AtaNews Publicidade 728x90
04/12/2021 às 13h34min - Atualizada em 04/12/2021 às 13h34min

Seu código de segurança mudou no WhatsApp? Entenda o que significa

CanalTech
Foto: Imagem Ilustrativa
O código de segurança do WhatsApp é uma representação visível da chave de segurança que existe entre o usuário e um contato com quem ele mantém conversas. O recurso é como uma "garantia" de que o chat (e o conteúdo trocado ali) é protegido pela criptografia de ponta a ponta — ou seja, não existem interceptadores.

Para que serve o código de segurança do WhatsApp?
Desde 2016, todas as conversas do WhatsApp são protegidas com criptografia de ponta a ponta. De forma básica, essa camada de proteção codifica o bate-papo com uma chave única e exclusiva — com ela, o app consegue decodificar o conteúdo e exibir o chat para todos os envolvidos.

O código de segurança é uma forma de garantir que a conversa é visível somente para o usuário e o destinatário (Imagem: Unsplash/Asterfolio)

O código de segurança é uma forma de garantir que a conversa é visível somente para o usuário e o destinatário (Imagem: Unsplash/Asterfolio)


O código de segurança do WhatsApp é composto por um QR code ou uma sequência de 60 dígitos. Existe uma combinação única para cada conversa do WhatsApp — ou seja, para cada contato seu, existe uma sequência diferente, até mesmo em grupos.

Por que o código muda?
Eventualmente, porém, essa sequência muda — e você pode ter sido notificado sobre isso. Segundo o WhatsApp, o código de segurança de um contato pode mudar em duas situações: quando o usuário ou contato trocam de aparelho, ou quando algum deles reinstalou o aplicativo.

Como verificar o código de segurança do WhatsApp?
Para conferir se a conversa com uma pessoa está realmente protegida pela criptografia de ponta a ponta do WhatsApp, é necessário checar o código de segurança. A chave está localizada dentro da página “Informações de contato” do perfil salvo no mensageiro, na seção “Criptografia”.

O código de segurança pode ser verificado manualmente, na sequência de 60 dígitos, ou via QR code (Captura: Igor Almenara/Canaltech)

O código de segurança pode ser verificado manualmente, na sequência de 60 dígitos, ou via QR code (Captura: Igor Almenara/Canaltech)


Entretanto, verificar só a sua ponta não basta: a sequência precisa ser idêntica a que aparece no celular do contato. Para conferir se está tudo funcionando como deveria, peça para escanear o QR code no celular do destinatário através do escâner do WhatsApp.

O que significa o alerta de troca de código de segurança?
Considerando as condições que levam a alteração do código e o surgimento do alerta, a troca dele indica que o contato trocou de aparelho ou precisou reinstalar o mensageiro por algum motivo. Contudo, a notificação pode ser um sinal de perigo: algum invasor pode ter se apossado do número do contato e agora está no controle do perfil.

Neste momento, é bom considerar entrar em contato com a pessoa por ligação ou por outro aplicativo e perguntar se ele trocou o celular recentemente ou precisou reinstalar o WhatsApp. Fazer isso tanto ajuda o usuário a estar ciente de com quem está falando e, claro, avisar um colega de um possível golpe.

Como receber o alerta de segurança
A notificação de segurança nem sempre está habilitada no WhatsApp. Se for interessante para você ficar de olho sempre no código que muda, pode habilitar o alerta no menu de configurações do app.

O alerta de mudança de chave de segurança pode ser habilitado no menu de configurações (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)

O alerta de mudança de chave de segurança pode ser habilitado no menu de configurações (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)


Para encontrar a função, entre em Configurações > Conta > Segurança e habilite “Mostrar notificações de segurança neste aparelho”. Feito isso, sempre que o código de segurança for alterado para algum contato, o WhatsApp exibirá uma notificação da mudança.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »