14/12/2021 às 11h05min - Atualizada em 14/12/2021 às 11h05min

Conheça 5 dicas para decorar um apartamento studio!

O studio é um tipo de imóvel que vem tendo muita procura nos últimos anos. Trata-se de um tipo de apartamento menor do que o padrão, mas que é perfeito para pessoas que procuram um local compacto e agradável para viver

Assessoria de imprensa, Michelly Nakazone
Foto: Imagem Ilustrativa
A sociedade mudou muito nos últimos anos, e uma prova disso é o ritmo de vida acelerado e a rotina cheia de obrigações. A maioria passa boa parte do tempo fora de casa para trabalhar, estudar e realizar outras atividades.

O lar se tornou um local em que vão para dormir e guardar seus pertences, mas para acompanhar esse estilo de vida, o imóvel não pode ser muito grande ou exigir muitos cuidados.

O studio é o tipo de apartamento que acomoda os objetivos de pessoas jovens, solteiras ou até mesmo pessoas mais velhas, divorciadas e que estão sempre muito ocupadas com seus afazeres.

No entanto, assim como qualquer imóvel pequeno, é necessário bom senso e conhecimento para decorar um studio do jeito certo, e é exatamente sobre isso que vamos falar aqui.

Neste artigo, vamos explicar o conceito desse tipo de imóvel, como os ambientes podem ser integrados e dar algumas dicas de decoração.

O que é apartamento studio?

Chamamos de studio um imóvel pequeno, menor do que a média encontrada no mercado e que se enquadra à tendência minimalista de moradia e estilo de vida.

São apartamentos com cômodos integrados e que, geralmente, contam com dormitórios delimitados por paredes. Esse tipo de imóvel acomoda perfeitamente bem um projeto de ar condicionado e apesar de ser muito popular hoje em dia, já existe há um bom tempo, mais precisamente desde os anos 2000.

O objetivo de sua criação era e ainda é atender pessoas que querem morar em locais privilegiados e de fácil acesso a pontos, como:
  • Universidades;
  • Local de trabalho;
  • Transporte público;
  • Comércio.
Esses apartamentos ganharam muito destaque nos últimos anos, por conta do desenvolvimento da economia e das mudanças no comportamento dos brasileiros.

Um exemplo disso é que a maioria demora mais tempo para se casar, geralmente depois dos 30 anos e saem da casa dos pais muito jovens, portanto, passam boa parte de suas vidas vivendo sozinhos.

Quem mora sozinho não precisa de um espaço muito grande, além de não necessitar de muitas coisas no dia a dia, o que se configura como um estilo de vida minimalista.

É exatamente isso que vem aumentando a demanda por imóveis compactos, que não sejam desgastantes e que se encaixem à rotina cada vez mais ocupada das pessoas.

De acordo com uma empresa de avaliação de imóveis, estes apartamentos possuem total infraestrutura para garantir o conforto dos moradores, de preferência, quando vivem sozinhos. Entretanto, para que seja realmente confortável, é muito importante saber decorá-lo e integrar os ambientes, assunto em pauta no próximo tópico.

Como integrar os ambientes do seu studio?

A arquitetura se renova constantemente, tendo como objetivo acompanhar as mudanças em nossa rotina e atender às necessidades de todos.

Dentre as principais tendências desse mercado está a integração de ambientes, capaz de trazer sensação de amplitude e melhor a dinâmica do imóvel, e algumas maneiras de colocá-la em prática são:

Remover paredes

Quando falamos sobre integração de ambientes, a primeira coisa que vem à mente das pessoas é remover paredes. Mas, antes de fazer isso, é muito importante se certificar de que isso não vai prejudicar a sustentação do imóvel.

Se não for uma mudança prejudicial, o proprietário do imóvel pode removê-la sem nenhum problema. Geralmente, as pessoas removem paredes que separam a sala da cozinha, mas você também pode integrar a varanda à sala, por exemplo.

Usar a mobília

A maneira como você posiciona os móveis também garante mais fluidez e eles podem ser usados para dividir sutilmente os cômodos, sem isolá-los. Para que as cozinhas planejadas de canto fiquem ainda mais perfeitas, procure uni-las a um espaço amplo, como a sala, caso contrário, sua mobilidade pode ser prejudicada.

É muito comum ver essa separação sendo feita com peças como o aparador, pois ao mesmo tempo em que divide, integra os dois ambientes. Além disso, ajuda a manter o espaço sempre organizado e os ambientes devidamente identificados.

Integrar pelo piso

Na hora de construir ou reformar uma propriedade, os cômodos costumam ser diferenciados por meio de materiais, formando pontos de ligação com outros espaços. Um exemplo clássico disso é a integração dos ambientes pelo piso, que facilita a união entre sala, quarto, varanda, cozinha, dentre outros.

Você não precisa remover as paredes e ainda pode providenciar a lavagem de tapetes para que toda a casa fique ainda mais confortável.

Usar a mesma paleta de cores

A cor é um item muito importante para criar a unidade entre os cômodos. Os ambientes monocromáticos eliminam as barreiras visuais e causam sensação de amplitude.

Uma boa opção é usar a mesma cor no teto, paredes e no resto da decoração. Entretanto, tome cuidado porque, se ficar muito sobrecarregado, pode prejudicar a estética da composição.

Para evitar esse tipo de problema, muitos preferem as cores neutras misturadas com alguns pontos de cores fortes. Por exemplo, os tons mais escuros ou vivos podem ser aplicados em almofadas e outros objetos decorativos.

Junto com uma parede de gesso 3D, os cômodos ficam com um aspecto mais vivo e não prejudicam a ideia de integração. E para que a decoração não fique toda no mesmo tom, procure usar a mesma paleta de cores. Para valorizar ainda mais essas estratégias, existem algumas maneiras geniais de decorar o seu studio.

Como decorar bem um studio?

Quem se muda para um studio pela primeira vez costuma ficar cheio de dúvidas sobre o jeito certo de decorá-lo. Mas, a verdade é que com um pouco de bom gosto e noção, não é difícil decorar esse tipo de imóvel.

Não é fácil encontrar boas opções no mercado porque os móveis parecem ser pensados apenas para apartamentos de tamanho padrão. Isso deixa muita gente em dúvida ao visitar uma loja de móveis.

Se você está vivenciando essa situação e quer resolver esse problema de uma vez por todas, algumas dicas de decoração para studio são:

1.    Saber posicionar a cama

A cama é um dos maiores e mais importantes móveis, mas quando se trata dos estúdios, é importante ter muita cautela em relação à sua posição.

O ideal é que ela fique no canto, pois dessa forma é possível aproveitar melhor o espaço. Além disso, se ainda não comprou, dê preferência por camas multifuncionais, como aquelas com baú ou até mesmo um sofá-cama.

2.    Prefira decoração minimalista

O studio é um imóvel muito pequeno e qualquer excesso pode prejudicar sua estética e conforto. Por essa razão, prefira poucos móveis ou aqueles multifuncionais, além disso, não sobrecarregue o local com muitos itens de decoração.

Para valorizar cada canto desse pequeno apartamento, prefira o minimalismo e tenha cuidado com o tamanho da mobília.

3.    Prefira cores claras

As cortinas e persianas podem ser em tons mais claros, como o branco ou o bege, pois elas trazem sensação de amplitude ao ambiente. Os imóveis pequenos precisam de cores claras porque elas melhoram a iluminação e você pode aplicar as tonalidades mais escuras nos objetos de decoração, como quadros e almofadas.

4.    Usar a estante para separar os ambientes

Os studios são imóveis compactos que não têm paredes, mas eles podem ser divididos com a própria mobília. Uma das maneiras mais inteligentes e modernas de fazer isso é usando uma estante vazada para marcar a divisão.

É uma forma de melhorar a organização e delimitar seus espaços.

5.    Manter tudo sempre organizado

A ausência de paredes torna a bagunça mais aparente, assim sendo, procure opções que te ajudem a manter o apartamento sempre arrumado.

Se o seu imóvel possui piso vinílico placa, você pode investir em caixas organizadoras, nichos, prateleiras, gaveteiros e outras peças que, além de colaborarem com sua decoração, mantêm o imóvel organizado.

São itens que, apesar de simples, facilitam a rotina e melhoram a usabilidade do studio, algo fundamental para esse tipo de apartamento.

Conclusão

Sendo assim, os imóveis pequenos estão em alta, mas eles exigem um pouco mais de cuidado na hora de decorar. Como vimos, é perfeitamente possível fazer isso, desde que você tenha bom senso e ideias inteligentes. É dessa forma que o espaço se torna muito mais prático, bonito e funcional, trazendo sensação de bem-estar e aconchego quando você estiver em casa.

Apesar de ser destinado para pessoas que têm uma rotina mais agitada, é perfeitamente possível decorar o studio de modo que ele seja um verdadeiro lar para você.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »