AtaNews Publicidade 728x90
16/11/2021 às 13h39min - Atualizada em 16/11/2021 às 13h39min

6 coisas importantes na renovação do seguro auto que todo motorista deve saber

A renovação do seguro auto deve ser feita antes do vencimento da apólice para o carro não ficar descoberto.

Por: Jeniffer Elaina, do site SeguroAuto.org.
Foto: Divulgação
Quando chega o momento de renovação do seguro auto é comum surgirem dúvidas. As mais comuns são relacionadas aos valores, coberturas e se compensa mudar de seguradora.

Antes de renovar o serviço é importante verificar alguns pontos. Eles ajudam a encontrar um produto que atenda às necessidades e tenha um valor justo.

Veja algumas dicas do que deve ser observado para fazer a escolha certa.

1. Considere outras seguradoras

Ter um bom serviço é importante, mas isso pode ser conseguido com algumas seguradoras. Se a intenção é fazer a renovação do seguro auto sem gastar muito, considere mudar o fornecedor de serviço.

Pesquise os valores comparando as coberturas e demais serviços que cada uma fornece. Cote em três ou mais empresas para poder fazer uma boa comparação e ter opções de escolha.

Não se apegue apenas ao preço, mas veja as vantagens que cada uma oferece e o pacote de serviços.

2. Use o bônus do seguro auto
Todos que possuem um seguro de carro começam a somar pontos para obter descontos na renovação. Isso acontece de forma automática e muitos motoristas nem sabem da existência dele.

O bônus do seguro auto é acumulado a cada renovação do seguro auto, mas também pode diminuir se ocorrer sinistros.

Quando receber a proposta da seguradora, verifique se o bônus foi contabilizado e aparece a informação sobre sua pontuação. Mesmo que mude de seguradora, o seu bônus poderá ser utilizado.

Tomando esse cuidado, pode garantir um desconto adicional. Se a bonificação for alta, o valor do seguro pode reduzir bastante.

3. Revise o formulário
Se optar por renovar com a mesma seguradora, ela já terá as suas informações cadastradas e o corretor gerará uma nova proposta se baseando nelas.

É preciso ter muita atenção nesse momento, isso porque o que era válido a um ano atrás, pode não ser mais. Por exemplo, se um filho tirou a habilitação e agora dirige o carro, ele deve ser incluído como motorista adicional. Se colocar um rastreador, isso deve ser informado à seguradora.

É importante revisar o formulário com os dados no caso da renovação do seguro auto ser com a mesma empresa. Se for contratar com outra, preste atenção no preenchimento dos dados.

Pode parecer apenas detalhes, mas eles podem influenciar no preço e até mesmo na recusa de pagamento da indenização.

4. Não deixe para última hora
Sempre fique atento quando o seu seguro vence para não ficar sem ele. Cerca de um mês antes do final da apólice, vale a pena começar a se informar sobre cotações e verificar as coberturas.

Deixar para última hora pode fazer com que não consiga a melhor opção. Ao analisar com pressa, não terá condições de comparar as opções para escolher a melhor.

Por conta da urgência, acabará renovando com a mesma seguradora e com as condições que já possui. Essas podem não ser as mais adequadas no momento, mas ficará com elas só para não deixar o carro sem um seguro.

5. Negocie os valores
Ter um corretor auxiliando ajudará a negociar os valores. As seguradoras, muitas vezes, possuem uma margem que podem negociar e isso ajuda a reduzir os custos.

Além disso, contratando mais de um serviço ou tipo de seguro, é possível obter vantagens. Converse com o corretor para chegar a um acordo interessante, esse pode estar relacionado a redução de valores e até mesmo a forma de pagamento.

Por exemplo, se for pagar à vista, normalmente se tem desconto. Tente parcelar em algumas vezes sem que haja alteração de preço.

6. Avalie as vantagens
O seguro pode oferecer muitas vantagens que vão além das coberturas. Por exemplo, um seguro para o público feminino pode ser mais interessante que um tradicional. Isso porque ele possui serviços adicionais como motorista amigo, assistência para o lar, descontos em academias e outros.

Se a diferença de valor for pouca ou não houver, é interessante optar pelo que tem o maior número de vantagens. Os benefícios adicionais e que devem ser avaliados nesse momento.

A renovação do seguro auto não deve ser feita de forma automática para que possa aproveitar benefícios mais interessantes. Dedique um pequeno tempo analisando propostas e fazendo pesquisas para ter ganhos a longo prazo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »