AtaNews Publicidade 728x90
05/01/2022 às 13h49min - Atualizada em 05/01/2022 às 13h49min

NASA DIVULGA IMAGEM DA REGIÃO DE RORAIMA... EM MARTE!

Você sabia que existe um quadrante marciano batizado em homenagem ao estado brasileiro?

History
Imagens NASA/JPL-Caltech/Divulgação
A NASA divulgou em seu site e redes sociais uma imagem de Roraima. Mas não se engane: a foto registrada pela sonda Curiosity foi feita em Marte. Mas que história estranha é essa?

Roraima, Marte
A postagem no site da NASA tem o título "Bem Vindo a Roraima", assim mesmo, em português. De acordo com a agência espacial dos Estados Unidos, esse quadrante de Marte foi batizado com o nome do estado brasileiro e do Monte Roraima, que é o pico mais alto da Serra de Pacaraima, situada entre o Brasil, a Venezuela e a Guiana. "O terreno na região de Roraima na Terra se parece um pouco com a área em que a Curiosity está - com colinas de topo plano e algumas encostas íngremes", diz o texto assinado por Ashley Stroupe, engenheira de operações de missão no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Imagens NASA/JPL-Caltech/Divulgação
"A Curiosity se move em direção a uma passagem estreita cercada por algumas pequenas colinas de topo plano dignas do nome Roraima", acrescentou Stroupe. De lá, olhando para trás, o robô tem uma vista do quadrante Torridon, sendo capaz de enxergar as "terras altas escocesas" de Marte e a borda da cratera Gale.

A sonda Curiosity pousou em Marte em 2012 para estudar se diferentes ambientes poderiam ter suportado vida microbiana no passado antigo do planeta, quando lagos e águas subterrâneas existiam dentro da cratera Gale. A sonda pulveriza amostras de rocha com uma broca em seu braço robótico e, em seguida, espalha o pó em seu chassi, onde um par de instrumentos analisa quais produtos químicos e minerais estão presentes.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »