AtaNews Publicidade 728x90
05/12/2021 às 11h53min - Atualizada em 05/12/2021 às 11h53min

Bolo de Natal com creme amanteigado | Guirlanda de Natal comestível

A Receitaria
O Natal é, indiscutivelmente, a época mais bonita do ano, e a vontade celebrá-lo aumenta a cada semana. As luzes, as decorações da árvore de Natal, os calendários e as guirlandas fazem de dezembro um mês de alegria.

Na maioria dos apartamentos e casas, uma bonita guirlanda ganha lugar na mesa da ceia e na porta. Como nós também amamos esta tradição, a combinamos com a arte de cozinhar: aqui está uma linda guirlanda totalmente comestível, até mesmo as velas!

Porções: 8
Tempo total: 4h30min
Tempo de descanso: pelo menos 6h30min
Dificuldade: avançada

Ingredientes:

Para a massa:


12 claras;
450 g de açúcar;
220 ml de óleo;
240 ml de leite;
500 g de farinha de trigo;
150 g de cacau em pó;
Corante alimentar vermelho;
Corante alimentar verde;
Forma de bolo redonda, untada (diâmetro: aprox. 26 cm).

Para o creme amanteigado de chocolate:

200 g de leite condensado;
250 g de manteiga;
120 g de cacau em pó.

Para as velas comestíveis (creme amanteigado de chocolate branco):

300 g de chocolate branco, picado;
120 g de creme de leite (levado à fervura uma vez);
100 g de manteiga batida em temperatura ambiente;
Pinhões ou macadâmias;
Rolo de papelão;
Papel manteiga;
Elásticos pequenos;
Saco de confeitar;
Colher pequena.

Para as pinhas:

Sucrilhos de chocolate ou similar;
Marzipã;
Cacau em pó.

Para os galhos de pinheiro:

300 g de chocolate colorido de verde e temperado;
30 palitos de chocolate;
Garfo grande;
Papel manteiga.

Mais:

Estrela de canela.

Passo a passo:

1. Bata as claras em neve e acrescente o açúcar aos poucos. Bata tudo até obter um merengue firme. Em seguida, adicione a farinha, o leite e o óleo separadamente e misture bem. Divida a massa em duas tigelas e tinja uma com corante vermelho e outra com corante verde.

2. Despeje as massas alternadamente na forma e sempre peneire uma fina camada de cacau em pó a cada camada.

Dica: use uma concha para despejar a massa e crie as camadas com muito cuidado, caso contrário a massa vai se misturar.

3. Leve a forma ao forno por 1 hora a 170 °C. Depois de assar, deixe o bolo esfriar completamente até a temperatura ambiente. Demora cerca de 2-3 horas.

4. Para o creme amanteigado de chocolate, bata a manteiga até ficar branca e cremosa, adicione delicadamente o cacau em pó e misture tudo bem. Por fim, adicione o leite condensado. Misture tudo até obter uma consistência cremosa mais uma vez.

5. Agora vamos passar para as velas, cujo preparo não é mostrado no vídeo. Derreta o chocolate branco picado no creme de leite quente. Misture bem e deixe esfriar à temperatura ambiente. Adicione a manteiga aos poucos. (Importante: o creme de chocolate e a manteiga devem estar aproximadamente à mesma temperatura).

Forre o interior de um rolo de papelão com papel manteiga e feche uma das extremidades com papel manteiga (ou vegetal) e um elástico. Vire o rolo de papelão e encha-o com creme (sempre batendo para o creme ficar bem assentado). Quando o rolo estiver completamente cheio, feche-o e deixe endurecer por pelo menos 4 horas na geladeira (ou melhor ainda, durante a noite). Guarde o resto do creme.

Após o tempo de resfriamento, remova o creme do rolo usando papel manteiga. Corte o creme solidificado em 4 pedaços de igual comprimento, de modo a obter 4 "velas" de igual tamanho (de preferência use uma faca quente para cortar). Coloque as velas em pé, aqueça uma colher pequena e com ela forme uma cavidade na parte superior. Aqueça o resto do creme e distribua pela vela para que o creme escorra um pouco e fique parecido com cera derretida. Coloque um pinhão no centro e deixe as velas esfriarem por 30 minutos.

6. Para os ramos de pinheiro, tinja de verde o chocolate branco derretido. Espalhe o chocolate sobre uma folha de papel manteiga e espalhe com dois garfos, começando do centro para a esquerda e para a direita. Coloque também um palito de chocolate no meio. Deixe o chocolate endurecer e depois coloque na geladeira. Por fim, remova com cuidado o galho do papel vegetal.

7. Para a decoração, ainda faltam as pinhas. Para fazê-las, amasse o marzipã com o cacau em pó e forme uma bola levemente oval. Em seguida, introduza os Sucrilhos por em toda a massa para obter a forma típica de uma pinha.

8. Cubra completamente o bolo com creme amanteigado de chocolate. Em seguida, incorpore os galhos de pinheiro ao redor no creme.

9. Coloque as velas em intervalos regulares sobre o bolo, pressionando-as levemente sobre o creme.

10. Pinhas de chocolate e estrelas de canela completam a aparência e o sabor do bolo.

Este bolo é uma obra-prima para quem não se cansa dos bolos de Natal. Convide a sua família ou amigos e agrade com este bolo fenomenal!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »