27/01/2022 às 14h13min - Atualizada em 27/01/2022 às 14h13min

Xô bagunça! Confira dicas para manter sua casa sempre organizada

Assessoria de imprensa, Michelly Nakazone
Foto: Imagem Ilustrativa
Se tem um local que podemos considerar o mais importante é a nossa casa, afinal, trata-se do nosso espaço de moradia, e que por essa razão, deve ser mantido organizado e limpo. É claro que é impossível manter tudo extremamente em ordem, a menos que não viva ninguém no local. Do contrário, sempre haverá uma coisa ou outra fora do lugar.

Isso é normal e até saudável, mas o que não se pode normalizar é um ambiente extremamente desorganizado e sujo, uma vez que isso pode afetar a vida de muitas maneiras. Por outro lado, quando a casa está bem organizada, traz benefícios para a saúde física e mental, tanto que a organização ajuda a combater problemas como ansiedade, depressão e até mesmo aumenta a criatividade.

Sem falar no fato de que é muito mais agradável receber uma visita, trabalhar, estudar ou relaxar em um local bem ordenado e visivelmente limpo.

A organização é ainda mais importante para quem vive em imóveis muito pequenos, como apartamentos e studios. Qualquer item fora do lugar pode ocupar muito espaço.

É pensando nisso que, neste artigo, vamos explicar a importância de manter a casa organizada, como fazer essa arrumação, além de dicas para manter tudo sempre arrumado. Acompanhe!

A importância de manter a casa organizada

Uma casa sempre limpa e bem organizada é mais confortável, prática, funcional e aconchegante, além de que é capaz de evitar problemas como:
  • Germes e bactérias;
  • Surgimento de mofo;
  • Acúmulo de poeira;
  • Proliferação de fungos.
Por essa razão, é indispensável para a manutenção da saúde física e mental. Contudo, isso não significa entrar na neurose da limpeza, mas apenas criar o hábito de limpar o imóvel, no mínimo, uma vez por semana e manter os itens no lugar.

Por exemplo, no armário de medicamentos devem estar apenas os remédios e afins, ao passo que no armário da cozinha devem estar somente os utensílios de cozinha, e assim em diante. Por meio de ações simples, tudo permanece em seu devido lugar, o que traz melhorias significativas para a saúde dos moradores.

Em contrapartida, a falta de limpeza e organização colabora para o surgimento de germes e bactérias, o que pode ser ainda mais grave para pessoas alérgicas ou com algum problema respiratório.

Outro benefício de uma casa bem arrumada é que ela aumenta a criatividade de quem vive ali. Eles aproveitam melhor os espaços para guardar os utensílios e utilizam os móveis de maneira funcional.

Por outro lado, se o local está bagunçado, pode prejudicar a concentração e reduzir a produtividade, e em tempos de home office, isso pode ser um problema. A organização também reduz a ansiedade, visto que traz mais conforto e sensação de proteção. Em linhas gerais, pessoas ansiosas precisam viver em ambientes saudáveis e bem organizados.

É muito estressante quando chegamos em casa e vemos tudo bagunçado ou sujo, e somando essa situação ao estresse do trabalho, a saúde pode ser severamente prejudicada. Manter a casa arrumada e tudo limpo também auxilia na administração do tempo para fazer outras atividades, como ler um bom livro, assistir a um filme, passear com o cachorro, ficar com a família, entre outros.

Dedicar-se a atividades como serviço de jardineiro e organização também é uma maneira de se manter sempre ativo e evitar o sedentarismo.

Até mesmo as noites de sono melhoram, uma vez que o indivíduo dorme e acorda em local limpo, fresco e arejado todos os dias. No entanto, para ter acesso a todas essas vantagens, é essencial saber como organizar o lar e mantê-lo sempre limpo.

Passos para uma boa organização

Para usufruir de todos os benefícios de uma casa limpa e em ordem, é essencial se atentar às seguintes dicas:

1 - Separar alguns minutos do dia

A rotina da maioria das pessoas é corrida, por isso, pode ser difícil guardar um objeto no lugar logo após seu uso. Caso este também seja o seu problema, é possível organizar tudo com apenas alguns minutos por dia.

Se você mora com outras pessoas, separe um cômodo para cada um, pois enquanto um arruma o expositor de bebidas, o outro pode arrumar o banheiro, e assim por diante.

2 - Fazer uma lista de tarefas

Para facilitar ainda mais a limpeza e organização, crie uma lista com tudo o que precisa fazer durante a semana, como:
  • Lavar o banheiro;
  • Lavar e passar as roupas;
  • Tirar o pó;
  • Passar aspirador;
  • Passar pano.
Se não tiver um dia da semana para fazer tudo, limpe um cômodo por dia, escolhendo um dia da semana para lavar a roupa, outro para lavar o banheiro, e assim em diante.

Não se esqueça de que algumas coisas devem ser feitas todos os dias, como lavar a louça e tirar o lixo.

3 - Não acumular bagunça

Mesmo que a decoração de ambiente de um imóvel seja perfeita, a bagunça pode estragar tudo, principalmente em imóveis menores. Nesse sentido, sempre que usar algum item, guarde no mesmo local, como no caso da escova de dentes, um copo ou prato, além de peças de roupa.

Ao trocá-las, não deixe as peças jogadas no chão do banheiro ou espalhadas pelo quarto. O ideal é colocar no cesto de roupas sujas imediatamente.

Inclusive, a procrastinação só atrapalha, e por essa razão é importante fazer tudo na hora, como guardar os sapatos aos chegar em casa. Assim, não fica tudo jogado, o que pode até mesmo causar acidentes.

4 - Sempre arrumar a cama

Algumas limpezas mais complexas, como lavagem de tapetes grandes, são fundamentais para a saúde e bem-estar. Contudo, no dia a dia, ações simples como arrumar a cama pela manhã já fazem toda a diferença.

Ao ver a cama arrumada, temos a sensação de que o dia começou, o que aumenta a disposição para fazer o restante das tarefas.

Apesar dessas dicas serem fundamentais, elas só vão ajudar se os moradores tiverem o hábito de manter tudo arrumado.

Como criar hábitos de organização?

Todo mundo gosta de casa arrumada, mas só consegue viver em um espaço limpo e organizado quem tem esse hábito. A boa notícia é que é muito simples adquiri-lo e mantê-lo.

Por exemplo, ao acordar, se for tomar um banho, coloque no lugar o que usar, como o xampu, condicionador e sabonete. Depois de usar a toalha, não a deixe em cima da cama, pendure-a imediatamente no varal.

Arrume a casa e guarde pijamas, cobertores e outras peças dentro do guarda-roupa, no local certo para eles. Estique o lençol e a colcha e abra a janela para ventilar o ar.

Ao preparar seu café da manhã, tire do lugar apenas os utensílios que precisa usar. Após o uso, lave e coloque no escorredor, ao final do dia, você pode guardá-los no armário.

Procure manter algumas limpezas e cuidados em dia, como a manutenção de ar condicionado, pois mesmo que sua casa esteja muito limpa, se este equipamento estiver sujo, pode prejudicar a saúde dos moradores.

Além disso, converse com as pessoas que moram com você e explique a importância de seguir uma rotina simples de organização, mantendo tudo no lugar.

Estipule um horário fixo para fazer suas tarefas diárias para não se esquecer, como tirar o lixo, lavar a roupa, limpar o local onde animais domésticos fazem suas necessidades, entre outros.

Quem trabalha em casa deve criar o hábito de manter as janelas abertas para deixar o ar ventilar os ambientes. Além disso, janelas abertas também iluminam melhor os cômodos, trazendo mais sensação de conforto.

Um lar organizado reduz a ansiedade, o estresse e colabora até mesmo com quem faz tratamento para TOC. Mantenha um lixo no banheiro e não jogue papel, absorventes, pedaços de fio dental e outros detritos na privada, pois isso pode entupir o vaso e causar transtornos para todos.

Pessoas que possuem aves, hamster ou peixes de estimação em casa devem limpar gaiolas e aquários, pelo menos, em dias intercalados. São espaços que acumulam um odor muito forte quando não há higiene e organização.

Lave a louça diariamente, mesmo que você só tenha tempo de fazer isso à noite. Não deixe utensílios sujos na pia da cozinha de um dia para outro porque eles podem acumular insetos transmissores de doenças, como baratas e até ratos.

Não é necessário lavar a louça várias vezes ao dia, mas é imprescindível fazer isso pelo menos antes de dormir, assim, ao acordar, tudo estará devidamente organizado para o dia seguinte.

As roupas de cama, toalhas e panos de prato devem ser lavados toda a semana, e para preservar cobertores e outros do tipo, você pode contratar uma lavanderia para edredom.

Considerações finais

Não é difícil manter a organização e limpeza de seu lar, tudo o que precisa fazer é ter zelo e consideração pelo local onde vive, seja sozinho ou com outras pessoas.

Uma casa limpa é fonte de conforto, saúde e bem-estar para todos, e não haverá lugar melhor no mundo para estar. Seguindo as dicas que apresentamos neste artigo, certamente será muito mais simples colocar a organização em prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »