13/12/2021 às 16h13min - Atualizada em 13/12/2021 às 16h13min

Como escolher o box ideal para o banheiro?

Michelly Nakazone
Assessoria de imprensa
Foto: Imagem Ilustrativa
O banheiro é uma das partes mais importantes de qualquer projeto de construção, afinal, é nele que aliviamos nossas necessidades básicas e realizamos nossa rotina de higiene. Por essa razão, é fundamental que esse ambiente seja confortável e prático, contando com todos os elementos necessários para a sua estrutura.

Inclusive, um dos itens essenciais de um banheiro é o box, e ele cumpre muitas funções, como não deixar que a água escorra para outras partes do ambiente, proteger o espaço contra o excesso de umidade e trazer mais conforto para a hora do banho.

Pode ser uma sensação não muito agradável ter que tomar banho sem box, principalmente durante os dias mais frios do ano, portanto, é necessário muito critério na hora de escolhê-lo. Além disso, quando você entra no banheiro, a primeira coisa que vê é o box. Deste modo, estamos falando de um elemento que compõe a estética do espaço, por isso, ele precisa combinar com a decoração.

Aliás, ele faz parte do design do banheiro, e se você quer realmente criar um ambiente confortável e funcional para o dia a dia, preciso escolher o box com cuidado.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para você escolher o box ideal para sua casa, além de apresentar alguns tipos que existem no mercado. Acompanhe!

Fazendo a escolha do box perfeito

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, também é importante ter zelo e cuidado na hora de compor o seu banheiro, e assim como o vaso e a pia, o box precisa ser bem pensado e de qualidade.

No entanto, boa parte das pessoas acreditam que é fácil escolher esse item do banheiro, quando na verdade, é necessário se atentar a fatores, como:

Saber as medidas corretas

Quando você faz um projeto de reforma residencial, precisa se atentar às medidas para que tudo fique perfeito, o que, da mesma maneira, é muito importante quando se trata de um box.

Ao ir a uma vidraçaria, peça para que disponibilizem um profissional para medir o espaço onde o box será instalado, caso contrário, o produto não vai ficar como esperado.

Um centímetro a mais ou a menos faz toda a diferença, sendo assim, para que seu banheiro fique perfeito, você precisa saber exatamente quais são as medidas do espaço onde o box será instalado.

Considerar os usuários

Você já parou para pensar que o conforto e a praticidade de um ambiente dependem muito das características de quem vai utilizá-lo? Quando se trata de construção e reforma, é natural que as pessoas se apaixonem por alguns itens e acabem comprando sem pensar no modo como eles serão utilizados. Por exemplo, se a residência só tem um banheiro, não é legal colocar um vidro transparente, pois assim ele pode ser usado por outra pessoa enquanto outro morador toma banho.

Uma residência precisa de vários cuidados, como manutenção exaustor, de ar-condicionado, entre outros, para que esteja sempre em bom estado.

A arrumação também faz parte dos cuidados necessários com uma casa, nesse sentido, ter um box transparente pode prejudicar o visual se você só tem um banheiro para uso diário e para receber visitas.

Além disso, se você mora com crianças e idosos, precisa escolher um modelo que não tenha ferragem na parte inferior.

Pensar na segurança do espaço

É fundamental estar atento a algumas regulamentações, como dar ABNT NBR 14207/2009. Ela diz que o vidro do box precisa ser temperado com uma espessura de 8 mm, pois em caso de quebra, ele não vai se estilhaçar em pedaços pontiagudos.

Ademais, é muito importante que o box tenha uma película protetora de vidro, similar àquela que utilizamos na tela do celular, visto que se o vidro se quebrar, os pedaços ficam colados na superfície da película.

Tipos de box que podem ser vistos no mercado

Se você for a uma empreiteira de obras e consultar seus projetos, verá que existem inúmeras opções quando o assunto são itens de construção civil.

No que diz respeito ao box, ainda existem diversas opções diferentes que você pode escolher, como:
  • Box de correr;
  • Box de abrir;
  • Sanfonado;
  • Acrílico;
  • Com divisória;
  • Para banheira;
  • Tipo cortina.
O box com porta de correr é o mais comum e é muito utilizado em banheiros pequenos, visto que não precisa de um ângulo de abertura. Também pode ser do chão ao teto, desde que tenha uma janela próxima para circular o ar. Por sua vez, o box de abrir possui uma porta móvel que abre e fecha, necessitando de um ângulo para a sua abertura. Ele conta com dobradiças e puxador, e este pode ter diferentes tipos de acabamentos.

Quanto ao box sanfonado, este contém uma porta articulada, composta por várias folhas de vidro que se agrupam quando aberto. Uma pessoa que deseja comprar imóveis também pode encontrar box ângulo, muito comum em cantos de banheiro, em que sua instalação forma um ângulo de 90°.

O box de acrílico é bastante simples e leve, substituindo o vidro, tendo um preço mais acessível, sendo um modelo ideal para quem tem crianças em casa. Já o box com divisória é indicado para projetos de construção e reforma mais modernos. Ele possui apenas uma divisória de vidro ou madeira, delimitando o espaço do box, o que, inclusive, é uma boa opção para quem quer economizar espaço.

Quem tem banheira em casa também pode usar o box, que serve mais como uma opção para decorar o ambiente. Por fim, temos o box tipo cortina, que fica preso por gancho tenha uma barra metálica, sendo possível encontrar diferentes cores, tipos de estampas.

Se você está construindo ou fazendo o serviço de reforma, além de conhecer os tipos de box do mercado, é importante seguir algumas dicas para escolhê-lo.

Dicas para selecionar o melhor tipo de box

Para não errar na escolha e tornar o seu projeto mais bonito e funcional, algumas dicas na hora de comprar o box para o seu banheiro são:

1 - Conhecer os materiais

O material que vai constituir o box é uma parte importante do momento de escolha. A maioria costuma ser feita com vidro temperado, pois ele é mais resistente aos impactos. É possível escolher diferentes cores de vidro, e as mais comuns são o preto, o transparente e o esverdeado. Ele ainda pode ser liso, fosco, quadriculado, entre outras opções.

Se você escolher o box transparente e achar que o banheiro precisa de algum outro tipo de composição, pode optar por fazer uma parede diferente dentro do box. Da mesma maneira, não se esqueça de contratar uma empresa especialista em limpeza para limpar o local depois da reforma ou construção.

2 - Selecionar um modelo

Como falamos no tópico anterior, existem diversos modelos diferentes de box, e você precisa escolher aquele que mais combina com o seu projeto e com a decoração da sua casa.

Também é importante levar em conta o espaço que você tem disponível para fazer a escolha certa. Um exemplo disso é alguém que escolhe um modelo mais prático, caso o banheiro seja pequeno.

Nessa situação, as melhores opções são o box dobrável ou o modelo que deixa as portas paralelas à parede depois que é usado.

3 - Atentar-se à manutenção

Preste atenção quanto às necessidades de manutenção do modelo que você escolher. Assim como no caso de outros itens de casa, também é necessário fazer manutenção de box banheiro.

Ela é essencial para manter as peças em bom estado, como no caso de dobradiças e puxadores. Além disso, se houver trincas no vidro, pode ser necessário trocá-lo. Se você não pode ou não quer arcar com muitas manutenções, escolha um modelo mais simples.

4 - Escolher uma boa empresa

Por fim, mas não menos importante, escolha uma empresa de confiança para comprar o seu box e conte com profissionais especializados para fazer a instalação. É preciso optar por um fornecedor de confiança para ter acesso a um produto de qualidade e, principalmente, seguro para o dia a dia.

Isso é ainda mais essencial se você quer comprar box de vidro para sua reforma de banheiro pequeno, garantindo a segurança de todos os moradores.

Conclusão

O box é um item muito importante da casa, pois como vimos, ele cumpre uma série de funções essenciais no dia a dia. Nesse contexto, assim como você preza pela qualidade dos pisos, pintura, portas e outros itens, tenha cuidado ao escolher o box. Ele precisa ser pensado para atender às suas necessidades e de todos os outros moradores, trazendo mais beleza, conforto e praticidade ao ambiente.

Neste artigo, você conferiu algumas das principais características desse item e tudo o que ele precisa ter para completar o seu lar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »