23/01/2022 às 12h23min - Atualizada em 23/01/2022 às 12h23min

Batatas gratinadas recheadas com carne moída e queijo

A Receitaria
Batatas gratinadas é um bom prato para ser preparado e degustado em qualquer época do ano. O recheio de carne moída e queijo é muito popular, principalmente quando precisamos de uma receita rápida e fácil. Esta receita de batata gratinada foi feita para ser apreciada com os olhos e o paladar.

Porções: 5
Tempo total: 3h20 min
Tempo de resfriamento: ~ 30 min
Grau de dificuldade: fácil

Ingredientes:

Para as batatas recheadas:


500 g de carne moída;
1 cebola picadinha;
Sal e pimenta;
1 alho picado;
1 molhe de salsa picada;
1 ovo;
100 ml de óleo;
2 kg de batatas descascadas.

Para o refogado de vegetais:

1 berinjela, picada;
2 abobrinhas pequenas, picadas;
2 pimentões amarelos pequenos, picados;
400 g de molho de tomate com pedaços;
Azeite;
Sal e pimenta;
1 raminho de alecrim;
Frigideira: 28 cm de diâmetro.

Mais:

300 g de queijo em cubinhos;
Cortador de maçã.

Passo a passo:

1. Prepare o refogado de vegetais no azeite e tempere com sal e pimenta. Adicione o molho de tomate e o alecrim e misture bem. Deixe ferver tudo por cerca de 30 minutos; o ensopado não deve ficar muito líquido. Por fim, deixe tudo esfriar um pouco.

2. Misture a carne moída com a cebola, o alho, o ovo, a salsa, o sal e a pimenta. Descasque as batatas e corte-as com uma fenda no meio, onde vai  o recheio (como mostra a foto abaixo). Em seguida, recheie-as com a carne moída.

Dica: As batatas ficam mais flexíveis se forem colocadas em água com sal por cerca de 30 minutos (seque bem a seguir). Adicione um pouco de óleo às batatas para que não fiquem pálidas.

3. Disponha as batatas recheadas em círculo por cima do refogado de vegetais na frigideira, alternando-as sempre com um cubo de queijo.

4. Use um cortador de maçã para cortar a batata que vai no centro. Pressione o cortador no centro da batata e remova o meio. Envolva um cubo de queijo com o resto da carne moída, forme uma linguiça com as mãos e insira-a no centro da batata.

5. Coloque a batata recheada no centro.

6. Leve a frigideira ao forno a 180 °C por cerca de 45 minutos.


Estas batatas recheadas com carne sobre uma cama de vegetais é uma ótima alternativa ao prato tradicional. Esta receita de batatas gratinadas agrada em cheio.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »