AtaNews Publicidade 728x90
25/11/2021 às 13h36min - Atualizada em 25/11/2021 às 13h36min

Qual a importância de investir em uma vistoria de imóvel?

Quando compramos ou alugamos um imóvel, é preciso nos certificar de suas condições e de como se encontra sua estrutura. Trata-se de um bem de valor agregado e que deve estar sempre em boas condições

Assessoria de imprensa, michelly.sicchieri
Foto: Imagem Ilustrativa
Para o proprietário, é a oportunidade de garantir que a propriedade seja entregue em perfeitas condições e, para o inquilino, é uma forma de solicitar melhorias e consertos.

Quem vai comprar também tem acesso a diversas garantias, assim como quem vende, portanto, estamos nos referindo a algo que faz toda a diferença para as duas partes envolvidas. O fato é que tanto a compra quanto a locação de um imóvel exige cuidados importantes para que ninguém se arrependa ou faça um mau negócio.

Assim como é importante avaliar a vizinhança, a localização e a infraestrutura da região, é fundamental saber quais são as reais condições da propriedade. E se você está prestes a alugar ou comprar, precisa prestar atenção nesse aspecto.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre a importância de vistoriar os imóveis, quando essa ação deve ser feita, além de dar algumas dicas para fazê-la do jeito certo. Confira!

Por que a vistoria de imóveis é importante?

Antes de falar um pouco sobre a importância dessa prática, é fundamental entender o seu conceito. Assim, a vistoria nada mais é do que um relatório que descreva as condições de todas as instalações da propriedade, como:
  • Pisos;
  • Pintura;
  • Portas e janelas;
  • Torneiras;
  • Móveis planejados;
  • Entre outros.
Ela é importante porque garante os direitos das duas partes envolvidas no processo de compra ou locação de imóveis. Para quem está comprando, é a vistoria que garante que o novo proprietário possa conferir todos os itens, como redes de proteção, além da situação dos acabamentos e dos materiais usados.

Se você compra um imóvel na planta, ele deve ser entregue exatamente como foi prometido, o que inclui as áreas comuns e privativas.

O comprador pode apontar possíveis defeitos para a construtora e solicitar que eles sejam reparados. É fundamental que um representante da empresa esteja presente no momento da vistoria. Além disso, durante os 6 primeiros meses, a construtora é responsável pelos reparos necessários e pelo acabamento da propriedade, de modo que ela se adeque ao material descritivo.

Agora, se o imóvel for usado, a vistoria é importante para atestar o estado de conservação e as manutenções. Isso evita que o comprador tenha de arcar com despesas extras e, principalmente, com grandes reformas.

Ainda pode haver um acordo entre o comprador e o vendedor, de modo que o atual proprietário faça os reparos essenciais antes da venda. Em linhas gerais, comprar uma casa ou apartamento, tanto novo como usado, se torna muito mais seguro quando a vistoria é realizada. Por outro lado, no caso da locação de imóveis com ou sem instalação de ar condicionado, não é obrigatório fazer a vistoria, mas ela é recomendada para garantir o estado de conservação da propriedade e suas instalações.

O relatório pode ser considerado uma ferramenta jurídica que protege o locador e o locatário. No entanto, para ter acesso à tal garantia, é necessário fazer uma vistoria de entrada e saída do imóvel.

A vistoria de entrada relata as condições dos cômodos e os acessórios presentes neles. Também aborda suas características e estado de conservação de diversos itens, como pisos, paredes, entre outros que mencionamos acima. Caso o inquilino perceba algum problema, pode entrar em contato com o proprietário, caso não seja resolvido, pode solicitar o cancelamento do contrato.

Se o problema não afeta a qualidade da estadia, o locatário pode exigir um anexo ao contrato, informando qual é o problema em questão. Do mesmo modo, é possível realizar uma vistoria quando o locador é informado sobre mau uso da propriedade. Este vai receber um laudo referente às condições da casa ou apartamento, assim que é devolvido.

O relatório abrange todas as instalações, como cerca elétrica concertina (se houver) e se tudo estiver certo, é sinal de que não houve nenhum problema durante o tempo em que o inquilino permaneceu no imóvel. Entretanto, se algo de errado for constatado, o inquilino deve providenciar o reparo de tudo o que danificou no imóvel.

A mesma situação se aplica, caso o inquilino, com autorização do proprietário, tenha realizado alguma melhoria na propriedade. Para entender um pouco mais sobre isso, vamos descobrir em quais situações a vistoria se aplica.

Quando fazer a vistoria de imóveis?

A vistoria de imóveis se aplica a três situações: venda, locação e reforma de imóveis alugados. Como falamos, antes de comprar um imóvel, ele deve ser vistoriado para garantir todas as condições da propriedade, seja ela nova ou usada.

A vistoria de locação pode ser feita por uma empresa terceirizada e tem como objetivo assegurar os direitos e deveres do locador e do locatário, no tocante às condições da casa ou apartamento.

Por fim, a vistoria em casos de reformas se refere à uma avaliação relacionada às condições do bem quando o inquilino realiza alguma melhoria ou reforma (com devida autorização do proprietário). Em todos os casos, é muito importante que ela seja realizada durante o dia, para que se possa analisar com cuidado todos os cômodos e assim detectar qualquer tipo de problema.

Entretanto, para que o laudo seja justo e fiel às reais condições da propriedade, é fundamental que o vistoriador saiba realizar esse procedimento da maneira correta.

Como fazer uma inspeção adequada?

A primeira ação a se tomar é agendar a vistoria para um dia mais tranquilo da semana e que permita a análise de todos os detalhes, como as condições do piso amadeirado na propriedade.

Antes de começar a averiguar o imóvel, monte um kit de vistoria, começando com uma cópia do memorial descritivo que lista todos os materiais usados na vistoria. O responsável deve analisar se eles foram colocados de acordo com as especificações da marca.

Alguns itens não devem faltar, como adesivos, mangueira, balde, lâmpada, luminária, papel e caneta. Tudo o que não estiver de acordo com o memorial descritivo deve ser anotado, e não se esqueça de colar uma etiqueta.

Outro ponto fundamental é testar as instalações elétricas e hidráulicas, mas é importante lembrar que, em apartamentos novos, geralmente o medidor de energia não está instalado.

Se este for o caso, o vistoriador deve anotar no relatório como uma razão para não ter testado a parte elétrica. Assim, ele pode partir para outros itens, como elevador residencial simples e o quadro de disjuntores. Também é essencial verificar se todas as tomadas e interruptores presentes no projeto foram instalados. Agora, se o imóvel já tiver energia elétrica instalada, o vistoriador pode testar todas as tomadas com a luminária.

Para analisar a rede hidráulica, abra todos os registros e torneiras e veja se água tem um bom escoamento, além de se certificar de que a bancada não está torta.

Outro ponto vital é averiguar se a água desce para o ralo, no que diz respeito ao caimento do piso. Não se esqueça de acionar a descarga e veja se ela está escoando bem ou se pode haver algum vazamento.

Portas, janelas e esquadrias precisam ser verificadas, assim como os móveis presentes no quarto planejado. Dessa maneira, é possível se certificar de que estes itens estão se movimentando normalmente. Ademais, verifique as condições dos vidros das janelas, como arranhões, respingos de tinta ou manchas. Quanto às esquadrias, não deve haver ferrugem ou pintura descascada.

Quanto aos revestimentos, pisos, azulejos e rejuntes, é fundamental verificar se existem rachaduras, trincas ou manchas. Todas as peças devem ser bem colocadas, sem descontinuações e com coloração uniforme.

Utilize um cabo de vassoura para bater na cerâmica e avaliar o contrapiso, caso emita um som oco ou cavo, pode ser que o revestimento esteja perdendo a aderência. Mais do que aumentar as chances de as peças se descolarem, elas se tornam mais frágeis e suscetíveis às rachaduras e quebras. Por fim, de acordo com uma empresa de avaliação de imóveis, as paredes devem ser sempre lisas e uniformes, sem rachaduras ou manchas.

Paredes texturizadas, sancas e tetos rebaixados também não podem apresentar nenhum tipo de defeito. Caso tenha, anote tudo no seu checklist e identifique com um adesivo.

Conclusão

Se você quer fazer um bom negócio relacionado a imóveis, seja compra ou locação, é fundamental providenciar uma vistoria completa. É ela que garante às duas partes uma negociação segura e benéfica, que esteja de acordo com os interesses mútuos. Neste artigo, você conheceu sua importância e a melhor maneira de realizá-la.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »