AtaNews Publicidade 728x90
31/10/2021 às 12h29min - Atualizada em 31/10/2021 às 12h29min

Saboroso bolo de avelã com massa de pão-de-ló e mousse de chocolate

A Receitaria
Gosta de um bolo de avelã chique? Com um rolo de papelão de cozinha prepararemos um delicioso bolo de avelã com pão-de-ló e mousse de chocolate. O bolo suculento é refinado com muitas avelãs e uma cobertura de chocolate maravilhosa. Uma ótima receita que vai deixar uma impressão duradoura nos seus convidados.

Porções: 6
Tempo de preparação: 1 hora e 30 minutos
Tempo de cozimento + forno: 30 min
Tempo total: 2 h
Tempo de espera: 27 h
Grau de dificuldade: médio

Ingredientes:

Para a mousse de chocolate:


500 g de chocolate ao leite;
4 folhas de gelatina;
800 ml de creme de leite (bate chantilly);
2 gemas;
2 ovos inteiros;
1 pitada de sal.

Para o pão-de-ló:

110 g de açúcar;
3 ovos;
130 g de farinha de trigo;
10 g de cacau em pó;
1 colher de chá de fermento em pó;
1 pitada de sal.

Para a cobertura espelhada:

240 ml de creme de leite;
360 g de açúcar;
300 ml de água;
120 g de cacau em pó;
12 g de pasta de gelatina (de 6 folhas de gelatina).

Mais:

100 g de avelãs;
1 rolo de papelão;
Forma retangular.

Passo a passo:

1. Mergulhe a gelatina em água fria. Bata os ovos e gemas no vapor até formarem um creme espesso. Adicione o chocolate derretido ou derreta o chocolate adicionando-o à mistura de ovo quente (se você derreter o chocolate no micro-ondas, tome cuidado para não queimá-lo). Esprema a gelatina e acrescente à mistura. Adicione o creme de leite batido (chantilly) e uma pitada de sal, mexa bem e leve a mousse à geladeira.

2. Para a massa, quebre os ovos e separe as gemas das claras. Bata as claras em neve com um pouco de sal até obter um merengue. Bata as gemas com o açúcar até formarem uma espuma. Misture a farinha com o cacau e o fermento e peneire a mistura sobre a gema e o açúcar. Por fim, adicione o merengue e mexa. Espalhe a massa em um tabuleiro coberto com papel manteiga e leve ao forno por 6 minutos a 190 °C.

3. Abra um rolo de papel toalha vazio cortando-o com uma tesoura, dobre-o um pouco e coloque-o em uma forma retangular formando uma espécie de fundo semicircular. Corte um retângulo da base do pão-de-ló  e coloque-o sobre o rolo de papelão. Corte também uma tira do pão-de-ló (para a base do bolo). Esfarele o restante do bolo.

4. Espalhe uma camada de mousse e depois os farelos do pão-de-ló ralado sobre a mousse. Repita as etapas pelo menos 2-3 vezes até preencher a forma (alternando mousse e farelo). Reserve um pouco de mousse para depois. Por fim, coloque as tiras de massa por cima. Aplique um pouco de pressão, para que a mousse cubra todos os lados. Congele por 3 horas.

5. Vire o bolo em uma tábua e remova o rolo de papelão. Espalhe o restante da mousse sobre o bolo e adicione as avelãs por cima. Leve à geladeira por 24 horas.

6. Faça a cobertura espelhada no dia seguinte. Ferva o creme de leite com água e açúcar. Adicione o cacau em pó e misture tudo com um batedor. Aqueça a mistura a exatamente 103 °C. Despeje a mistura em um copo medidor e deixe esfriar a 60 °C. Adicione a gelatina e deixe dissolver completamente. Misture tudo com uma batedeira manual ou bata sem deixar formar bolhas de ar.

7. Coloque o bolo de preferência em uma gradinha sobre um tabuleiro e despeje a cobertura espelhada sobre ele. A temperatura deve estar em torno de 35 °C.


É impressionante como este bolo é fofo e como seu creme é leve e suculento. Bolos de avelã ou nozes costumam ficar bem secos, mas este, definitivamente, não é o caso. E a cobertura dessa maravilha é simplesmente divina. Estamos apaixonados!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »