AtaNews Publicidade 728x90
07/05/2018 às 15h05min - Atualizada em 07/05/2018 às 15h05min

Secretaria de Saúde de Birigui realiza neste sábado (12) dia D da campanha de vacinação contra a gripe

Assessoria de Imprensa
Foto:Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui realizará no próximo sábado, dia 12 de maio, o dia D de vacinação contra a gripe. As dez UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e a Vigilância Epidemiológica estarão abertas das 8h às 17h para imunizar todas as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha.
 

A vacina será aplicada também até as 17h em três postos volantes: escola municipal Yvonne Miragaia Peruzzo, no Portal da Pérola 2; no hipermercado Muffato e no supermercado Bandeirante, no bairro Silvares. Para receber a dose, é importante apresentar a carteirinha de vacinação ou um documento de identificação com foto.
 

“É fundamental que a população-alvo aproveite a oportunidade do Dia D para procurar os postos de vacinação e se proteger contra o vírus da gripe”, disse a diretora da Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Bruna Alves Gonçalves. A vacina protege contra o H1N1 e H3N2, subtipos do vírus influenza A, e contra o inflluenza B.
 

BALANÇO
 

Até o dia 3 de maio, 5.384 biriguienses procuraram as unidades de saúde para se vacinar, o que representa 20,88% do público-alvo. Desde o início da campanha já foram vacinados 4.241 idosos acima de 60 anos; 392 crianças de seis meses a menores de cinco anos; 368 profissionais da saúde; 92 gestantes e 55 puérperas.
 

A partir do dia 9, também poderão receber a vacina professores e portadores de doenças crônicas, que devem apresentar prescrição médica. De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, a vacina é aplicada nas dez UBSs do município. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 24.360 mil pessoas até o término da campanha, em 1º de junho.
 

PREVENÇÃO
 

Conforme o Ministério da Saúde, a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
 

A população em geral deve adotar cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ou o braço ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.
 

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar, imediatamente, o médico.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »