AtaNews Publicidade 728x90
18/12/2021 às 17h49min - Atualizada em 18/12/2021 às 17h49min

Posso usar ácido hialurônico todos os dias? Dermatologista responde

Beleza extraordinária
Foto: Imagem Ilustrativa
O ácido hialurônico é um ativo dermatológico produzido pelo corpo, ele age em conjunto com as fibras de colágeno e proporciona hidratação e firmeza para a pele. Porém, com o passar do tempo, a produção de ácido hialurônico pelo corpo começa a cair. Uma boa solução para isso é adicionar produtos com esse ativo na sua rotina de cuidados.

Para esclarecer mais dúvidas sobre o uso do ácido hialurônico no rosto, a Dra. Fabiana Wanick, membro das Sociedades Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, explicou com mais detalhes como esse ativo dermatológico pode ser adicionado na sua rotina e se ele pode ser utilizado todos os dias, confira!

O que é ácido hialurônico e para que ele serve?
A Dra. Fabiana Wanick explica o que é o ácido hialurônico. “O ácido hialurônico é uma molécula de açúcar. Ela está presente em diferentes partes do nosso corpo principalmente na pele, onde se encontram as fibras de elástico e elastina. O ácido hialurônico é um componente fundamental para hidratação da pele, já que a composição química atrai água”.

O ácido hialurônico é produzido pelo nosso corpo, porém a partir dos 25 anos essa produção começa apresentar uma queda, o que faz com que a pele fique mais ressecada e que os primeiros sinais do envelhecimento começam a ficar mais visíveis. Para combater esse fator, o uso de produtos com ácido hialurônico garante que parte desse ativo seja devolvida para o rosto, promovendo hidratação e agindo como um agente antissinais.

Pode usar ácido hialurônico todos os dias?
O ácido hialurônico é um ativo dermatológico seguro e que proporciona diversos benefícios para o corpo, o uso de produtos com ácido hialurônico ajuda na hidratação e na prevenção ao envelhecimento precoce da pele, além de ajudar a minimizar rugas e linhas de expressão já presentes no rosto. Uma dúvida que surge no momento de utilizar esse ativo é se ele pode ser utilizado todos os dias. “O ácido hialurônico é hidrofílico, ou seja, age em conjunto com a água, por isso ela pode ser utilizada por todos os tipos de pele todos os dias”, esclarece a Dra. Fabiana Wanick.

“Uma vantagem disso é que quando mantemos a pele hidratada, melhoramos o equilíbrio e o funcionamento das células e da proteção contra as agressões do meio ambiente que estamos sempre expostos. A pele está sempre exposta, então uma pele hidratada é uma pele protegida. Por isso que o ácido hialurônico deve ser utilizado todos os dias”.


Pode usar ácido hialurônico durante a noite?
A dermatologista Fabiana Wanick, esclarece sobre o uso do ácido hialurônico durante a noite. “O ácido hialurônico pode ser usado à noite em forma de creme, quando a pele é mais seca, ou em forma de sérum para pessoas que têm uma pele mais oleosa. A absorção dos produtos quando você aplica a noite é sempre maior, então o efeito da aplicação vai ser sempre melhor. Então se por acaso o paciente precisar usar um ácido ou clareador ele pode passar logo após o hidratante com ácido hialurônico, isso não vai comprometer e pode inclusive proteger a pele de ficar mais irritada”.

Pode usar ácido hialurônico e se expor ao sol?
Sim! O ácido hialurônico é um ativo dermatológico seguro e pode ser exposto ao sol sem causar nenhum problema para a pele. A Dra. Fabiana detalha o motivo: “Não tem nenhum problema nisso, o ácido hialurônico tem esse nome de ácido por conta da composição química dele, mas ele não tem a função química de ácido, ele é um hidratante. Inclusive existem filtros solares que contam com ácido hialurônico e sua composição”, explica.

“O ideal é que usemos produtos sem muito ativos e sem muita mistura de composição para evitar esses risco de manchas por conta das variações de composição. O ideal é que o produto seja testado dermatologicamente para garantir a segurança. Quando você usa ácido hialurônico você pode sim usar isso no dia a dia e você pode se expor ao sol, o ideal é aplicar um protetor solar antes de se expor ao sol”, completa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »