célula infectada quanto as células próximas a produzirem outras proteínas que impedem a replicação viral. A atividade que desempenham é fundamental para combater infecções nos primeiros estágios.

Através das análises, os pesquisadores observaram que a Ômicron é particularmente sensível à inibição pela chamada resposta do interferon, o que não ocorria com as outras variantes e pode explicar a menor propensão dos infectados a desenvolver formas graves da doença.

O professor Martin Michaelis, da Escola de Biociência da Universidade de Kent, disse, em comunicado: "Nosso estudo fornece, pela primeira vez, uma explicação sobre o porquê das infecções por Ômicron serem menos propensas a causar doenças graves ao inibir a resposta imune do interferon da célula hospedeira".

Se o mecanismo dos interferons parece funcionar melhor contra a Ômicron, os pesquisadores ainda não sabem por que a variante é melhor em escapar da proteção imunológica produzida por vacinas ou infecções anteriores.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »