17/01/2022 às 17h17min - Atualizada em 17/01/2022 às 17h17min

Covid-19: vacinação de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades começa nesta terça-feira (18)

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde de Birigui inicia, nesta terça-feira (18/01), a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. De acordo com a pasta, neste primeiro momento, serão vacinados apenas os menores que possuem comorbidades ou deficiência permanente. 

Serão pontos exclusivos para a vacinação as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Santo Antônio e Colinas, das 8h às 12h. O município recebeu 500 doses da vacina pediátrica da Pfizer, autorizada para aplicação. O esquema vacinal prevê duas doses com intervalo de 8 semanas.

Os pais ou responsáveis devem apresentar laudo médico que comprove a condição dos pequenos (exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica), desde que conste o CRM do médico. Também poderão ser utilizados os cadastros já existentes nas unidades de saúde.

É necessário levar também a certidão de nascimento ou documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão do SUS da criança. Para agilizar o atendimento, os pais devem fazer o pré-cadastro dos filhos no site www.vacinaja.sp.gov.br, clicando no botão “Crianças até 11 anos”.

“A vacina é segura e eficaz, sendo fundamental que as crianças com fatores de risco sejam vacinadas o quanto antes com as doses para evitarmos complicações pela doença”, afirmou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa.

COMORBIDADES

As comorbidades definidas pelo PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde para tomar a vacina são: insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias; talassemia.

Entram também doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritimias cardíacas; cardiopatias congênitas; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; síndrome de Down; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; doença cerebrovascular; doença renal crônica.

Completam também a lista a hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3; hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »