AtaNews Publicidade 728x90
13/12/2021 às 16h24min - Atualizada em 13/12/2021 às 16h24min

Móveis planejados: Em qual ambiente é melhor usar?

Michelly Nakazone
Assessoria de imprensa
Foto: Imagem Ilustrativa
Os móveis planejados estão na lista de desejos de muitas pessoas, afinal, esse mobiliário deixa os ambientes mais organizados, personalizados, e de quebra, mais práticos. Podem ser usados em qualquer tipo de imóvel, tanto residencial, comercial e até mesmo corporativo, nos mais variados tipos de ambientes.

Geralmente, quando falamos sobre esse tipo de mobília, a primeira ideia que vem em mente é a cozinha planejada, afinal, a maioria dos projetos de ambientes planejados é voltada para elas.

No entanto, é possível usar móveis planejados em qualquer espaço, até mesmo no banheiro e em áreas externas, como a varanda e a churrasqueira. Ou seja, sua casa toda pode receber essa decoração. Além disso, os móveis planejados são muito recomendados para casas e apartamentos pequenos, visto que eles precisam de uma decoração bem pensada, que valorize o espaço e evite a bagunça.

Por essa razão, cada vez mais pessoas adquirem esse tipo de mobília para imóveis pequenos, que hoje também são uma grande tendência. Se você está decorando a sua casa e procura a melhor opção, leia este artigo. Vamos explicar o conceito de móveis planejados, em quais ambientes é possível usá-los, além de falar um pouco sobre suas vantagens. Confira!

Afinal, qual o conceito de móveis planejados?

Para entender melhor o que são os móveis planejados, vamos explicar um pouco sobre as opções que você pode encontrar no mercado atualmente.

Os mais comuns são os móveis modulados, que nada mais são do que uma mobília com medida padronizada e produzida em série. As peças são separadas e se encaixam de acordo com o que você deseja e o tamanho do ambiente. Mas um projeto de reforma residencial também pode contar com os móveis sob medida, que depois de prontos e instalados, fazem parte da estrutura do imóvel. Por isso, são produzidos para cada cômodo, de maneira exata.

Porém, no caso dos móveis planejados, eles são elaborados de maneira a atender às necessidades dos moradores.

Esse tipo de mobília é produzido levando em conta o gosto do cliente, por essa razão, segue as medidas do cômodo onde será instalado. É possível escolher cada detalhes do móvel, tais como:
  • Tamanho;
  • Cor;
  • Forma;
  • Acabamento.
Por essa razão, cada peça pode ser personalizada para o ambiente e para quem vai usá-la. Para isso, é necessário um planejamento, visando medir cada centímetro do local, o que possibilita uma construção exclusiva.

Esse tipo de móvel pode ser usado em diferentes espaços, como veremos no próximo tópico.

Principais ambientes para usar esse tipo de móveis

Uma das maiores vantagens dos móveis planejados é que eles podem ser usados em qualquer cômodo, como:
  • Sala;
  • Cozinha;
  • Quarto;
  • Banheiro;
  • Varanda;
  • Closet;
  • Churrasqueira.
Ou seja, assim como pode-se construir cozinhas planejadas com ilha, também é possível trabalhar com outros espaços, como:

1 - Projeto para o quarto

O quarto demanda uma decoração confortável, afinal, é o espaço onde você dorme e recobra as energias para o dia seguinte. Os móveis planejados ajudam nesse sentido, porque colaboram com a organização, possibilitando que você escolha livremente quanto ao acabamento.

É possível considerar todos os aspectos da sua personalidade, o que ajuda a criar um espaço que permite relaxar e se sentir bem. Você pode investir em móveis planejados tanto para quarto de casal quanto para um quarto de solteiro. Neste caso, é possível incluir uma mesa para computador que valoriza ainda mais o espaço, por exemplo.

2 - Projeto para a sala

A sala é o espaço social da sua casa, ou seja, é onde você recebe suas visitas. Por essa razão, é muito importante que ela tenha uma bela decoração. Com a instalação de móveis planejados, a sala fica muito mais organizada, com espaços adequados para todos os itens, independentemente de quais sejam.

É possível decorar a sala de uma residência, mas também de outros locais, como uma casa de repouso para idosos. As peças podem ser formadas por nichos, prateleiras, iluminação embutida, dentre outras possibilidades. Dessa forma, você pode organizar melhor suas peças de decoração e ainda investir em um projeto de iluminação impecável para o seu ambiente.

3 - Projeto para a cozinha

Como falamos anteriormente, um dos maiores focos de quem investe em móveis planejados é a cozinha. Trata-se do ambiente mais movimentado da casa e onde você prepara sua alimentação. Além disso, existem muitos objetos que precisam ser acomodados, como panelas, pratos, talheres, copos, potes, dentre outros.

Ou seja, a quantidade de utensílios dentro de uma cozinha é muito grande, o que significa que você precisa pensar muito bem em como projetá-la, principalmente se o espaço for muito pequeno. Mas, por meio dos móveis planejados, é possível otimizar o espaço da sua cozinha e aproveitar cada canto, independentemente de seu tamanho.

4 - Projeto para varanda

Se você tem uma churrasqueira gourmet externa em seu imóvel, saiba que também pode usufruir dos benefícios dos móveis planejados nesse ambiente. Por se tratar de um espaço geralmente menor, é ainda mais importante que você saiba aproveitá-lo, tornando-o mais confortável.

Exemplo disso é criar uma bancada ao lado da churrasqueira, prateleiras para acomodar alguns itens, além de um armário.

5 - Projeto para banheiro

O banheiro também costuma ser um local pequeno, por isso, pode ser difícil mantê-lo sempre organizado se a mobília não ajuda nesse sentido.

Entretanto, por meio dos móveis planejados, é possível personalizá-lo e criar espaços exclusivos para você guardar itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, papel higiênico, e assim por diante.

Vantagens dos móveis planejados

Como você já deve imaginar, os móveis planejados trazem muitas vantagens, pois além da personalização dos ambientes, eles aproveitam melhor o espaço.

Tanto em um projeto de hotelaria quanto residencial, existem vários objetivos quando o assunto é decorar. Por exemplo, boa parte das pessoas querem modernizar, enquanto outras prezam pela praticidade, e assim por diante.

Contudo, o objetivo de todos é fazer com que os cômodos cumpram bem o seu papel e sejam aconchegantes. Para isso, nada melhor do que trabalhar com peças personalizadas, como no caso dos móveis planejados.

Eles são projetados de acordo com suas necessidades e trazem diferentes possibilidades. Por essa razão, são capazes de proporcionar vantagens únicas aos seus usuários, tais como:

Excelente custo-benefício

À primeira vista, pode parecer que o projeto com esse tipo de mobília fica mais caro, mas a verdade é que ele oferece o melhor custo-benefício do mercado. Algumas pessoas não conseguem enxergar isso e acabam optando por móveis padrão, que possuem qualidade inferior, e o barato acaba saindo mais caro.

Com os móveis planejados, por sua vez, a decoração quarto de bebê menina, por exemplo, conta com peças de qualidade superior, o que acaba viabilizando os custos do projeto.

Além disso, você tem certeza de que está adquirindo peças que atendem às suas necessidades e que aproveitam bem o espaço disponível. E devido à alta qualidade, elas duram muitos anos.

Mais facilidade e praticidade para o dia a dia

A beleza dos móveis planejados está em cada detalhe, como em suas laminações, coberturas, puxadores, entre outros aspectos. Além disso, são muito mais funcionais porque oferecem armazenamento inteligente.

No entanto, existe outra característica desse tipo de móvel que chama a atenção das pessoas: a limpeza. Se você visitar um decorado de venda de imóveis, vai reparar que ele é todo decorado com móveis planejados. Contudo, isso não se deve apenas à beleza, mas também à facilidade na hora de limpar.

Esse tipo de mobília possui um design moderno e amplo, que facilita a limpeza da parte externa e de seus componentes, evitando o acúmulo de poeira. Além disso, é inegável a praticidade que esse tipo de móveis trazem ao nosso dia a dia, e isso se dá pelo fato de que eles foram projetados para um ambiente específico.

Tudo se encaixa perfeitamente bem, afinal, o projeto possui uma finalidade e atende aos desejos do usuário. Nesse sentido, você tem a peça que precisa, com as cores que gostaria e inserida no espaço que imaginou. Em uma loja de móveis planejados, também é possível encontrar a mobília perfeita para o seu home office, para que esse espaço seja ainda mais prático e de acordo com as tarefas do dia a dia de trabalho.

Considerações finais

Mobiliar a casa é um momento muito importante, não apenas para que a casa fique bonita, mas também para que ela seja confortável e te ajude no cotidiano. Pode se tornar difícil viver em um ambiente desorganizado, onde você não encontra nada ou muito apertado, situação muito comum para quem vive em imóveis pequenos e mal projetados.

Entretanto, com a aplicação dos móveis planejados, é possível conquistar a decoração dos sonhos e uma casa que atende às suas necessidades. Neste conteúdo, você pôde aprender um pouco mais sobre eles e todas as suas vantagens.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »