AtaNews Publicidade 728x90
09/05/2018 às 09h08min - Atualizada em 09/05/2018 às 09h08min

Mais de 50 mil pessoas clicaram no golpe dos Vingadores no WhatsApp

Tecmundo
Foto:Reprodução

Um golpe oferecendo ingressos grátis para o filme Vingadores: Guerra Infinita está rodando no WhatsApp e mais de 50 mil pessoas já foram afetadas em menos de 24 horas. De acordo com o dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibercrime, esse número condiz apenas aos usuários que possuem a solução de segurança da empresa: isso significa que o número pode ser muito maior.

"Em menos de 24 horas, mais de 50 mil usuários foram impedidos pelo sistema de segurança dfndr de terem seus smartphones infectados pela armadilha, que promete um par de ingressos para assistir ao filme", comenta a empresa.

O golpe funciona da seguinte maneira:
ao clicar no link, o usuário precisa responder algumas perguntas básicas como parte do suposto processo para ganhar o par de ingressos. As perguntas são: “Você já assistiu algum filme da Marvel?”; “Você é maior de idade?”; “Se gostar do filme irá recomendar para amigos e familiares para assistir?”. Ao respondê-las, independentemente da resposta de cada uma, a página parabeniza a pessoa, confirmando que ganhou o par de ingressos, e afirma que para recebê-los deve compartilhar o link com 30 amigos ou grupos do WhatsApp.

"Essa estratégia de incentivar as pessoas a compartilhar o link malicioso tem se tornado cada vez mais comum por cibercriminosos, pois permite que o golpe ganhe escala rapidamente, impactando grande número de usuários das mais diversas regiões. Para se ter uma ideia, a maior parte dos golpes que identificamos e bloqueamos desde o início do ano envolvem compartilhamento via WhatsApp", comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »