AtaNews Publicidade 728x90
24/10/2021 às 12h37min - Atualizada em 24/10/2021 às 12h37min

Quatro hospitais não registram novas internações de Covid-19 há mais de uma semana

Com avanço da vacinação, serviços de saúde de referência verificam queda na demanda de pacientes em quatro regiões diferentes de SP

Governo do Estado de São Paulo
Foto: Divulgação
O Estado de São Paulo identificou, em levantamento inédito concluído na última sexta-feira (22), que quatro hospitais estaduais de referência para Covid-19 não recebem novos casos da doença há pelo menos uma semana. A queda na demanda é reflexo da campanha de vacinação e do avanço na cobertura com esquemas vacinais completos.

Os hospitais estão localizados nas regiões de Araraquara, Bauru, Baixada Santista e Grande São Paulo, onde o percentual da população com vacinação completa ultrapassa 60%, seguindo a tendência de todo o Estado. As quatro regiões também têm baixos indicadores de ocupação de leitos de Terapia Intensiva e clínicos.

O Hospital Estadual de Américo Brasiliense, localizado na região de Araraquara, não registra internação de pacientes confirmados com coronavírus desde o dia 13 de outubro. Além disso, no momento não há nenhum paciente internado com coronavírus na unidade, que já está atendendo outras patologias devido a queda na demanda pela doença. Cerca de 707 mil moradores desta região já estão com esquema vacinal completo. Ali, taxa de ocupação de leitos é de 10,6% em UTI e 10,5% em enfermaria, os menores indicadores de ocupação entre as quatro áreas analisadas.

Outra unidade referência é o Hospital Estadual de Bauru, que também não recebe novos casos da doença desde 13 de outubro. No momento, há quatro pacientes internados na enfermaria e nenhum na UTI. A ocupação regional é de 17,1% em UTIs e 6,5% dos leitos clínicos, com mais de 1,2 milhão de pessoas integralmente imunizadas.

Na Baixada Santista, o Hospital Regional de Itanhaém está há 10 dias e também não possui, no momento, pacientes com Covid-19 internados previamente. A região registra ocupação de 23,2% em UTI e 15,2% em enfermaria, e 1,1 milhão de residentes do litoral Sul do Estado já concluíram o esquema vacinal.

Já na Grande São Paulo, há três semanas não são internados novos casos da doença no Hospital Estadual Mário Covas. O serviço está localizado em Santo André e recebe pacientes por meio do referenciamento de unidades como UBSs e UPAs do Grande ABC, por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross). Atualmente há apenas quatro pacientes internados em enfermaria e três na UTI. A taxa de ocupação da Grande SP é de 31,6% e 36,1%, respectivamente, e ultrapassa 14,2 milhões de pessoas com proteção completa contra Covid-19.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »