AtaNews Publicidade 728x90
27/11/2021 às 19h00min - Atualizada em 27/11/2021 às 19h00min

Conheça os diferentes tipos de cabelo e saiba como identificar o seu para cuidar corretamente dele

Beleza extraordinária
Foto: Divulgação
Você sabia que existe uma classificação dos tipos de cabelos? Os fios são divididos em cabelo liso, ondulado, cacheado e crespo, mas dentro de cada tipo há variação que mudam dependendo da grossura do fio ou da curvatura. Nosso cabelo sempre tem um tipo de fio mais característico, mas também é possível encontrar mais de um tipo de cabelo em uma pessoa, isso porque nosso cabelo vai mudando conforme vai crescendo e se desenvolvendo.

Entender o tipo do seu cabelo, ou os tipos, ajuda no momento de escolher os melhores tratamentos para os fios. Se você está em dúvida de como descobrir qual é o seu fio, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.


Quais são os tipos de cabelo?
Os tipos de cabelo são 4: cabelo liso, cabelo ondulado, cabelo cacheado e cabelo crespo. A diferença entre os tipos estão na curvatura e na espessura dos fios. Além das 4 classificações principais existem 3 subcategorias com especificações de cada cabelo. Cada cabelo ganha uma numeração de 1 a 4 e as subcategorias são as letras A, B e C, que indicam a espessura do fio e a intensidade da curvatura.

Existem cabelos cacheados com os cachos mais abertos e outros com os cachos mais fechados. Enquanto os cabelos lisos podem ter o fio fino ou fio grosso. Entender qual é o seu ajuda a escolher os melhores tratamentos e produtos para os seus fios. Abaixo, confira com detalhes as classificações de cada tipo de cabelo.

Tipos de cabelo liso
Os cabelos lisos são classificados com o número 1 e são divididos em tipos 1A, 1B e 1C. A diferença entre os três tipos de cabelo liso está na espessura dos fios, os cabelos tipo 1A são finos, 1B médios e 1C são cabelos lisos grossos. Entenda em detalhes cada tipo de cabelo liso:

Tipo 1A: esse tipo de cabelo liso é mais fino e alinhado, porque ter espessura fina tende a dar mais nós e embaraçar com facilidade. Essa característica também faz com que o óleo do couro cabeludo tenha mais facilidade de descer para o comprimento, o que faz com que esse tipo de cabelo seja mais oleoso.

Tipo 1B: os cabelos desse tipo tendem a ser mais grossos e com uma mistura dos fios 1A, em razão dos cabelos mais grossos eles tendem a ser mais volumosos e menos oleosos.

Tipo 1C: esse tipo de cabelo é o mais grosso de todos e tende a ser mais pesado e volumoso, além do fio ser mais resistente e brilhoso.


Tipos de cabelo ondulado
O cabelo ondulado é um tipo de cabelo bastante versátil, porque dependendo do tipo ele consegue transitar entre o liso e o cacheado, e também dependendo da forma que é finalizado. Esse tipo de fio têm pequenas curvas, que se diferenciam dos cabelos lisos, e que não chegam a ser classificadas como cachos por serem muito abertas. Os cabelos ondulados são classificados com a numeração 2 e divididos entre 2A, 2B e 2C. Confira com detalhes as características dos cabelos ondulados:

Tipo 2A: esse tipo de cabelo ondulado é mais semelhante ao cabelo liso. Ele é classificado como ondulado pois apresenta uma leve ondulação, mas nada muito marcante. Por ser mais parecido com o liso ele é o menos volumoso dos cabelos ondulados e tende a ser mais oleoso.

Tipo 2B: esse tipo de fio tem uma ondulação mais acentuada em formato em “S”, por ter um pouco mais de volume o cabelo ondulado tipo 2B já apresenta um pouco mais de frizz, no geral as ondas ficam mais intensas no comprimento do cabelo.

Tipo 3B: as ondas desse tipo de cabelo são mais definidas e ele se aproxima mais do cabelo cacheado, dependendo da finalização ele pode ficar semelhante a uma cabelo 3A. Esse é o tipo de cabelo ondulado mais volumoso e com mais frizz, ele tende a ser oleoso no couro cabeludo e um pouco mais seco nas pontas.


Tipos de cabelo cacheado
Os cabelos cacheados também são conhecidos como cabelos encaracolados, eles são classificados com a numeração 3 e divididos em 3A, 3B e 3C. O fio é formado por caracóis que podem ser mais abertos ou mais fechados. Por conta dos cachos, esse tipo de cabelo tende a ser mais seco no comprimento porque o óleo do couro cabeludo encontra mais dificuldade para descer até as pontas.

Tipo 3A: esse tipo de cabelo tem os cachos mais abertos e dependendo de como for finalizado fica parecendo um cabelo ondulado do tipo 2C. Ele apresenta mais volume e definição que os cabelos ondulados, esse tipo de fio tende a ser o mais oleoso dos cabelos cacheados.

Tipo 3B: esse tipo de cabelo cacheado é mais ondulado na raiz e conta com cachos mais definidos nas pontas. Ele apresenta mais frizz e exige cuidados especiais com a hidratação por ter tendência de ser menos oleoso. Os cabelos do tipo 3B contam com bastante definição e volume.

Tipo 3C: os tipos de cachos deste cabelo são mais fechados. O que faz com que o fator encolhimento seja mais visível, ou seja, o cabelo parece menor do que realmente é por conta dos cachos que encolhem os fios para formar os caracóis. Os cachos são formados desde a raiz e desenvolvidos ao longo do comprimento. Esse tipo de fio tende a ser mais ressecado e apresenta muito volume e definição.


Tipos de cabelo crespo
Os cabelos crespos apresentam cachos bem mais fechados, por isso eles tendem a ser mais volumosos e definidos. Por conta disso, os cabelos crespos também tendem a ser mais ressecados e apresentar mais frizz. Eles são classificados pelo número 4 e divididos nas categorias 4A, 4B e 4C. Confira os detalhes desse tipo de fio abaixo:

Tipo 4A: semelhante ao cabelo cacheado 3C, esse tipo de cabelo crespo apresenta o cacho mais fechado em comparação aos cacheados e mais aberto em comparação aos outros crespos. O fator encolhimento se torna mais visível em comparação aos cacheados e ele tende a precisar de mais atenção com a hidratação.

Tipo 4B: a partir desse tipo de fio, os cabelos crespos tendem a perder o aspecto de caracóis e ter característica de zigue-zague como se o fio tivesse o formato de vários “Z’s”. Por conta dessa característica, ele tende a ser mais volumoso e mais seco, o que faz com que o fio seja mais frágil.

Tipo 4C: com os fios em zigue-zague mais fechados, esse tipo de fio não apresenta definição mas é o cabelo mais volumoso de todos. Por conta disso, o fator encolhimento é mais acentuado nos cabelos crespos 4C. Além disso, eles tendem a ser mais ressecados, o que pode ser solucionado com produtos que contenham bastante óleos em sua composição.


Como saber o meu tipo de cabelo?
Para saber o seu tipo de cabelo é preciso analisar os fios para entender qual a curvatura é mais presente. Faça isso sem aplicar nenhum produto, pois os produtos podem deixar o cabelo mais definido. Analise as mechas e encontre o tipo de cabelo dominante nos seus fios.

Lembrando que nenhum cabelo tem apenas um tipo de fio. Por conta do crescimento capilar, procedimentos químicos e cortes, as formas do fio podem ser alteradas. Então é comum uma pessoa ter mais de um tipo de cabelo.

Encontre os produtos corretos para o seu tipo de cabelo
Ao descobrir o seu tipo de cabelo é possível encontrar os produtos ideias para tratar os fios. Os cabelos lisos e ondulados tendem a ser mais oleosos, por isso investir em hidratação é mais recomendado do que processos de umectação. A linha Elseve Hidra Hialurônico traz os benefícios do ácido hialurônico para os fios com ação preenchedora e hidratante, injetando até 4x mais hidratação nos fios. Resultando em cabelos macios, com movimento e ajudando a desembaraçar os fios.

Enquanto os cabelos cacheados e crespos tendem a ser mais ressecados, além da hidratação a umectação é um procedimento bastante recomendado para os fios cacheados e crespos. Por isso, além da linha Hidra Hialurônico, que também combate o frizz e hidrata os fios diretamente na fibra capilar, a linha Óleos Extraordinários é capaz de levar óleos para o comprimento dos fios e deixar os fios com brilho e movimento. Além da linha principal, você encontra a Óleos Extraordinários Cachos, desenvolvida exclusivamente para cabelos cacheados, crespos e em transição capaz de proporcionar tudo que esses fios necessitam.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »