AtaNews Publicidade 728x90
01/01/2022 às 13h57min - Atualizada em 01/01/2022 às 13h57min

Humanos estão transmitindo Covid-19 para espécies selvagens em extinção

ANDA
Foto: Reprodução | Daily Mail
Um estudo realizado pela Ohio State University aponta que a presença de seres humanos nos habitats de espécies silvestres e selvagens está causando a disseminação de doenças graves, inclusive a Covid-19, que pode dizimas mamíferos já ameaçados de extinção. Um dos principais animais estados é o veado-de-cauda-branca (Odocoileus virginianus). Até agora, 360 indivíduos da espécie foram testados e pelo menos 130 deles apontou positivo para o novo coronavírus.

A transmissão da doença entre os animais pode gerar mutações no vírus, tornando-o menos ou mais letal. Acredita-se que o principal foco de transmissão da doença seja córregos contaminados com esgoto urbano que contenham urina, saliva e fezes de seres humanos. Os estudos são preliminares, mas pesquisadores acreditam que com as mutações, cada vez mais animais podem ser contaminados com a Covid-19 e o vírus pode tornar-se ainda mais perigoso para humanos.

Os autores do estudo afirmam que as ações humanas estão tendo uma ação bumerangue. “Com base em evidências de outros estudos, sabíamos que eles estavam sendo expostos na natureza e que no laboratório poderíamos infectá-los e o vírus poderia ser transmitido de cervo para cervo. Aqui, estamos dizendo que na natureza, eles estão infectados e, se puderem mantê-los, temos uma nova fonte potencial de SARS-CoV-2 chegando aos humanos”.

Foto: Reprodução | Daily Mail

Foto: Reprodução | Daily Mail


Os cervos encontrados contaminados não apresentavam sintomas físicos, como febre. O estudo, publicado na revista Nature, apontam que 44 espécies de mamíferos além dos humanos – incluindo animais domésticos e espécies aprisionadas em zoológicos e aquários – são susceptíveis à contaminação, entre elas estão gorilas, cachalotes, rinocerontes, cavalos, gatos, cabras, hamsters, bois, vacas, pandas-gigantes e leopardos.

Os cientistas ainda desconhecem os limites dessas mutações e quantas espécies ainda podem ser afetadas, mas todos concordam que a pandemia de Covid-19 e suas reverberações têm origem na exploração animal e da natureza e é responsabilidade totalmente humana.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »