AtaNews Publicidade 728x90
13/12/2021 às 16h04min - Atualizada em 13/12/2021 às 16h04min

Como utilizar gesso para mudar os ambientes?

O gesso é um material muito conhecido e um dos mais utilizados na construção civil, por conta de sua versatilidade. Ele consegue deixar os ambientes mais bonitos e pode assumir diferentes funções no espaço

Michelly Nakazone
Assessoria de imprensa
Foto: Imagem Ilustrativa
Pode ser aplicado tanto em construções comerciais quanto residenciais, em paredes, rodapés, teto e até como parte da decoração.

O acabamento com gesso é impecável e delicado, além de trazer outros benefícios para os espaços, como os que veremos ao longo deste artigo. Mas, para ter acesso a todos os benefícios desse material, é muito importante saber utilizá-lo do jeito certo e conhecer suas possibilidades.

Assim, você enriquece o seu projeto de construção ou reforma e obtém resultados surpreendentes.

O ideal é contar com um profissional especialista nesse material, assim ele pode te ajudar a ter boas ideias e implementá-las do jeito certo. Também pode avaliar as possibilidades e criar um projeto diferenciado.

Se você deseja incluir o gesso em seu projeto, leia este artigo até o final. Vamos mostrar um pouco sobre as vantagens, como mudar os ambientes por meio dele e ensinar algumas dicas de decoração com gesso. Confira conosco a leitura.

Vantagens do gesso para o seu projeto

A construção civil, cada vez mais, escolhe o gesso para seus projetos e não é à toa. Trata-se de um material extremamente versátil e que traz muitos benefícios.

Um exemplo disso é que ele é muito fácil de modelar, o que ajuda a produzir formas diferentes e empregá-lo para as mais variadas funções, como:
  • Rodapé;
  • Divisórias;
  • Sancas;
  • Peças decorativas.
Em uma reforma predial, ele também traz benefícios para o acabamento, pois fica mais bonito. Isso acontece porque, depois que endurece, o gesso melhora sua aparência, com uma superfície lisa, branca e que pode ser pintada.

Também pode ser moldado por meio de diferentes composições e texturas, o que aumenta ainda mais sua versatilidade. Não podemos deixar de dizer que esse material tem uma das melhores propriedades térmicas e acústicas, sendo um bom isolante térmico, que mantém a temperatura interna e deixa cada cômodo mais confortável.

Se você utilizar placas de gesso com lã de vidro por dentro, melhora consideravelmente a acústica do espaço.

Esse produto também adere bem à alvenaria e concreto, podendo ser utilizado como revestimento de paredes, sem que para isso seja necessário aplicar o chapisco na alvenaria, uma necessidade para a argamassa convencional.

A aplicação do gesso também é simples e rápida, podendo ser realizada em um único dia, dependendo do tamanho do cômodo.

Nos projetos de arquitetura em geral, ele endurece rapidamente, por isso, você pode começar a pintar mais cedo, melhorando sua resistência em cerca de uma semana.

Outra vantagem é que esse material é bastante acessível e fácil de encontrar, devido à abundância de rochas gipsitas. O preço também é vantajoso, se comparado aos materiais de reboco convencionais.

Possui grande capacidade de gerar diferentes tipos de produtos, o que melhora ainda mais seu custo-benefício. É muito mais rápido usar revestimento de gesso e o armazenamento é simples, já que se trata de um único produto. Ademais, o gesso é um material leve, que facilita o transporte.

É possível produzir produtos diferentes, por isso, existem mais possibilidades de personalização. Ele é bastante usado na decoração, como no caso de forros, divisórias, além da manutenção de espaços, tapando buracos e rachaduras.

Por fim, o gesso ajuda a evitar a propagação do fogo, reduzindo os danos provocados por incêndios, o que torna as construções mais seguras.

Como transformar um ambiente com gesso?

O gesso pode ser aplicado em todos os cômodos do projeto, portanto, você pode utilizá-lo para mudar salas, quartos, cozinha, banheiros, varanda, além de ser uma boa opção para projetos corporativos e comerciais. Ele combina com qualquer elemento decorativo, como no caso de uma cortina wave, entretanto, não recomendamos seu uso em áreas externas. Por conta de sua composição, o gesso não lida bem com as mudanças de temperatura.

No entanto, pode ser aplicado em espaços úmidas, como banheiros e cozinhas, mas desde que o material utilizado seja feito de gesso com cimento.

Ao escolher um ambiente para mudar, tenha cuidado, visto que o gesso se destaca muito mais do que demais componentes, principalmente no caso de paredes 3D. Nesse caso, aplique em apenas uma parede para não pesar a decoração, principalmente se o ambiente for muito pequeno.

Você também pode instalar uma placa de gesso no teto, tornando o espaço mais sofisticado e bem elaborado. Por essa razão, ele está muito presente em ambientes como a sala de jantar.

Outra opção que transforma qualquer ambiente, como uma sala planejada, é usar o gesso para compor um painel. Caso esta seja sua ideia, prefira desenhos leves e escolha cores claras.

É possível encontrar diferentes modelos de placas prontas no mercado, com tamanhos que variam entre 30 e 40 cm de altura e largura. Você pode comprá-las prontas ou fazer você mesmo, por meio de moldes. Dentre os modelos mais procurados estão os ondulados, trançados e geométricos. Mas você também pode encontrar muitos outros, como os floridos, que trazem mais delicadeza ao ambiente.

O mosaico é feito de vários quadrados, dispostos em alturas diferentes, lembrando pedras que você também pode encontrar no mercado.

Se a sua ideia é criar um ambiente mais moderno, pode optar pelo escaleno, em que os desenhos não são tão definidos e trazem mais modernidade ao ambiente.

Para quem quer trazer mais sensação de movimento para o cômodo, pode contratar uma empresa terceirizada para instalar placas de gesso com desenho de ondas.

Existem inúmeros modelos de placas de gesso, que permitem criar todo tipo de ambiente. Mas para trabalhar ainda melhor esse material, confira algumas dicas no próximo tópico.

Dicas de decoração com gesso

Como falamos, o gesso é um material muito versátil, e não é à toa, pois existem muitas maneiras de aplicá-lo na decoração, como:

Divisórias

As divisórias são ideais para construções amplas ou de conceito aberto, por isso, você pode optar pelos modelos decorados, conhecidos como drywall. Essa opção para dividir ambientes é ideal porque, além de ser barata, pode ser movida sempre que você quiser.

Em outras palavras, a reforma apartamento pequeno ou construção será muito mais prática.

A divisória pode ser lisa ou em 3D, como mostramos no tópico anterior, podendo separar a cozinha da sala de estar, ou até mesmo o quarto da sala, em imóveis menores.

Forro de gesso

Outra opção é o forro de gesso decorado, que ajuda a disfarçar imperfeições, embutir pontos de iluminação e rebaixar o teto. Muitas pessoas apostam nessa opção para disfarçar a fiação, duto de ar condicionado ou criar um cortineiro de gesso que pode ser usado na sala ou no quarto.

É possível criar projetos diferentes e criativos, em diferentes formatos, como o curvo, que permite inserir luzes do teto às paredes. Quanto mais criativo for o projeto, maiores serão as possibilidades.

Mobília de gesso

Um especialista em gesso pode criar móveis sob medida, como estantes, móveis para a sala de estar e até closets. Por exemplo, no escritório, você pode criar uma mesa de trabalho moderna, embutida na parede e ainda aproveitar para inserir as luminárias.

Para dividir os ambientes com mais criatividade e modernidade, também é possível construir uma estante de gesso entre a sala de jantar e a sala de TV, por exemplo.

Gesso no teto

Também é possível fazer lindas decorações com gesso no teto, e você pode fazer isso de muitas maneiras diferentes. A mais tradicional é a moldura de gesso e a mais sofisticada é o teto rebaixado com iluminação embutida.

Parede 3D

Uma parede 3D pode ser feita de várias maneiras, sendo a mais simples por meio de molduras de gesso prontas. Além de deixar o espaço muito mais bonito, é possível economizar muito com o projeto e conseguir um resultado ainda melhor para cômodos como os quartos e as salas.

Ademais, como falamos no tópico anterior, é possível encontrar diferentes modelos de placas de gesso, que vão enriquecer e embelezar ainda mais a sua decoração.

Conclusão

Portanto, construções e reformas envolvem muito a personalidade do morador e o gesso é capaz de aderir às suas necessidades e estilo, de maneiras inteligentes.

Os projetos com esse material ficam incríveis e valorizam o espaço como nenhum outro. Trata-se de um produto muito versátil e que pode ser usado do jeito que você quiser. Além das dicas que demos aqui, existem muitas outras possibilidades, você só precisa conhecê-las ou soltar sua imaginação e transformar o seu lar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »