21/10/2021 às 18h41min - Atualizada em 21/10/2021 às 18h41min

Secretaria de Saúde abre todas as UBSs neste sábado para ‘Dia da Megavacinação’ contra covid

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui anunciou nesta quinta-feira (21/10) que promoverá neste sábado (23) o ‘Dia da Megavacinação’ para aplicação da segunda dose em faltosos e da dose adicional contra a covid-19. Mais de 10,6 mil biriguienses ainda retornaram para completar o esquema vacinal.

Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estarão abertas das 7h30 às 12h para a aplicação das doses. Já o drive-thru do Terminal Rodoviário ficará aberto das 7h30 às 15h. Para ser vacinado é necessário apresentar documento com foto e o cartão de vacinação.

“O foco dessa vacinação é na segunda dose que está atrasada, tanto para os adultos como para adolescentes. Completar o esquema vacinal é importante para o controle da circulação da doença em nosso município”, destacou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa.

PÚBLICOS

Devem comparecer nos postos de vacinação as pessoas que estão agendadas para o recebimento da segunda dose neste sábado e os faltosos, aqueles que já deveriam ter tomado a segunda dose, mas não retornaram para completar o esquema vacinal.

A secretaria lembra que o intervalo de aplicação entre a primeira e segunda da dose da Pfizer foi reduzido para 21 dias apenas para maiores de 18 anos. Para adolescentes o intervalo segue em 8 semanas. Já o intervalo da Coronavac permanece sendo de 21 a 28 dias e da Astrazeneca de 12 semanas.

Além disso, haverá aplicação da dose adicional para os idosos acima de 60 anos e os profissionais de saúde que tenham recebido a segunda dose há seis meses, além dos adultos acima de 18 anos com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias.

FALTOSOS

A cidade tem 10.685 faltosos que ainda não tomaram a segunda dose contra a covid-19, conforme balanço divulgado nesta quinta-feira. Desse total, 5.965 são faltosos da vacina da Pfizer. Já a Coronavac tem 2.109 pessoas que não completaram o ciclo vacinal e da AstraZeneca são 2.611 biriguienses.

A maior preocupação dos gestores da Secretaria de Saúde é quanto o alto índice de faltosos e também para o estoque da vacina da Pfizer, que está com a data de validade para expirar nos próximos dias. Conforme Maria Helena, os faltosos prejudicam o avanço da vacinação na cidade.

“Faço um apelo para os adultos que completaram o intervalo de 21 dias da Pfizer que compareçam nos postos para a imunização. Abriremos todas as UBSs no sábado para facilitar o acesso das pessoas à vacinação. Apenas com o esquema vacinal completo todos estarão protegidos”, reforçou a enfermeira.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »