AtaNews Publicidade 728x90
20/11/2021 às 09h26min - Atualizada em 20/11/2021 às 09h26min

Pró-Sangue promove Semana do Doador de Sangue 2021

Ação em comemoração do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue busca reforçar reservas para as festas de final de ano

Governo do Estado de São Paulo
Foto: Divulgação
Novembro é uma época muito especial para a doação de sangue no Brasil. No dia 25 se celebra o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para prestar uma homenagem a essas pessoas tão especiais, a Fundação Pró-Sangue promoverá a Semana do Doador de Sangue.

Além de homenagear os doadores, o objetivo do evento é estimular a doação de sangue. A ideia é aumentar o volume do estoque, para que não venha faltar sangue em dezembro, período em que há uma queda da coleta de bolsas por conta do início das férias e festas de final de ano.

Neste ano, a Semana do Doador de Sangue acontece entre os dias 22 e 27 de novembro. Dentre as ações que fazem parte da programação, está a campanha da Hello Kitty, que se estende até o final do mês. No posto Clínicas, foi disponibilizado um painel decorativo, para que o público possa fazer um registro fotográfico com a personagem.

O evento reserva ainda outras surpresas. As unidades de coleta receberão uma decoração especial com os Balões São Roque. Na rodada deste ano, a Dona Dêola com os seus bolos, os sucos Muppyda Hyde Alimentos e o Brownie do Luiz ajudarão a incrementar a bandeja do lanche.

A Semana do Doador de Sangue também contará com o apoio de algumas empresas, como a Copag, Med Pro, Klasmé, Pronova Cosméticos, Bombril, Unity Brindes, Leitura na Grama e Grupo DPC do Brasil, que mais uma vez vestiram a causa e resolveram prestar uma homenagem aos doadores de sangue.

Dentre as atrações confirmadas para esse ano no posto Clínicas, encontram-se: os músicos Zulupa e Roy (24/11); o Mágico Irineu e os palhaços Dr. Carrapato e Dr. Carequinha (24/11); o Coral da Polícia Militar – PM (25/11); a palhaça Nininha (25/11); o Coral da Guarda Civil Metropolitana – GCM (26/11); a Banda Dona Florinda e a Gentalha (27/11); e a Leitura na Grama (27/11). (programação sujeita à alteração)

Para divulgação do evento, a Pró-Sangue conta com o apoio da Artesp, Agência BETC e Agência Amper. Quem tiver interesse em participar do evento deve fazer o agendamento online da sua doação pelo site www.prosangue.sp.gov.br.

Reserve já sua vaga no sistema, vista sua máscara e faça a diferença na vida de quem precisa. A doação de sangue continua sendo segura, e os postos de coleta não oferecem riscos aos candidatos.
Como doar

Para doar sangue o candidato deve fazer o agendamento no site (www.prosangue.sp.gov.br) e verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Vale lembrar que o coronavírus foi incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que se infectaram ou que tiveram contato com pacientes infectados (no site da Pró-Sangue é possível obter mais informações).

Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem. Nesse sentido, confira os pré-requisitos básicos à doação, para que você não perca a viagem quando chegar a um dos nossos postos de coleta. E não deixe de conferir o horário de atendimento dos postos.

Todas estas informações encontram-se disponíveis no site www.prosangue.sp.gov.br. Para demais dúvidas, consultar o Alô Pró-Sangue (11 4573-7800).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »