AtaNews Publicidade 728x90
04/11/2021 às 09h01min - Atualizada em 04/11/2021 às 09h01min

PESQUISADORES DESCOBREM "MUNDO ESCONDIDO" NO NÚCLEO DA TERRA

History
Os estudos geológicos que envolvem o centro da Terra continuam a apresentar resultados surpreendentes. Agora, uma nova pesquisa aponta a existência de um "mundo escondido" no núcleo do nosso planeta. A descoberta foi publicada em um artigo científico na revista Physics of the Earth and Planetary Interiors.

Consistência do núcleo terrestre
O estudo recém-publicado coloca em xeque o conceito de que o núcleo interno da Terra consistiria em uma bola sólida de liga de ferro comprimida rodeada por um núcleo externo líquido. Contrariando essa ideia, a nova pesquisa sugere que a consistência da bola planetária varia entre metal duro, semi-macio e líquido. 


Para desvendar os mistérios do interior do planeta, os cientistas dependem do monitoramento de ondas sísmicas geradas por terremotos. A nova descoberta aconteceu quando o geofísico Rhett Butler estudava como essas ondas atravessam o centro da Terra e atingem o lado oposto do globo. Quando ele verificou os dados, o pesquisador notou que as ondas apresentavam comportamento inusitado, indicando que a consistência do núcleo terrestre é diferente do que se supunha.

Segundo Butler, o comportamento das ondas indica que o núcleo terrestre não é uma bola sólida. Na verdade, ele consistiria de bolsas semissólidas de ferro líquido e pastoso perto de sua superfície. "Estamos descobrindo um novo mundo oculto", afirmou Jessica Irving, sismologista da Universidade de Bristol, que não participou do estudo. De acordo com especialistas, a pesquisa tem potencial para revolucionar nossa compreensão a respeito do campo magnético da Terra, que é regido pelo núcleo do planeta.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »