• Home
  • Editorias
    • Lazer
    • Meio Ambiente
    • Música
    • Polícia
    • AtaNews Publicidade 728x90
      25/10/2021 às 20h10min - Atualizada em 25/10/2021 às 20h10min

      SP pode atingir meta de vacinação completa com retorno de 4 mi de faltosos aos postos

      Cálculos mostram que a meta de 90% de cobertura na campanha seria atingida com adesão integral de quem está com a segunda dose em atraso

      Governo do Estado de São Paulo
      Foto: Divulgação
      O Estado de São Paulo pode atingir a meta de 90% de cobertura vacinal completa prevista na campanha de imunização contra Covid-19 se os 4 milhões de faltosos da segunda dose comparecerem os postos.

      Até esta segunda-feira (25), às 13h30, 38,6 milhões de pessoas já tinham recebido pelo menos uma dose. Desse total, 30,6 milhões já possuem esquema vacinal completo.

      Hoje, o balanço de faltosos de segunda dose totaliza 4 milhões de pessoas. Se todas voltassem aos postos, o número de pessoas com esquema vacinal completo saltaria para 34,6 milhões.  Isso significaria que cerca de 90% da população teria proteção garantida na campanha, percentual estabelecido pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde como ideais.

      Dos 4 milhões que não compareceram aos postos dentro do prazo, indicado para receber a segunda dose, 2,03 milhões precisam concluir esquemas com Pfizer, que teve prazo antecipado para 21 dias após a primeira dose em SP. Somam ainda 1,05 milhão de Astrazeneca e 920 mil de Coronavac.

      Houve queda no balanço total de faltosos em relação ao verificado em semanas anteriores, que chegou a ultrapassar 4,3 milhões.

      “É fundamental que todos compareçam aos postos para completar o esquema vacinal. Reduzimos o prazo entre as doses e é muito importante que todos possam olhar sua carteira de vacinação e comparecer ao posto de vacinação mais próximo para tomar a sua vacina. O intervalo da Pfizer entre os adultos caiu para 21 dias e, com isso, poderemos ter a população imunizada com mais agilidade”, destaca a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

      O Governo de SP ampliou a comunicação com a população sobre o intervalo entre as doses, e enviou somente nas últimas semanas mais de 7 milhões de e-mails e SMS alertando sobre a importância da segunda dose e a necessidade da vacinação dentro do prazo.

      Levantamento do Plano Estadual de Imunização (PEI) contra COVID-19 mostra que a estimativa geral de faltosos poderia ser 35% menor se todas as cidades atualizassem a plataforma VaciVida no mesmo dia da aplicação da segunda dose, uma vez que a falta de cadastro em tempo oportuno pelos municípios no sistema impacta na visualização adequada dos dados pelo PEI.

      Conforme a Resolução SS 59, que normatiza a atualização dos dados da campanha na plataforma VaciVida, os municípios devem reportar tais dados em até 72 horas.

      Confira na tabela (anexa) a relação de municípios com maior número de faltosos em relação à disponibilização de segunda dose: 2021_10_25_Percentual de faltosos por cidade (50mais)
       

      Link
      Tags »
      Notícias Relacionadas »
    • Sente desconforto após comer feijão? Isso pode estar acontecendo
      27/03/2024
  • Pesquisadores brasileiros desenvolvem projeto inovador para investigar o TEA (Transtorno do Espectro Autista)
    27/03/2024
Comentários »