AtaNews Publicidade 728x90
29/01/2022 às 13h45min - Atualizada em 29/01/2022 às 13h45min

Retinoblastoma: entenda o câncer que afeta filha de Tiago Leifert

Olhar Digital
Foto: Reprodução
Tiago Leifert e Daiana Garbin revelaram hoje (29) que Lua, filha de dois anos do casal, está com um câncer raro nos olhos, chamado retinoblastoma. O anúncio foi feito por meio de um vídeo no Instagram.

O retinoblastoma é um tipo de câncer que afeta as células da retina principalmente em crianças abaixo de 5 anos de idade, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Vale lembrar que a retina é uma fina camada de tecido que fica localizada no fundo dos olhos. É nessa estrutura onde as células transformam a luz em impulsos elétricos para o cérebro através do nervo ótico.

Além disso, o tumor é maligno e pode afetar um ou dois olhos. A maior parte dos pacientes apresentam a doença em apenas um dos olhos, sendo que em 60% deles não têm ligação hereditária e em outros 15% sim. O caso do tumor bilateral (que é o mesmo da Lua) atinge 25% dos pacientes e sempre é hereditário, de acordo com o Manual MSD.

O casal levou à filha ao oftalmologista após perceber que os olhos da criança apresentavam movimentos irregulares e um reflexo branco, chamado de leucocoria e é similar ao brilho presente nos olhos de um gato à noite. Os pais observaram também que ela posicionava a cabeça para a lateral para enxergá-los.

Outros sintomas do retinoblastoma incluem estrabismo (quando os olhos ficam vesgos), dor e inchaço nestes órgãos ou perda de visão.

Se você desconfia que seu filho apresenta algum desses sinais, você deve levá-lo a um oftalmologista para seja examinado. O diagnóstico de retinoblastoma é feito por um exame do fundo de olho com a pupila bem dilatada e pode ser confirmado com ultrassonografia. Já a biópsia geralmente não é recomendada nesses casos.

Quanto ao tratamento para retinoblastoma, o médico vai avaliar não apenas quantos olhos foram afetados, mas também se há a presença de metástase.

Atualmente, o paciente pode ser tratado com:

- Enucleação, que é a retirada do globo ocular;
- Quimioterapia sistêmica por via oral ou intravenosa;
- Radioterapia;
- Quimioterapia intra-arterial;
- Crioterapia.


A boa notícia é que cerca de 90% das crianças com retinoblastoma são curadas. Porém, para pacientes em que a doença se disseminou para além do olho, o prognóstico não é tão bom, de acordo com o GRAACC.

Objetivo é conscientizar
De acordo com o casal, o objetivo do vídeo é conscientizar pais e cuidadores a diagnosticar rapidamente esse tipo de câncer raro, que, segundo eles informara, afeta cerca de 200 crianças por ano no Brasil.

O diagnóstico de retinoblastoma é feito por um exame do fundo de olho, a fundoscopia. Imagem: Inside Creative House / Shutterstock

O diagnóstico de retinoblastoma é feito por um exame do fundo de olho, a fundoscopia. Imagem: Inside Creative House / Shutterstock


“O mais importante em qualquer tipo de câncer, vocês sabem disso, é o diagnóstico precoce. No caso do retinoblastoma, quanto antes você conseguir descobrir… porque o olho é apertadinho. Então, o tumor vai crescendo, vai empurrando e descolando toda a retina. A criança pode ficar cega e ter que remover o olhinho inteiro, às vezes os dois olhos. É muito importante descobrir o quanto antes”, explicou Daiana Garbin no vídeo.

De acordo com o casal, os dois olhos de Lua foram afetados com tumores. Desde o diagnóstico, feito em outubro de 2021, o bebê já passou por 4 sessões de quimioterapia.

“Ela está com o cabelinho ainda intacto, porque a forma de fazer quimioterapia no retinoblastoma – algumas crianças consegue, e ela conseguiu – é através de um cateterismo intra-arterial. Então, eles colocam o remédio só ali no olho, bem especificamente no olho. Ele acaba indo um pouco para a circulação, mas não o suficiente para ter efeitos colaterais graves”, disse Tiago Leifert.

O jornalista confidenciou durante a gravação que o diagnóstico da doença foi responsável pela sua saída do programa ‘The Voice Brasil’.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »