AtaNews Publicidade 728x90
31/10/2021 às 12h14min - Atualizada em 31/10/2021 às 12h14min

Uma em cada cinco espécies de aves estão indo em direção à extinção

O snipe e a torre comuns estão entre as espécies que escorregam em direção à extinção na Europa, de acordo com o último relatório da “lista vermelha” do continente, que descobre que uma em cada cinco espécies de aves está agora em risco

ANDA
Foto: John Lauper/South Downs National Park
Dos Açores, a oeste, aos Montes Urais, a leste, as aves que foram os pilares dos ecossistemas europeus estão desaparecendo, de acordo com a análise BirdLife International, que se baseia em observações de 544 espécies de aves nativas. Três espécies se extinguiram regionalmente na Europa desde o último relatório em 2015 – galo-de-areia-de-Pallas, codorna-comum e bunting-de-pinheiros.

No total, 30% das espécies avaliadas estão apresentando declínio populacional, de acordo com observações de milhares de especialistas e voluntários que trabalham em 54 países e territórios. A nível europeu, 13% das aves estão ameaçadas de extinção e outros 6% estão quase ameaçadas. “Os resultados são alarmantes, mas não estamos surpresos”, disse Anna Staneva, chefe interina de conservação da BirdLife Europe e Ásia Central.

As principais tendências ecoam os resultados das três publicações anteriores da lista vermelha, em 1994, 2004 e 2015, mostrando declínios contínuos inabaláveis. Os dados são baseados em milhões de observações feitas desde 1980. “Estamos ficando sem tempo, o relógio está correndo. Não queremos ver as mudanças dramáticas que estamos vendo agora acontecendo nos próximos cinco ou 10 anos”, disse Staneva.

Os resultados – que foram coletados em 2019 – são baseados nas categorias e critérios da lista vermelha da IUCN aplicados a nível regional. Eles corroboram as conclusões do Estado da Natureza no relatório da UE 2013-2018, que descobriu que apenas um quarto das espécies tem um bom estado de conservação. Perda de habitat, intensificação da agricultura, superexploração de recursos, poluição e práticas florestais insustentáveis estão impulsionando declínios, com a crise climática sendo um fator crescente.

“Estas são ameaças grandes e em larga escala que chamamos de ameaças sistêmicas, e estão muito relacionadas à maneira como nossa sociedade funciona e como usamos recursos”, disse Staneva. “É um sinal de que algo está dando errado ao nosso redor. Precisamos mudar a maneira como vivemos, essa é a mensagem-chave que vem de nossos resultados.”

O swift comum está quase ameaçado e torres e snipe comum agora são considerados vulneráveis devido a declínios acentuados desde 2015, quando foram listados como de menor preocupação. Para que as espécies sejam colocadas na categoria quase ameaçada, a população deve ter diminuído 25% ao longo de três gerações. Quando os declínios são superiores a 30%, eles entram na categoria ameaçada.

Staneva disse que foi uma surpresa ver espécies tão conhecidas em apuros. “Provavelmente há muitas coisas que cada um de nós pode fazer em nossa vida diária para mudar a maneira como consumimos recursos naturais, mas, obviamente, como cidadãos ativos, provavelmente a coisa mais importante que podemos fazer é exigir que nossos políticos tomem medidas”, disse ela.

Uma espécie é extinta regionalmente se não tiver sido observada na Europa durante um período mínimo de cinco anos. Duas espécies que se acreditavam extintas em 2015 – o plover do Cáspio e a mariquita do deserto asiático – reapareceram na Europa desde então. Para mais de 50% das espécies que vivem em habitats rochosos, como falésias interiores e picos de montanhas, não há pesquisas suficientes para traçar tendências populacionais precisas.

Algumas espécies estão atualmente se beneficiando de um clima mais quente. A deusa-de-cauda-preta, por exemplo, passou de vulnerável para não ameaçada desde 2015, e isso provavelmente se deve ao aumento das temperaturas da primavera na Islândia, que detém cerca de 47% da população europeia. O Atlas Europeu de Aves de Reprodução de 2020 (Ebba2) mostrou que espécies mediterrâneas como o apícola europeu e a garça estão agora chegando ao Reino Unido e a outras áreas do norte da Europa, principalmente devido a invernos mais amenos.

Martin Harper, diretor regional da BirdLife Europa e Ásia Central, disse esperar que o relatório sirva como um catalisador para que mais pessoas e organizações tomem medidas para proteger as aves da Europa. “Os governos de toda a Europa precisam traduzir a nova ambição global de restaurar a natureza em metas legais, apoiadas pelas políticas e financiamento certos”, disse ele.

A lista mais recente ajudará a informar ações de conservação no terreno e políticas ambientais nacionais e internacionais. As recomendações do relatório incluem a criação de uma rede maior e melhor gerenciada de áreas protegidas, consistente com a meta da ONU de proteger 30% da terra até 2030, com áreas substanciais sob proteção rigorosa, como áreas protegidas marinhas “não tomada” e florestas “sem exploração madeireiras”.

Paisagens ricas em carbono, como turfeiras, pastagens e florestas, que podem trazer benefícios para a biodiversidade e o clima, devem ser priorizadas, descobriu o relatório e os esforços para sequestrar carbono também devem ajudar a biodiversidade. Em termos de financiamento, uma recomendação fundamental é acabar com subsídios perversos que prejudicam a natureza e mudar para uma política agrícola que apoie a agricultura amiga da vida selvagem.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »