22/11/2021 às 12h06min - Atualizada em 22/11/2021 às 12h06min

CHINA CRIA OS COMPUTADORES QUÂNTICOS MAIS PODEROSOS DO MUNDO

Equipamento poderia executar em um milissegundo uma tarefa que o computador convencional mais rápido do mundo levaria 30 trilhões de anos para fazer

Cientistas chineses afirmam que desenvolveram dois computadores quânticos tão velozes que seriam capazes de deixar os pesquisadores dos Estados Unidos muito atrás na corrida pela supremacia quântica. Um dos equipamentos seria um milhão de vezes mais rápido que seus concorrentes mais modernos. Batizado de Jiuzhang 2, ele poderia executar em um único milissegundo uma tarefa que o computador convencional mais rápido do mundo levaria 30 trilhões de anos para fazer.

Um computador quântico é um dispositivo que executa cálculos fazendo uso direto de propriedades da mecânica quântica. A principal propriedade deles é a possibilidade de resolver com eficiência alguns problemas que na computação clássica tomariam um tempo impraticável. O estudo sobre os novos equipamentos foi liderado pelo renomado físico quântico chinês Pan Jianwei e publicado na revista Physical Review Letters.

O outro computador apresentado chama-se Zuchongzhi 2. O equipamento possui um supercondutor programável de 66 qubit (bits quânticos) que apresentaria desempenho 10 milhões de vezes mais rápido que o Sycamore de 55 qubit do Google. Isso faria dele o computador mais rápido do mundo e o primeiro a superar o equipamento do Google em dois anos.

Um computador quântico de alta complexidade poderia, em teoria, obter uma "vantagem quântica", permitindo-lhe encontrar as respostas para problemas que nenhum computador clássico poderia resolver. Isso poderia resultar no desenvolvimento de novos medicamentos, na solução de problemas científicos complexos ou até mesmo ajudar a encontrar respostas a mistérios profundos do Universo.