AtaNews Publicidade 728x90
07/11/2021 às 15h51min - Atualizada em 07/11/2021 às 15h51min

O que é umectação capilar, como fazer e com qual frequência?

Beleza extraordinária
Foto: Imagem Ilustrativa
Criar uma rotina de cuidados capilares ajuda a deixar os fios mais saudáveis e com uma boa aparência. O cronograma capilar é uma boa opção para organizar todos os passos dos cuidados e também para entender o que o seu cabelo precisa. Um desses passos é a nutrição, também conhecida como umectação capilar, que pode ser feita em todos os tipos de cabelo. Como forma de esclarecer mais sobre esse passo de cuidados com os fios, o blog Beleza Extraordinária preparou um guia completo sobre a umectação capilar para você tirar todas as suas dúvidas. Confira!

O que é umectação capilar?
A umectação capilar tem como objetivo nutrir os fios, esse processo de nutrição inclui produtos com óleos, com isso ela ajuda a melhorar a saúde dos fios, deixando a fibra menos áspera e com mais saúde. Os nutrientes que são perdidos com a exposição a radiação solar, poluição ou processos químicos. Alguns cabelos também tendem a ser mais secos, como é o caso dos cabelos cacheados e crespos, em que o comprimento recebe menos óleo por conta da curvatura. A umectação capilar vem como solução para deixar esses fios com mais brilho e resistência.

Para que serve a umectação capilar?
A umectação capilar é feita através de óleos vegetais, como o óleo de coco e o óleo de argan. Em contato com o cabelo, esses óleos deixam os fios mais resistentes e com brilho, o que faz com que o seu cabelo se desenvolva de uma forma saudável. Esses óleos atuam formando um filme ao redor da fibra, ajudando com o aspecto homogêneo, que é percebido pela maciez, facilidade de pentear e brilho.

A umectação capilar, junto com a hidratação, é o tratamento ideal para cabelos ressecados e quebradiços porque, deixam a cutícula dos fios mais uniforme, deixando o cabelo com maciez, brilho, menos frizz e maior resistência. Além disso, por conta da curvatura, cabelos cacheados e crespos tendem a ser mais ressecados. A umectação ajuda a levar os óleos para o comprimento dos fios, tratando essa área do cabelo.

Quem pode fazer umectação capilar?
A umectação capilar pode ser feita por todos os tipos de cabelo, sejam lisos, cacheados, ondulados ou crespos! Por ser um tratamento, alguns cabelos vão necessitar mais que os outros, por isso é necessário prestar atenção nas condições do seu fio.

Como a umectação com produtos que incluem óleos, esse tipo de tratamento não é indicado para cabelos oleosos porque esse tipo de cabelo já tem oleosidade em excesso na raiz, mas caso necessário, eles podem ser usados no comprimento e pontas. Mas, fios ressecados, quimicamente tratados, danificados e até os normais, podem fazer a umectação com constância. Basta entender o quanto seu fio necessita do tratamento.

Além disso, a umectação ajuda no controle do frizz, deixando os fios mais macios e aumentando a resistência do cabelo, fazendo com que ele fique menos propenso a quebrar.

Como fazer umectação?
A umectação deve ser feita com aplicação de óleos nos fios, diversas são as normas que isso pode acontecer. A mais comum e indicada é a aplicação de óleos diretamente no cabelo. Após a aplicação, dê preferência para o uso de shampoos, máscaras de tratamento e condicionador nutritivos, que contenham óleos em sua composição. Dessa forma, é possível potencializar a umectação e ainda garantir algumas propriedades hidratantes.

Confira o passo a passo para fazer uma umectação completa:

- Com ajuda de um pente separe os fios;
- Aplique o óleo em toda extensão do cabelo;
- Deixe agir por aproximadamente 30 minutos;
- Após esse período faça a lavagem com shampoo e máscara de tratamento para um resultado mais intenso.


Umectação noturna
Para você que está pensando em fazer umectação nos fios mas está sem tempo durante o dia, a umectação noturna pode ser a solução. Na umectação noturna você aplica o óleo nos fios e dorme com ele, o enxague fica apenas para o outro dia. Dessa forma, os óleos agem durante toda a noite no cabelo, fazendo com que os fios amanheçam mais nutridos e preparados para enxágue.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »