AtaNews Publicidade 728x90
18/10/2021 às 19h17min - Atualizada em 18/10/2021 às 19h17min

Gestora da Atenção Básica municipal realiza oficina para médicos de Saúde da Família e UBS

PMA
Foto: Imagem Ilustrativa
A Associação Mahatma Gandhi, empresa gestora dos serviços de Atenção Básica de Saúde no município de Araçatuba, realizará, em 19 e 20 de outubro, a Oficina de Educação Permanente para médicos da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

As atividades ocorrerão das 13h30 às 17h30, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Oscar Rodrigues Alves, nº 55, Centro, com palestras de especialistas que desenvolverão temas referentes a imunização por vacinas, saúde do coração na Atenção Básica, saúde mental na Atenção Primária e sífilis em gestantes.

Os temas serão abordados durante os dois dias do evento, para atenderem o total de grupos de profissionais, que compreendem médicos e gerentes das UBS do município. O primeiro dia está programado para equipes das UBS São José, Taveira, Jacutinga, Prata e Água Limpa, TV, Turrini, Atlântico, Águas Claras, Maria Tereza e Dona Amélia; o segundo dia atende às UBS Centro, Umuarama 1, Umuarama 2, Alvorada, Iporã, Pedro Perri, São Vicente e Planalto.

Capacitação

O assunto inicial é “Imunização – Calendário de vacinação para o público infantil: Particular e SUS”, abordando as diferenças e os tipos de vacinas na rede pública e particular para lactentes, crianças e adolescentes, com os palestrantes: Rafael Pegoraro, gerente científico de Vacinas da GSK e Dra. Betânia, médica pediatra-Apoio Matricial-AMG.

O tema “Saúde do Coração – Insuficiência Cardíaca na Atenção Básica de Saúde” trará informações quanto ao diagnóstico, classificação e tratamento de insuficiência cardíaca, com o palestrante Dr. Bruno Marolato, clínico geral da Estratégia da Saúde da Família com especialidade em Cardiologia.

A apresentação do Projeto Saúde Mental – “Guia de Matriciamento de Saúde Mental na Atenção Primária do Município de Araçatuba” apresentará novo guia prático, que consiste na implantação de roteiro para discussão de casos no matriciamento de psiquiatria e formalização de um novo modelo de atendimento psiquiátrico especializado compartilhado com a equipe da atenção primária.

Segundo a gestora, o instrumento tem o objetivo de suprir a demanda de atendimento de pacientes com transtorno mental agudizado ou semi-agudizado, que necessitam de atendimento precoce e ainda não estão inseridos em nenhum serviço especializado, assim como respaldar as equipes da atenção básica no manejo desses pacientes. A palestrante será Dra. Mariana, médica psiquiatra – Apoio Matricial – AMG.

O último tema, “Sífilis – Revisão da abordagem da gestante com sífilis na Atenção Primária”, tratará de tópicos necessários para o atendimento da gestante com sífilis, tais como: diagnóstico, tratamento, monitoramento, notificação junto à Vigilância Epidemiológica e acompanhamento de cura. Palestrante: Dr. José Roberto Bordan – Médico Ginecologista – Apoio Matricial – AMG.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »