AtaNews Publicidade 728x90
25/11/2021 às 15h05min - Atualizada em 25/11/2021 às 15h05min

Conheça alguns exercícios que podem ajudar na longevidade

Um padrão de rotina saudável é decisivo para uma vida mais longa e confortável. Investir em algo tão básico para o corpo, como os exercícios físicos, pode revelar uma ação com efeitos positivos em múltiplas áreas.

Assessoria de imprensa, michelly.sicchieri
Projeções da OMS (Organização Mundial da Saúde), apontam entre quatro e cinco milhões de mortes que podem ser evitadas anualmente com a inserção de exercícios regulares na rotina da população.
 
Afinal, o sedentarismo é considerado uma epidemia perigosa, considerando que os postos de trabalho contemporâneos reduziram ao máximo a intervenção humana em atividades mecânicas de alta intensidade.

O perigo de uma rotina desequilibrada

Conforme as rotinas de trabalho se tornam mais estáticas, assumindo papéis de controle e manutenção, em contrapartida à operação direta, diminui-se o incentivo para a prática de atividades físicas. Tal cenário é acentuado pela tecnologia digital.
 
A inserção dos aparelhos conectados à internet, a melhoria na infraestrutura doméstica e a troca de alimentação vegana para o consumo de alimentos industrializados foi uma combinação que aumentou os casos de hipertensão, diabetes e obesidade.
 
Sem contar os casos de problemas cardiovasculares, como o infarto. Condições derivadas dessas doenças figuram entre as principais causas de mortes naturais no planeta.
 
Como, por exemplo, o conjunto de patologias cardíacas, ultrapassando o câncer, apontado como a principal ameaça à saúde mundial do último século.
 
As doenças cardiovasculares representam 31% de todas as mortes por causas naturais no cenário global, uma estatística divulgada em 2017 pela OMS aliada à OPAS, ou Organização Pan-Americana de Saúde. As patologias deste conjunto são:
 
  • Acidente vascular cerebral;
  • Hipertensão;
  • Doença arterial coronariana;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Anginas e infartos.
 
Em seguida, as mortes por câncer lideram o ranking, com o câncer de pulmão, de mama, cólon do útero e próstata, entre os mais comuns. O câncer é apontado pela OMS como uma condição mais frequente em indivíduos sedentários, matando 9,6 milhões em 2018.
 
O sedentarismo é um problema que indica o surgimento de outros, como a má alimentação e maus hábitos de sono. Indivíduos sedentários estão mais propensos a fazer parte de um grupo atingido pela fome.
 
A fome, também chamada desnutrição oculta, é um fenômeno identificado em clínica médica especializada, característico da presença de alimentos pobres em nutrientes, com alto teor calórico, produzidos em escala e disponibilizados em baixo custo.
 
As pessoas que fazem parte deste grupo apresentam quadros de sobrepeso, e em alguns casos, a obesidade, ao passo em que o corpo enfrenta uma condição de desnutrição, devido a quantidade insuficiente de nutrientes que consome.
 
Entre os nutrientes, carboidratos de alta qualidade, encontrados em proteínas advindas de fontes animais e vegetais, alimentos integrais, vitaminas, fibras, minerais e boas gorduras podem ser incluídos, denunciando um quadro que vai além da típica aversão à salada.
 
Problemas com sono também fazem parte de uma rotina sedentária. O acúmulo de gorduras derivado de um padrão de superávit calórico desencadeia cansaço excessivo, apnéias e estimula a produção de neurohormônios de alerta como cortisol.

A importância do exercício físico

O exercício físico é apontado por organizações oficiais como um dos melhores indícios de longevidade na população, responsável pelos processos de emagrecimento saudável, pela eliminação de comorbidades em portadores de doenças crônicas, entre outros.
 
A recomendação oficial para adultos é de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica, de intensidade moderada, além da inclusão de exercícios de fortalecimento muscular duas vezes na semana. Essa frequência pode ser fracionada em diversos dias.
 
Outra possibilidade é a combinação entre atividade de intensidade moderada e alta intensidade, como esportes em conjunto, natação, práticas como pular corda, basquete, futebol e vôlei, além de artes marciais.
 
Para os exercícios de alta intensidade, a recomendação mínima fica em torno dos 75 a 150 minutos semanais, que podem ser igualmente fracionados. A atividade aeróbica pode ser organizada em ciclos curtos de longa intensidade e ciclos longos de baixa intensidade.
 
Quanto aos exercícios anaeróbicos, como aula de pilates, sua principal função reside no fortalecimento do tônus muscular, possibilitando a aceleração do metabolismo e uma queima mais rápida de gordura.
 
O exercício físico regular é capaz de gerar benefícios de curto, médio e longo prazo para indivíduos de todas as faixas etárias, desde que adaptados às suas condições. Seus benefícios mais visíveis na qualidade de vida são:

Melhor conservação de energia

Manter-se energizado durante todo o dia pode ser uma atividade difícil para muitas pessoas. A rotina de trabalho e estudos promove não apenas um cansaço físico, como mental. Para pessoas sedentárias, esse problema se manifesta com maior intensidade.
 
O exercício físico estimula a produção de substâncias que auxiliam no relaxamento, otimizando o aproveitamento do sono. Por outro lado, aumentar o gasto calórico em uma aula de dança para emagrecer estimula o metabolismo e a absorção de nutrientes.
 
A reconstrução metabólica é capaz de aprimorar a absorção de oxigênio, expandindo o aproveitamento pulmonar.

Ansiedade e estresse

Quando você pratica alguma atividade física, seu corpo libera endorfina e serotonina, que estão diretamente ligadas ao humor e bem-estar.
 
O estresse e a ansiedade podem ser controlados com uma rotina constante de atividades físicas, que vão auxiliar no controle de neurotransmissores. Praticar exercícios regularmente torna-se uma estratégia no combate aos sintomas do estresse e ansiedade.

Como incluir as atividades físicas na rotina?

A regularidade e a disciplina são extremamente importantes para que os efeitos das atividades físicas sejam profícuos. Em primeiro lugar, você deve procurar algo que seja do seu agrado para praticar.
 
A atividade física não deve ser um peso, mas um momento agradável. Para isso, encontre um exercício que você goste de fazer. Não insista em atividades que claramente não te animam.
 
Por exemplo, não adianta querer praticar vôlei se você detesta o esporte. Você pode acabar se machucando e precisando de terapia manual ortopédica ou algo parecido, já que não vai fazer as atividades com gosto e acaba praticando de qualquer jeito.

Assim , é possível ir testando e experimentando as variadas opções que existem até encontrar um exercício que combine com você e também com as limitações que o seu corpo apresenta.
 
Muitas pessoas, que não estão acostumadas a praticar nenhum tipo de esporte ou atividade física, querem começar com tudo e acabam complicando mais ainda a saúde, e o que era pra ser algo agradável acaba gerando um transtorno indesejável.
 
Você também deve estar atento aos sinais que seu corpo mostra durante os exercícios físicos. Uma dor muscular ou mal-estar pode ser tanto algo comum como um sinal de que você não está fazendo corretamente a atividade.
 
Para isso, tenha também um profissional que o acompanhe nessa jornada de exercícios físicos. Não tente fazer as coisas sozinho, conte com um profissional de Educação Física, qualificado para isso.
 
Assim você conseguirá aproveitar ao máximo os benefícios de uma rotina de atividades físicas e não levará um susto quando for fazer um exame periódico trabalhista, por exemplo.

Quais atividades ajudam na longevidade?

Conforme seu corpo envelhece, não praticar atividades físicas pode acarretar inúmeros problemas.
 
A escolha do exercício físico depende da saúde e da idade da pessoa. Por exemplo, se você tem problemas cardíacos, deve se atentar a exercícios que vão exigir muito da sua capacidade cardíaca.
 
Portanto, para começar, um dos exercícios mais conhecidos e leves que podem ajudar na longevidade é a caminhada. Trata-se de uma das atividades físicas de menor impacto, indicado para pessoas de todas as idades.
 
Além de ser uma atividade que dispensa aparelhos, bola ou outra coisa além do seu corpo, é uma atividade em que você pode variar a velocidade, a forma como trabalha os seus passos.
 
A caminhada é uma atividade tranquila que pode ser modificada e alterada conforme a pessoa.
 
A natação também se encaixa nos exercícios que podem ser praticados por pessoas de todas as idades por ser um exercício físico que não exige tanto impacto nas articulações, nem um grande desgaste cardíaco, estimulando a frequência cardíaca.
 
Talvez o cloro da água da piscina te faça comprar alguns cosméticos orgânicos, mas vale o esforço.

Há também a ioga, ciclismo e dança. São inúmeras as opções para quem gosta de ir além de atividades na água ou da caminhada.
 
O importante é escolher uma delas e manter uma rotina e ser constante na prática para que os resultados apareçam. Lembrando que as coisas requerem tempo, e as mudanças serão percebidas à medida que pratica.

Conclusão

O exercício físico, seja sob a forma de programas combinados de corrida e musculação, ou durante a prática de esportes de grupo, é imprescindível para uma vida longa e saudável. Estimular tal estilo de vida é um trabalho a ser feito desde a juventude.
 
Com benefícios visíveis sobre a qualidade do sono e alimentação, a prática de atividades físicas previne doenças, melhora o aproveitamento diário, reduz o estresse, o risco de condições como depressão e ansiedade, promovendo melhoria na mente e longevidade.
 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »