AtaNews Publicidade 728x90
02/01/2022 às 15h57min - Atualizada em 02/01/2022 às 15h57min

Veja como fazer uma capa de trabalho corretamente

TecMundo
Foto: Imagem Ilustrativa
As universidades produzem um alto volume de artigos acadêmicos e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Para padronizar a divulgação científica, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabeleceu a norma NBR 14724, com regras para a apresentação de trabalhos acadêmicos.

O documento estabelece regras para a estrutura da obra científica, tanto de elementos da parte externa — como a obrigatoriedade de capa de trabalho — quanto de elementos internos. O atendimento ao padrão é requisito para defesa em banca de cursos de graduação, mestrado e doutorado.

Capa de trabalho de acordo com a ABNT

Todas as informações da capa devem ser formatadas em fonte Arial ou Times New Roman, no tamanho 12, com caracteres sempre em maiúsculo. O alinhamento sempre será centralizado. Em alguns casos, será necessário colocar o texto em negrito.

A capa segue a conformidade da formatação das margens para todas as páginas do trabalho. A margem superior e a margem esquerda deve medir 3 cm. A margem inferior e a margem direita, 2 cm. O espaçamento do texto deve ser de 1,5 entre linhas.

Os elementos devem ser apresentados em uma ordem específica determinada pela ABNT. Confira cada item.

1. Nome da Instituição

Pela norma da ABNT, colocar o nome da instituição é opcional. No entanto, a maioria das universidades públicas e privadas recomendam que sejam colocadas na capa do trabalho acadêmico. A nomenclatura deve estar escrita por extenso, sem uso de abreviação e em negrito, como Universidade de São Paulo, em referência à USP, instituição de nível superior com maior produção científica — responsável pela publicação de 60 mil artigos entre 2014 e 2018.

2. Nome do curso
A norma da ABNT não especifica o uso do nome e tipo do curso na capa. Contudo, algumas instituições recomendam que seja apontado o nível de educação, como graduação, especialização, mestrado, doutorado. A formatação do texto deve estar em negrito.

3. Nome do Autor
Aqui deve ser colocado o nome da pessoa física que foi responsável pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um trabalho acadêmico. Se houver mais de um autor, deverão ser colocados em ordem alfabética, uma linha após a outra. Os orientadores, apesar de serem mencionados em plataformas acadêmicas como Lattes, não devem ser mencionados na capa.

4. Título
O título deve ser direto e de fácil entendimento e apresentar objetivamente o conteúdo do trabalho acadêmico. Pode ser composto apenas de uma palavra, e também por uma expressão ou frase relacionada ao assunto, ou conteúdo da produção científica. Uma dica extra é usar palavras-chave para facilitar a difusão na internet.

5. Subtítulo
O subtítulo é opcional. Quando houver, deve ser sinalizado com dois pontos, para diferenciar do título e apresentar informações importantes para esclarecer ou complementar a apresentação do conteúdo do trabalho.

No subtítulo, vale a mesma dica de técnicas de otimização de busca (SEO) para melhorar a indexação, para garantir melhor posicionamento na lista de resultados dos mecanismos de pesquisa, como Google, Bing e Yahoo.

6. Número do volume
No caso das publicações em papel, a depender do tamanho do trabalho acadêmico, pode ser necessário dividi-lo em dois ou mais volumes. Se for o caso, o número do volume deve constar em cada capa.

7. Cidade
A cidade onde a obra será publicada também deve constar na capa. O acréscimo da sigla da unidade da federação (UF) é recomendada para evitar confusão no caso de cidades homônimas.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada 11 cidades do Brasil tem outro município com o mesmo nome em outro estado, a exemplo de Bom Jesus, presente em mais de 20 unidades federativas.

8. Ano de depósito
O ano em que o trabalho foi entregue deve constar como última informação na capa, completando todas as exigências da ABNT.

Regras extras

Verifique com o setor acadêmico de sua instituição se existem outras regras específicas para a publicação. Na USP, por exemplo, o padrão de encadernação, como material, cor, entre outros, fica a critério da Comissão de Pós-Graduação (CPG) de cada faculdade.

A lombada é um item opcional. Mas quando existe, também tem normas próprias pela ABNT, e deve constar nome do autor, abreviando o prenome se necessário, bem como título da obra, abreviando-se nas cinco primeiras palavras com reticências.

Como saber qual é a regra da minha instituição?


Cada instituição tem um manual de como aplicar as regras da NBR 14724 da ABNT. Em alguns casos, é necessário acrescentar a logo da universidade e do instituto ou faculdade. Uma simples pesquisa no Google como o “nome da instituição + NBR 14724” deverá levar diretamente ao documento que você precisa para fazer uma capa perfeita de seu trabalho acadêmico.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »