24/01/2022 às 17h34min - Atualizada em 24/01/2022 às 17h34min

Prefeitura de Birigui implanta sistema de Ouvidoria On-line para atender demandas dos cidadãos

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Birigui, por meio da Ouvidoria Municipal, implantou um novo canal de comunicação on-line para atender as demandas dos cidadãos. Com a Ouvidoria On-line, o objetivo é garantir a participação social com mais transparência e eficiência, buscando o aprimoramento dos serviços públicos.

O acesso é pelo site www.birigui.sp.gov.br. Basta clicar no botão “Ouvidoria On-line”, localizado na barra lateral do portal, criar uma conta com os dados pessoais e inserir o código de ativação que chegará por email ou mensagem de texto no celular. Depois é só enviar a demanda.

Conforme a ouvidora municipal, Tausia Isabel Filomena Rodrigues, depois de enviada a manifestação, o munícipe pode acompanhar pelo Portal do Cidadão o andamento do processo. Ela orienta que a demanda seja relatada de forma clara, contendo o máximo possível de informações.

“A Ouvidoria recebe reclamações, denúncias, solicitações, informações, sugestões e elogios dos cidadãos e as encaminha aos setores responsáveis para que possam respondê-las e solucioná-las da melhor maneira”, disse. O prazo máximo de respostas aos usuários é de 15 dias úteis.

OUTROS CANAIS

O cidadão pode entrar em contato também com a Ouvidoria de segunda a sexta-feira pelo 0800 771 2156 ou pessoalmente no Centro Administrativo da Prefeitura (das 9h às 11h e das 12h às 18h), por correspondência (rua Anhanguera, 1155, Jardim Morumbi), e pelo email [email protected].

“A Ouvidoria é o meio de interlocução com a sociedade, sendo uma excelente ferramenta de gestão que auxilia a administração a aprimorar os serviços públicos. Possui independência e autonomia no exercício de suas atribuições, com o propósito de assegurar os direitos dos usuários”, explicou Tausia.

BALANÇO

A Ouvidoria Municipal realizou 159 atendimentos nos últimos quatro meses de 2021. No período foram feitos 66 pedidos de informações, 41 reclamações, 33 solicitações e 19 denúncias referentes as secretarias municipais, exceto da Saúde, que possui ouvidoria própria (demandas podem ser enviadas pelo email [email protected] ou pelo telefone 3643-6232).

Conforme relatório, 28% das manifestações foram direcionadas à Secretaria de Planejamento e Finanças, 17% aos Serviços Públicos, 10% ao Meio Ambiente, 9% para Obras, 8% para Administração, 5% Educação, 4% Mobilidade Urbana, 3% para Governo, Segurança Pública e Gabinete, 2% ao Desenvolvimento Econômico e 1% às secretarias de Assistência Social e Negócios Jurídicos.

“Implantamos a Ouvidoria On-line para ampliar os canais de comunicação com a população, visando uma gestão com maior participação social. Por isso, é importante que os munícipes utilizem esta ferramenta, pois as manifestações nos ajudam a tomar as providências e promover as melhorias necessárias”, pontuou o prefeito Leandro Maffeis.

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