AtaNews Publicidade 728x90
03/12/2021 às 11h46min - Atualizada em 03/12/2021 às 11h46min

Birigui promove campanha de testagem de HIV e sífilis em todas as Unidades Básicas de Saúde

A campanha de intensificação segue até o dia 7 deste mês

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Ontem (1º) foi comemorado o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, com isso a Secretaria Municipal de Saúde de Birigui iniciou a campanha “Fique Sabendo”, com a intensificação de testagem de HIV e sífilis junto à população. A ação é realizada por meio do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais.

Os testes rápidos gratuitos estão sendo realizados em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dentro de seus horários de funcionamento, e também no SAE (Serviço de Atendimento Especializado), das 8h às 11h30. A campanha de intensificação segue até o dia 7 deste mês.

No próximo sábado (4), haverá o Dia D da campanha Fique Sabendo na praça Dr. Gama, das 8h às 12h. Neste dia serão feitos testes rápidos e haverá a distribuição de preservativos masculinos e femininos e panfletos de conscientização e orientações sobre as doenças.

PÚBLICO

Toda a população pode participar da ação, mas a campanha é direcionada para os jovens e todas as pessoas com vida sexual ativa, especialmente os grupos de usuários de álcool e drogas, HSH, travestis, transexuais, profissionais do sexo e aqueles que nunca fizeram os testes.

Os testes são feitos com uma gota de sangue coletada do dedo e os resultados são entregues já no mesmo dia. Os testes são sigilosos e não requerem nenhum preparo prévio. O objetivo da campanha é fazer o diagnóstico precoce das doenças e oportunizar o tratamento adequado.

Ambas as doenças podem ser transmitidas ou adquiridas através da relação sexual desprotegida, ou por meio do contato com mucosas ou área ferida do corpo, além do compartilhamento de seringas e agulhas. Também pode ocorrer transmissão congênita, quando as crianças já nascem portadoras dos vírus.

Nem toda a pessoa que se infecta pelo HIV tem Aids. Isto porque algumas pessoas podem não desenvolver sintomas mesmo após a infecção e neste caso, passam a viver com o vírus. A Aids é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV e surge quando o organismo apresenta baixa imunidade.

OFERTA DE TESTES

Testes de HIV e sífilis, bem como de hepatites B e C são realizados em todos os postos de saúde e no SAE durante o ano inteiro. O SAE fica no Centro Médico e os atendimentos são de segunda a sexta-feira. Informações: (18) 3643-6262 – ramais 255 e 212.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »