AtaNews Publicidade 728x90
06/12/2021 às 14h19min - Atualizada em 06/12/2021 às 14h19min

Birigui comemora 110 anos de fundação e 100 anos de emancipação com festa na praça Dr. Gama

Assessoria de Imprensa
Birigui comemora na próxima quarta-feira (8/12) os 110 anos de fundação e 100 anos de emancipação política. Para celebrar a data, a Prefeitura preparou uma festa especial na praça Dr. Gama, a partir das 19h30. A população está convidada a participar, sendo obrigatório o uso de máscara facial.

Haverá apresentações da Corporação Musical Maestro Antônio Passarelli, da Banda Regimental de Música da Polícia Militar do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior), e do maestro Marcos Tinareli. Terá ainda exposição de carros antigos do Clube da Ferrugem e do Rolês Simples e Sempre.

A corporação musical também será homenageada pelo seu centenário, comemorado no dia 26 de outubro. A banda foi criada em 1921, dez anos após a fundação de Birigui, que na época era distrito de Penápolis. Hoje, a corporação conta com 31 músicos e regência do maestro Lino Tonsig.

“Não podemos deixar de comemorar o aniversário de 110 anos dessa terra que tanto amamos e temos orgulho de ser biriguiense. Por isso, convidamos a todos para prestigiar essa singela festividade para marcar essa data tão importante”, convidou o prefeito Leandro Maffeis.

HISTÓRICO

Como as principais cidades da região, Birigui nasceu e se desenvolveu em torno da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. O povoado foi fundado em 7 de dezembro de 1911 pelo imigrante português Nicolau da Silva Nunes. O município conseguiu sua emancipação no dia 8 de dezembro de 1921.

Conhecida como a “Pérola da Noroeste” e reconhecida nacionalmente como a Capital Brasileira do Calçado Infantil e a terra do Biribol, Birigui é a segunda maior cidade da região, com população estimada em 126.094 mil habitantes, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »