AtaNews Publicidade 728x90
24/10/2021 às 15h27min - Atualizada em 24/10/2021 às 15h27min

Banco de imagens gratuito pretende explorar cotidiano brasileiro

Agência Brasil
Foto: BEL CORCAO/Projeto Brasil com S/Arte do Lab 678/GUNZ COMUNICAÇÃO/Direitos reservados
Um grupo de artistas, profissionais e pesquisadores resolveu criar um banco de imagens para retratar momentos reais do cotidiano e da vida do brasileiro. Em comum, eles se incomodam com a frequência com que empresas de comunicação e agências de marketing do país usem fotografias obtidas em bancos de imagens internacionais. Assim, a plataforma Brasil com S pretende oferecer soluções para a falta de representatividade da cultura nacional, reunindo mais de 200 imagens.

A iniciativa está no ar desde o dia 11/10. As fotografias estão divididas em três temas: um típico churrasco de domingo, uma tarde comum de trabalho e um happy hour para relaxar.

Para fazer o download, é preciso concordar com os termos disponibilizados na plataforma. Todo o material pode ser utilizado gratuitamente para fins editoriais em publicações de interesse público, sem fim comercial, promocional ou político. Em caso de interesse na utilização das imagens em trabalhos com objetivos lucrativos, é necessário solicitar formalmente a autorização.

Os envolvidos no projeto fazem parte do Lab 678, que se apresenta como um laboratório de experiências e projetos criativos dedicado à criação de uma comunicação que proporcione identificação com seu público. Eles possuem formação e atuação em frentes bastante variadas: na publicidade, no design, no grafite, na ilustração, na moda, na fotografia, na música, em pesquisas sobre comunicação e arte, entre outras.

"Nosso Brasil é com S, não com Z. Somos um país rico em diversidade de corpos, tons de pele, identidades, expressões de gênero e sexualidades. Somos mais do que os olhos estrangeiros podem ver. No #brasilcoms você encontra mais de 200 imagens de pessoas reais fazendo coisas reais, cada um com sua essência criando em conjunto um acervo que as representasse como brasileiros", publicou em suas redes sociais o Lab 678.

Segundo avaliam os idealizadores do projeto, o povo brasileiro ainda é bastante retratado na comunicação por meio de estereótipos. O Brasil seria muitas vezes reduzido ao país do futebol e do carnaval. Contra essa lógica, a ideia do banco de imagens é oferecer fotografias que naturalizem as pessoas trabalhando, almoçando, conversando etc.

Aspectos técnicos da fotografia também são trabalhados em detalhes. A proposta do Brasil com S é trazer mais cor às imagens. A iluminação também é uma preocupação. “Temos muitos problemas com banco de imagens de fora, porque os objetos, os móveis são sempre urbanos, a luz das fotos é mais fria, sempre remete a outros países, nunca ao Brasil", diz Pedro Burger, diretor de arte do Lab 678.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »