AtaNews Publicidade 728x90
14/12/2021 às 17h13min - Atualizada em 14/12/2021 às 17h13min

3 dicas para montar um jardim de inverno

Assessoria de imprensa, Michelly Nakazone
Foto: Imagem Ilustrativa
Ter um espaço para agregar a natureza para o lar, como um jardim de inverno, é sinônimo de trazer beleza e elegância, mas que, no entanto, precisa ser bem elaborado e cultivado.

Para muitos, é um verdadeiro sonho ter um espaço desse em casa, principalmente para quem gosta de natureza, cultivo de plantas e tendências decorativas. Entretanto, apesar de ser um ambiente bonito e que valoriza o imóvel, ele não é tão conhecido no Brasil quanto deveria. Ele é mais comum no exterior, principalmente nos Estados Unidos.

A intenção é ter um local com temperaturas mais neutras e equilibrar a temperatura do imóvel. Assim sendo, é um local indicado para países com inverno rigoroso. Mesmo que o inverno no Brasil seja bem ameno, é possível criar um jardim de inverno para deixar a casa mais bonita e melhorar o clima. Para quem gosta de plantas, também é a oportunidade perfeita de estar mais próximo delas.

Então, se você tem dúvidas sobre o assunto ou quer saber um pouco mais para construir seu jardim, leia este artigo. Vamos explicar seu conceito, dar algumas dicas para montar um, além de mostrar todos os seus benefícios. Acompanhe a leitura para saber mais!

Afinal, o que é jardim de inverno?

Se você tem um espaço na sua casa disponível e que só serve pra acumular bagunça e objetos, ele pode ser transformado em um jardim de inverno.

Trata-se de um local que fica dentro do imóvel ou anexo a ele, possibilitando o cultivo de um jardim que possa ser visto pelos moradores com facilidade, sem que para isso eles precisem sair do imóvel.

Você pode contratar uma empresa de projeto de paisagismo residencial para embelezar o espaço e, consequentemente, a sua casa, além de umidificar o ambiente, trazer mais frescor e sentir os aromas agradáveis das plantas.

Esse tipo de jardim não conta com paredes instaladas, como acontece nos demais cômodos. Geralmente, utiliza-se cortina de vidro ou grades, com a intenção de que seja visto o tempo todo pelos moradores.

Assim sendo, esse espaço pode ser montado tanto dentro de casa quanto fora dela, e traz muitas vantagens, que veremos mais à frente.

O principal objetivo do jardim de inverno é trazer mais vida para o imóvel, por meio de vários tipos de plantas que harmonizam com a decoração, além de possibilitar a entrada de luz solar. Além disso, você consegue otimizar o espaço da sua casa.

Tanto pessoas que moram em apartamentos quanto pessoas que moram em casas podem ter um jardim de inverno. Isso porque mesmo quando seu espaço é limitado é possível criar uma extensão. Por exemplo, se você tem uma varanda com churrasqueira gourmet de parede, pode criar um pequeno jardim. O que importa é usar a criatividade ou contar com a ajuda de um especialista no assunto.

Da mesma forma, é possível criar o jardim de inverno na sala de jantar ou na sala de visitas, visto que sua ideia é criar um ambiente que remeta à recreação e lazer, que também pode ser usado como local de descanso, leitura e reflexão.

Quem gosta de jardinagem terá uma excelente oportunidade de cuidar das plantinhas, cultivar suas próprias flores e integrar os cômodos a um espaço mais natural.

Como fazer seu próprio jardim?

Agora que você já compreende a ideia por trás desse espaço, vamos dar algumas dicas para montar o seu jardim de inverno. São elas:

1.    Escolher um bom lugar

Não existe um local específico para criar esse jardim, portanto, a decisão quanto ao local é pessoal, desde que existam possibilidades reais de fazer isso. Para se ter uma ideia, é possível construir o jardim de inverno em qualquer cômodo, sendo:
  • Sala;
  • Varanda;
  • Cozinha;
  • Banheiro;
  • Quartos.
Independentemente do cômodo, o ideal é que o espaço tenha boa incidência de luz solar, ventilação adequada e possa ser visto pelos moradores frequentemente.

É possível até mesmo encontrar uma sala de reunião para alugar com jardim de inverno, mas o mais comum é que as pessoas escolham a sala de estar ou de jantar para criar o ambiente.

Tanto locais pequenos quanto os maiores podem receber esse tipo de jardim, mas é necessário muito planejamento para que tudo fique perfeito. Por exemplo, no quarto, você pode criar esse local e isolá-lo com vidro ou na varanda. Para quem vive em espaços integrados, o jardim de inverno também é uma boa ideia para separar os cômodos.

2.    Escolher as plantas

Depois que você já definiu o local, escolha as plantas que vai cultivar, sempre pensando em suas características. Isso é importante porque é sempre necessário considerar a ventilação, luminosidade e outros aspectos fundamentais.

Se você é uma pessoa que não dispõe de muito tempo para cuidar do seu jardim ou até mesmo não conhece muito sobre jardinagem, prefira espécies mais fáceis e que costumam estar presentes em um projeto de hotelaria, como as suculentas.

Contudo, se você vive em um lugar onde o sol não é um problema, pode investir em outros tipos de plantas, como:
  • Bromélia;
  • Rosa de Pedra;
  • Begônia;
  • Violeta.
Mas, antes de comprar qualquer planta, procure se informar em relação ao tipo de vaso em que devem ser plantadas, se podem ser cultivadas em canteiros, como regar, como é feita a manutenção, entre outros aspectos.

3. Pensar na decoração

Além das plantas, o jardim de inverno pode ter itens de decoração, dependendo do tamanho do seu espaço. Por exemplo, é possível escolher uma iluminação especial para ele durante a noite, incluir pedras, deck de madeira, grama, entre uma infinidade de possibilidades.

Algumas pessoas também incluem placa de gesso para parede para complementar a decoração, além de bancos e outros objetos. Tudo o que você precisa fazer é conhecer as características do espaço e o melhor revestimento para ele.

Vantagens de ter um jardim de inverno

Além de deixar sua casa mais bonita, o jardim de inverno traz outras vantagens para o seu lar e sua vida, como:

Oferece um bom local para descansar

Se você quer o lugar perfeito para relaxar e ter contato com a natureza, o jardim de inverno é a melhor escolha, e ele é ainda mais útil para quem vive nas grandes cidades. Como falamos no tópico anterior, é possível decorá-lo com um banco ou poltrona, tornando-o mais aconchegante. Assim, você pode fazer uma boa leitura e relaxar depois de um dia agitado.

Entretanto, para garantir essa possibilidade, você precisa contar com uma empresa de serviço de paisagismo que vai escolher móveis resistentes à chuva e ao sol, caso o local seja aberto.

Melhora a qualidade do ar

Sem dúvidas, um dos maiores benefícios do jardim de inverno é que ele melhora a circulação do ar dentro de casa. O ar fresco traz um clima mais agradável, principalmente durante os dias mais quentes do verão. Durante o inverno, por sua vez, o jardim de inverno ajuda a prevenir viroses, gripe e alergias comuns dessa época em ambientes muito fechados.

Qualquer ambiente com plantas possui um ar mais agradável, pois a fotossíntese gera oxigênio que purifica o ar em ambientes internos. Isso é muito bom para a saúde, principalmente para quem vive em grandes cidades.

Mais luz natural

Por meio do paisagismo jardim de inverno é possível pensar em várias maneiras de trazer luz natural para a sua casa, como por meio de uma abertura no teto, com um telhado de vidro ou janelas grandes.

A iluminação natural é importante porque ela valoriza o interior do imóvel e traz mais saúde e qualidade de vida. Além disso, a claridade melhora o humor dos moradores, fazendo com que se sintam mais produtivos e dispostos. Para se ter uma ideia, pessoas com depressão precisam da luz do sol para se sentirem bem e combaterem o problema.

Em países com pouca incidência de luz solar durante o inverno, é comum ver um aumento de pessoas depressivas. Assim sendo, se você quer cuidar do bem-estar de sua família e evitar esse problema, precisa de um lindo jardim de inverno em casa.

Conclusão

Caso você esteja pensando em fazer uma sala planejada em seu lar, pode incluir o jardim de inverno em seu projeto. Nenhum outro ambiente é capaz de trazer tanta beleza para o imóvel, além de sua incrível capacidade de melhorar a sensação de bem-estar das pessoas.

Se você gosta de plantas e quer estar sempre perto da natureza, criar esse ambiente é uma ótima ideia, mesmo que você more em apartamento.

Qualquer espaço, por menor que seja, pode se transformar em um lindo jardim, seguindo dicas simples como as que mostramos ao longo deste artigo. Assim, você e sua família terão acesso a todos os seus benefícios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »