AtaNews Publicidade 728x90
05/11/2021 às 14h15min - Atualizada em 05/11/2021 às 14h15min

36 milhões de brasileiros poderiam resolver problemas oculares com cirurgias

Cirurgias podem proporcionar resultados no mesmo dia que são realizadas.

Assessoria de imprensa, Julia Ximenes
Foto: Divulgação
Os problemas na visão afetam milhares de brasileiros. Apesar disso, segundo uma pesquisa divulgada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), cerca de 34% das pessoas nunca visitaram um oftalmologista.
 
A quantidade de brasileiros que fazem o uso de óculos de grau é grande. Segundo um levantamento feito pela Fundação Abióptica, cerca de 36 milhões de pessoas possuem diferentes doenças oculares, como miopia, astigmatismo ou hipermetropia.
 
Para não ficarem "presas" aos óculos, algumas dessas pessoas optam por utilizar lentes de contato. Enquanto isso, outras buscam por uma solução definitiva: as cirurgias oculares refrativas a laser.
 
Uma cirurgia pode ajudar a diminuir o número de pessoas que utilizam óculos de grau, já que, em alguns casos, ela pode até devolver a visão perfeita ao paciente. Então, se todos os brasileiros que usam óculos tomassem a decisão de ir em busca das cirurgias para correção de doenças oculares, provavelmente veríamos muitos casos de sucesso.
 
Vale deixar claro que se você está pensando em fazer uma cirurgia ocular, é fundamental que faça muitas pesquisas, fale com o seu médico e entenda quais são as melhores opções de procedimentos disponíveis e recomendados para o seu caso.

Principais cirurgias oculares e quais doenças elas podem corrigir

Alguns dos problemas oculares mais comuns podem ser tratados com cirurgias, sendo os principais deles:

Miopia
A miopia é um dos problemas de visão que mais afetam as pessoas, e tem como principal característica o fato de não poder enxergar de forma nítida quando objetivos estão distantes.
 
Além disso, quem sofre com miopia também costuma ter dores de cabeça e ter o hábito de apertar os olhos com frequência para tentar reduzir a sensação de embaçar a visão.

Catarata
Outra doença ocular muito comum é a catarata, que costuma assustar muitas pessoas. Quem possui o problema costuma ter os sintomas de visão embaçada e precisa de mais luz para conseguir enxergar melhor.
 
O principal tratamento para a catarata é a cirurgia, que pode ser realizada independente do nível de comprometimento da visão devido ao problema.

Astigmatismo
Quem sofre com o astigmatismo enxerga os objetivos de maneira distorcida para longe e perto, esse é o principal sintoma dessa doença.
 
Não importa se os objetos estão longes ou próximos da pessoa que possui o problema, eles serão distorcidos. Em casos mais graves de astigmatismo é possível fazer a cirurgia para correção da doença. Essas são apenas algumas das doenças mais comuns e que podem ser tratadas através de cirurgias.
 
Os principais procedimentos cirúrgicos oculares são:

LASIK

A cirurgia chamada de LASIK tem como objetivo remodelar o tecido corneano subjacente para focar a luz no olho e atingir a retina.
 
Este procedimento é indicado para pessoas que possuem os seguintes problemas de visão:

- Miopia;
- Hipermetropia;
- Astigmatismo
.
 
O que diferencia a LASIK de outros tipos de cirurgias oculares é a forma como é realizada. Isso porque os cirurgiões criam uma aba (flap) da camada externa da córnea para acessar o tecido subjacente.
 
A realização do procedimento requer muita precisão e os avanços na tecnologia de imagem por computador possibilitam que os cirurgiões tenham imagens detalhadas da córnea e, assim, possam orientar os pacientes sobre o tratamento necessário.

PRK
Diferente do procedimento LASIK, o PRK faz apenas a remodelação de superfície da córnea do paciente. Ele é realizado com laser, também pode trabalhar com tecnologia de imagem de computador e é indicado para os problemas abaixo:

- Miopia leve a moderada;
- Hipermetropia;
- Astigmatismo.

 
Durante o procedimento, o cirurgião faz a remoção da camada superior do tecido da córnea. Isso é feito com solução de álcool e instrumentos cirúrgicos, antes da aplicação do laser.
 
Sobre os resultados, é importante compreender que existem algumas diferenças em relação à cirurgia LASIK:

- O PRK exige um tempo maior de recuperação, além de também ser mais desconfortável;
- O PRK é indicado para pessoas que fazem a prática de atividades de alto impacto, já que no caso do LASIK pode acontecer algumas complicações;
- O PRK pode ser melhor para quem tem córneas finas.

 
SMILE
A técnica SMILE, cujo nome em inglês é Small Incision Lenticule Extraction, o que significa Extração de Lentícula de Pequena Incisão, em Português, também é realizada com laser e pode corrigir a miopia.
 
O procedimento é feito da seguinte maneira: um laser cria um pequeno "disco" de tecido dentro da camada interna da córnea. Depois, o cirurgião faz a remoção desse tecido — chamado lentícula — através de uma pequena incisão na córnea.
 
Alguns cirurgiões preferem aplicar o SMILE ao invés do LASIK, isso porque não existe retalho corneano envolvido. Com isso, durante o procedimento, a córnea fica mais estável e os olhos menos secos.
 
Outro ponto importante sobre a técnica SMILE é que ela é menos invasiva, por mais que alguns cirurgiões a vejam como uma cirurgia muito nova.

Evolução da tecnologia das cirurgias
Como você leu um pouco acima, algumas cirurgias contam com a ajuda da tecnologia de imagem por computador, mas nem sempre foi assim.
 
A medicina como um todo avançou muito nos últimos anos e ainda avançará muito mais, o que é excelente para que as pessoas possam obter diagnósticos precoces e tratamentos adequados para doenças.
 
No que diz respeito às cirurgias oculares, como a cirurgia de miopia, por exemplo, hoje em dia existe muita tecnologia envolvida na realização dos procedimentos para corrigir ou fazer a estabilização de problemas de visão, para torná-los menos invasivos, mais rápidos e com resultados satisfatórios.
 
No caso da cirurgia para correção da catarata, por exemplo, antes era realizada com uma incisão ampla para que fosse possível remover o cristalino danificado. Hoje em dia, o procedimento pode ser feito com poucas incisões e com pouca profundidade, sem gerar dor.
 
Além disso, novas cirurgias estão surgindo, como é o caso da técnica a laser SMILE. A cirurgia é capaz de corrigir em apenas alguns minutos graus de miopia, sem afetar a córnea, o que possibilita uma recuperação mais rápida.

Preços e cobertura do SUS
Os valores das cirurgias oculares podem variar de acordo com o cirurgião que você escolher para realizá-la, entre outros fatores que também influenciam no custo total.
 
Por exemplo, no caso do procedimento LASIK, o preço pode variar entre R$1.200 a R$4.000 por olho. Para quem não tem condições de pagar pela cirurgia, é possível tentar fazê-la de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
 
No entanto, normalmente esta cirurgia é prioritária para casos de pacientes que possuem graus muito elevados, o que dificulta as atividades diárias deles.
 
Se você optar por fazer a cirurgia de forma particular, ao pesquisar por preços, tenha atenção se a clínica incluirá todos os custos do procedimento, como os exames pré-operatórios, equipe médica, anestesia, lente intraocular e assim por diante.
 
Quanto mais informações você tiver sobre o procedimento e os custos, mais estará preparado para passar pela cirurgia e dar adeus aos óculos de grau!
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »